Utilidades

Medicina moderna: as inovações não param!

cirurgia digital

Mudanças extraordinárias, aumento na longevidade e muitas dúvidas sobre o real avanço. O Avôvó abre o espaço para essa reflexão na medicina atual e mostra algumas inovações que o mercado está prometendo.

Não é difícil ouvirmos pessoas falando sobre as maravilhas da medicina moderna. O desenvolvimento de novas técnicas na área da saúde está permitindo que o ser humano ultrapasse as expectativas de vida e almeje voos muito mais longos. Atualmente, o que era roteiro de filme de ficção cientifica virou rotina e as promessas chegam a assustar. No entanto, chegou o momento de profissionais da área e pesquisadores voltarem-se decisivamente para a prevenção e para a cura. Além disso, o outro grande desafio da medicina moderna é a longevidade aliada ao bem-estar.

Pesquisas sobre longevidade, mudanças no estilo de vida e centenários saudáveis merecem um exame especialmente minucioso na busca dos fatores que contribuem para a longevidade com bem-estar. Um olhar de perto para a medicina complementar e alternativa é necessário para encontrar modelos apropriados que esta possa vir a ter, à parte dos grandes discursos ou hostilidade para com o cuidado médico tradicional.

Ninguém nega os avanços, desde aqueles mais extraordinários – como os que vamos apresentar – até a invenção dos antibióticos, mas a verdadeira medicina deve dialogar com a existência humana. Uma existência, sem sombra de dúvidas, subjetiva e cheia de possibilidades.

O Avôvó tenta sempre esclarecer sobre as dificuldades de fazer jornalismo em áreas tão delicadas, gerando sempre a brecha para falhas pontuais. Por exemplo, como podemos deixar de abordar o surgimento, ou promessas, de novas mecanismos ligados a saúde? Não é possível negligenciar essa informação, mas, na mesma linha, seria total falta de responsabilidade não esclarecer que muitos profissionais – médicos especializados – não estão satisfeitos com os rumos que essa medica “moderna” está tomando.

Sem prolongar muito, nosso portal está procurando especialistas para debater o assunto de forma exclusiva e cabe a cada um entender quais são os melhores caminhos nas mais diversas situações que a vida apresenta. Fora isso, veja algumas promessas que o mercado está prometendo para os próximos anos.

A telemedicina

telemedicina

Esqueça as consultas médicas presenciais. A tendência é que cada vez mais, pelo menos para assuntos menos graves, tudo seja resolvido por uma consulta à distância. O Reino Unido começou recentemente a testar a iniciativa. Com um prontuário em mãos, o médico ajuda os pacientes a resolverem problemas de baixa complexidade.

Cirurgia digital

cirurgia digital

Você já deve ter ouvido falar em carros que dirigem sozinhos, não? Pois bem, no futuro há grandes chances de termos robôs cirúrgicos praticamente autônomos, que contam com supervisão de um médico. O procedimento envolve, além de braços robóticos, uma plataforma de análise de dados e visualização de informações de pacientes.

Trajes robóticos

trajes robóticos

Bengalas e andadores podem, em breve, virar coisa do passado. Empresas estão trabalhando em trajes robóticos que podem aposentar de vez acessórios convencionais de locomoção. Eles consistem em uma espécie de exoesqueleto que possibilita que idosos, a partir de um pequeno impulso elétrico, possam se movimentar com facilidade.

VôVó, a revolução tecnológica apenas começou e haverá, com certeza, uma revolução muito rápida nos próximos anos. Tudo será diferente e teremos de nos acostumar com esses processos revolucionários e principalmente nos mantermos atualizados com relação aos acontecimentos e evoluirmos com os mesmos.

E, Viva essa revolução na medicina assim bem como em outras áreas, afinal ela só estão vindo para o nosso bem e nos ajudar.

Veja também no Portal AVôVó:

Como comprar com segurança na internet

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *