Decoração

Como montar uma mesa de café da tarde perfeita e inesquecível  

mesa de café da tarde

Montar uma mesa de café da tarde em casa não precisa ser uma tarefa assustadora.

O café da tarde é um dos momentos mais deliciosos do dia. É aquele momento onde podemos fazer uma pausa e apenas aproveitar uma comidinha.

Na cultura ocidental, essa refeição é geralmente feita entre o almoço e o jantar, e serve não apenas para saciar o apetite de uma pessoa como também para prover uma quantidade pequena de energia.

O café da tarde é um evento planejado em formato de pequena confraternização, afinal, é ainda mais gostoso quando essa atividade é feita com pessoas que a gente adora.

O que você irá precisar para uma mesa de café da tarde?

Assim como toda refeição, existem algumas coisas que são padrão na hora de montar e decorar uma mesa de café da tarde, então é natural que você comece fazendo uma lista rápida desses itens.

Esses itens são:

  • Talheres;
  • Pratos;
  • Copos e/ou taças;
  • Xícaras e pires;
  • Guardanapos;

Ao longo desta matéria nós vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre cada um dos itens acima e onde eles se encaixam na arrumação perfeita da mesa.

Louças, descansos e talheres: tudo se complementa!

Talheres

Os talheres mais comuns em uma mesa de café da tarde são:

  • Garfo (à esquerda do prato)
  • Faca (à direita do prato, com a parte de corte virada para o prato)
  • Colher (ao lado da faca)

Quando falamos em talheres não falamos apenas em quantidade mas também em arrumação, já que o uso precisa não apenas estar de acordo com a montagem da mesa tradicional, mesmo que um café da tarde seja uma escala menor, como também não ser confuso para os convidados.

Prato

O tipo prato mais usado em mesas de café da tarde é o de sobremesa, por ser pequeno, mas nem tanto, e raso.

É também bastante comum os pratos fazerem par com tigelas, que podem ser alternativas caso você vá servir uma comida específica e mais pastosa/líquida como um caldo grosso quente ou um doce.

Copo/ Taça

Os copos ou taças devem ser dispostos seguindo o mesmo estilo tradicional de montagem, como feito com os talheres, e qual dos dois deve ser usado depende do que você pretende servir. É muito comum que os convidados se sirvam de água em taças nessas ocasiões.

Caso você vá servir algum drink, lembre-se de ver qual o copo que você deve usar para cada um.

Xícara e Pires

O jogo que inclui xícara e pires é fundamental para o seu café da tarde funcionar como se deve. Com certeza é o item mais lembrado e o que leva mais tempo de arrumar.

Como posicioná-los corretamente na mesa? Você tem duas opções:

    • Colocar a xícara por cima do pires e tudo isso por cima do prato de sobremesa, no centro do jogo americano.
    • Colocar a xícara por cima do pires e tudo isso do lado direito do copo.
    • Você nem precisa desfazer a montagem para se servir, se não quiser.
    • A única coisa que não deve ser feita nunca é deixar a xícara virada para baixo!

Guardanapo

É o detalhe que complementa todo o resto como a engrenagem perfeita.

O guardanapo de papel não só tem o poder de adicionar sofisticação a sua mesa como também pode ser a prevenção de acidentes. Um evento não precisa de uma quantidade exorbitante de guardanapos, mas sim pontuais (sempre com sobra, claro), e de boa qualidade acima de tudo.

Olha como o posicionamento dos talheres é mais destacado quando combinado com um guardanapo.

Outras situações

Como em todo evento, você deve estar preparado para situações inesperadas. Mesmo assim, existem coisas que você consegue prever, como por exemplo, quantidade de convidados.

Fazer uma lista de convidados te ajuda a organizar não só um café da tarde como qualquer festa, e pode dar luz a alguns problemas, como por exemplo:

E se houver mais convidados que lugares à mesa?

Parece que nos sentimos mais completos quando conseguimos receber as pessoas na nossa casa, né?

Na maioria das vezes, porém, não dá para receber todo mundo na mesma mesa. Isso não quer dizer que você não possa fazer o café da tarde na sua casa! Você precisa apenas mudar a forma de servi-lo.

Uma sugestão para isso é dividir e conquistar:

Em um dos cantos da mesa principal, que recebe grande parte da decoração, deixe as louças (xícaras, pires e pratos), copos e talheres. Para evitar confusão, na hora do posicionamento separe-os por categorias e lembre-se que algumas coisas precisam necessariamente vir juntas, como xícaras, pires e colher.

Na outra parte da mesa principal, de preferência com muito mais destaque, coloque as suas comidas, que podem estar em bandejas, tigelas ou pratos de pé alto, ótimos para bolos, por exemplo.

Monte a mesa de forma que tudo se destaque, mesmo que o posicionamento não seja individual.

Mesa de café da tarde: o que servir?

O cardápio é uma atração à parte, e deve ser tão bem pensado quanto a decoração.

É bom que, a essa altura, você já tenha à mão uma lista de convidados, já que a comida depende bastante desse número. Seu café da tarde será um evento para celebrar um acontecimento, ou apenas uma reunião de amigas?

Depois de feito o cálculo de quantidade, é hora de pensar no que servir. Não há muito segredo: traga para a mesa o que há de melhor em um café da tarde!

Pães, bolos, frios, sanduíches pequenos, doces… O leque de possibilidades é grande e cabe a você fazer o que mais combina com seu evento e com a sua personalidade.

Você pode inovar nos pães e sanduíches pensando em recheios diferentes ou colocando à disposição uma variedade de patês, permitindo que os convidados façam seus próprios pratos com mais liberdade.

Já para a sobremesa, capriche na seleção dos melhores sabores brasileiros: milho, fubá, cenoura com cobertura de chocolate… mas lembre-se de não exagerar! Você quer que seus convidados provem de tudo e aproveitem sem ficarem cheios demais.

Quando falamos em bebidas, o café é item indispensável, mas que tal fazer uma seleção de chás diferentes (o chá preto inglês, por exemplo, ou um de frutas vermelhas)? Também tenha opção de sucos e chás gelados, caso o clima peça algo mais refrescante.

Decorando a mesa de café

Toda decoração começa com a escolha do tema, e a partir daí tudo se desdobra muito mais facilmente.

Na hora de escolher o tema da decoração, faça com que ela traduza a sua personalidade, assim seus convidados se sentem muito mais confortáveis e sabem que você escolheu cada acessório e cada detalhe com muito carinho.

Alguns dos temas mais populares de decoração são:

      • Rústico (super em alta esse ano e continuará sendo em 2018/2019)
      • Clássico chá das cinco (com inspiração vintage inglesa)
      • Despojado (que abusa das cores)

Escolha o que combina mais com você!

Mesa de café da Tarde Simples

Caso você queira um evento simples com um toque de sofisticação, porque não se inspirar num brunch?

Muito embora o brunch receba esse nome devido à tradição americana de juntar o café da manhã com o almoço, ele tem a característica de ser bastante descontraído e despojado, e é esse lado da sua personalidade que você pode trazer para sua mesa de café da tarde.

Você pode se inspirar nessas características para montar a sua mesa simples, e investir em louças e decorações que sejam bem coloridas e que tragam vida e bom-humor para a mesa.

Olha como as bolinhas dão vida às louças dessa mesa!

Lembre-se de, no caso de usar louças coloridas, harmonizar os arranjos com as louças para que não haja uma competição de elementos.

Mesa de café da tarde Elegante

A harmonia também vale para uma mesa elegante, e no caso dessa ser a decoração escolhida, você pode abusar do clássico vintage ou do rústico que têm sido sucesso entre os temas de café da tarde.

Cores claras são o ponto forte de uma decoração elegante, por isso não hesite em escolher uma louça de porcelana, bem delicada. Abuse das referências provençais. Além da porcelana, você também pode optar com louças em tons pastéis ou com estampas florais.

O branco casa muito bem com a sensação de sofisticação e elegância.

O vintage é aquele abraço de nostalgia dos tempos dos nossos avós e dos cafés da tarde em família, e nunca falha. É a escolha ideal para quem procura fazer um evento que exala sofisticação em todos os detalhes!

Falando em detalhes, a riqueza e a elegância sempre é mais forte nos detalhes, por isso pense neles com bastante carinho.

Já o rústico tem como ponto forte a sensação de estar perto da natureza, e é por esse motivo que essa decoração é tão atemporal e sempre uma ótima pedida.

O rústico deixa qualquer lugar com cara de conforto e aconchego. Para essa decoração, aposte em itens de madeira e flores naturais.

Você pode usar lencinhos e toalhas de bandeja para complementar as louças, pratos de pé alto, e mini-arranjos de flores que acompanham os guardanapos. Em uma decoração rústica, vale a pena investir em cestas de linho.

Conclusão

O café da tarde é a hora perfeita do dia para fazer uma pausa, e essa pausa fica ainda mais gostosa quando a dividimos com pessoas que gostamos.

Seja comemorando uma ocasião especial, ou apenas celebrando a amizade, a apresentação faz toda a diferença. E montar uma mesa de café da tarde perfeita é parte essencial em fazer com que o dia seja único.

Unir a decoração e montagem perfeitas com guardanapo de papel, louça e cardápio é garantir que seus convidados vão notar todo o cuidado que você teve com o planejamento, e pode fazer a diferença.

Fonte: relevo

Veja a seleção de idéias que o Portal AVôVó preparou para você:

Separamos várias fotos do Pinterest para nutrir a sua criatividade e inspiração. São foto bem bacanas e que farão você se incentivar ainda mais na preparação deste Café da tarde tão gostoso e lindo que você vai organizar e preparar para suas amigas e familiares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VôVó, esperamos que você tenha gostado de nossas sugestões e até a próxima!

Veja também no Portal AVôVó:

Mesa de chá e complementos para um ambiente charmoso e elegante

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *