Dicas de Alimentação

Manteiga Ghee, o que é ? Quais diferenças para a tradicional?

Manteiga Ghee faz bem para a saúde

Manteiga Ghee: já pensou em trocar a manteiga tradicional que você usa todos os dias na cozinha por uma manteiga mais saudável?

Com a busca crescente por uma alimentação mais saudável e natural, alguns alimentos têm ganhando destaque por conta dos seus benefícios à saúde do corpo e da mente como um todo.


Dentre os mais famosos, e que está sendo amplamente adotado até mesmo pelas celebridades, está a chamada manteiga ghee, que é o assunto do nosso artigo de hoje e que você vai conhecer melhor sobre os seus efeitos no organismo nos próximos parágrafos e, é claro, como fazer a sua própria em casa.

Também conhecida como “manteiga clarificada”, é possível que muitas pessoas, inclusive você que está lendo esse post neste momento, não façam ideia do que é esse poderoso alimento e o que ele é capaz de fazer ao nosso corpo.

No entanto, apesar de ainda ser uma novidade aqui no Brasil, a manteiga ghee já é utilizada tradicionalmente na culinária indiana e na medicina Ayurveda, como um alimento curativo e altamente rejuvenescedor.

Por este motivo, há também indianos que a utilizam também para fazer massagens, que ajudam dar uma aparência mais jovem à pele e hidratar todos os tecidos do corpo, facilitando para que os seus nutrientes penetrem profundamente na derma e proporcione o seu rejuvenescimento, saúde e beleza.

Mas, afinal, o que é a manteiga ghee e quais são os seus benefícios à saúde?

Se você ficou curiosa e quer entender porque ela pode ser uma alternativa mais saudável à manteiga comum, continue conosco nesse post e conheça mais sobre o poderoso alimento.

O que é a manteiga ghee?

Manteiga Ghee
A manteiga ghee nada mais é do que uma manteiga clarificada, sem lactose e sem as toxinas que são comumente encontradas na manteiga tradicional presentes na nossa cozinha.

Esse poderoso alimento é bem comum na culinária indiana, mas passou a ficar conhecida em outros países – incluindo o Brasil – por seus benefícios nutricionais e, ainda, terapêuticos.

Até aqui, você deve estar se perguntando: “Então, a manteiga ghee não é feita do leite da vaca?”.

É sim!

Apesar de ter propriedades nutricionais diferentes da manteiga tradicional, a ghee, tal como esta, também é produzida a partir do leite de vaca ou de búfala.

Inclusive, como você já deve ouvido falar alguma vez na vida, a vaca é considerada um animal sagrado na Índia e, por este motivo, a manteiga ghee é tão utilizada por lá, considerada altamente benéfica à saúde do corpo e da mente como um todo.

Logo, a única diferença deste alimento para a manteiga comum é o seu processo de produção.

Ao contrário desta última, a manteiga ghee passa por um processo de clarificação, no qual são retirados da sua composição o sal, a lactose e outras toxinas que possam fazer mal ao nosso organismo, o que faz com que ela seja considerada mais pura e, portanto, mais benéfica para a saúde se comparada à versão tradicional que nós temos comumente na cozinha.

Manteiga ghee X Manteiga comum

Manteiga Ghee

Como você já conseguiu perceber até aqui, a manteiga ghee é um alimento muito mais benéfico à saúde quando comparado à manteiga comum.

Isso porque ela é rica em vários nutrientes essenciais à saúde, como a vitamina A, que tem ação antioxidante no nosso organismo e previne o envelhecimento precoce da pele, uma vez que protege as células dos radicais livres.

Ainda, é cientificamente comprovado que a manteiga ghee também possui propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de combater os mais diversos tipos de doenças no organismo.

Além disso, como o alimento não contém toxinas, já que estas são eliminadas da composição da manteiga logo no processo de clarificação, a ghee evita a retenção líquida, responsável por causar aqueles incômodos “inchaços” na barriga, que muitas de nós mulheres confundem com um aumento de peso na balança.

Há alguns estudos que comprovam que essa manteiga pode auxiliar na prevenção até mesmo do câncer de mama, uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo.

A boa notícia é que, diferente da manteiga comum, a manteiga ghee pode ser consumida para pessoas alérgicas à lactose, já que este ingrediente é eliminado da composição do alimento durante o seu processo de clarificação.

No entanto, dependendo do nível da alergia, é preciso consultar um médico antes de iniciar o consumo.

Benefícios

A manteiga ghee – ou manteiga “clarificada” – é mesmo um alimento muito benéfico à saúde, uma vez que possui propriedades rejuvenescedoras e curativas em sua composição.

Veja, a seguir, quais são eles:

  • Faz bem para o fígado;
  • Melhora o funcionamento dos pulmões;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Combate problemas gastrointestinais, como gastrites e úlceras;
  • Ajuda a melhorar a memória;
  • Melhora a digestão, estimulando a produção de sucos gástricos;
  • Deixa as articulações mais elásticas, eliminando os riscos de doenças cardiovasculares e hipertensão;
  • Combate o colesterol ruim (LDL);
  • Previne doenças crônicas, graças à sua ação anti-inflamatória;
  • Ajuda a queimar gordura corporal.

Como utilizar?

A manteiga ghee é bastante versátil e pode ser utilizada para todas as finalidades e formas de consumo, tal como acontece com a manteiga tradicional.

O alimento pode ser usado como ingrediente em receitas doces e salgadas, no preparo de outros alimentos, para passar no pão ou qualquer outra forma.

No entanto, por mais benéfica que essa manteiga seja, é preciso equilibrar a sua dosagem, uma vez que ela é tão gordurosa quanto a manteiga comum.

De acordo com especialistas, a manteiga ghee possui cerca de 110 calorias por colher de sopa.

Como fazer manteiga ghee? Veja passo a passo

Manteiga Ghee

Apesar de poder ser encontrada facilmente para comprar em lojas e feiras de produtos naturais, também é possível preparar a manteiga ghee em casa, de forma fácil e sem gastar muito dinheiro para isso.

Confira abaixo o passo a passo que nós preparamos para te ensinar a preparar o alimento sozinha e em casa!

Ingredientes:

  • 500 gramas de manteiga sem sal;
  • Um tecido de algodão;
  • Uma panela alta ou de fundo grosso.

Como preparar:

Passo 1: 

Pegue a panela e coloque a manteiga sem sal e leve ao fogo baixo até que ela derreta de forma bem lenta.

Essa etapa é essencial e precisa ser delicada para evitar que a manteiga queime e estrague o preparo da ghee.

Passo 2:

Espere até que a manteiga comece a cozinhar e levante uma espuma branca na superfície.

Para quem não sabe, essa espuma branca é a lactose que está saindo da sua manteiga comum.

Passo 3:

Em seguida, retire a espuma vagarosamente com a ajuda de uma colher grande ou escumadeira.

Passo 4:

Agora, repita o processo até que a espuma pare de aparecer.

Em geral, essa etapa costuma demorar um pouco mais, ainda mais se a manteiga estiver em grande quantidade e se a qualidade for duvidosa.

Passo 5:

Depois de eliminar toda a espuma branca, deixe a manteiga descansando por cerca de 30 minutos para que o restante dos componentes maléficos à saúde (toxinas) desçam e permaneçam no fundo da panela.

Passo 6:

Passado esse tempo, coe o líquido resultante.

Neste caso, você pode usar o tecido limpo de algodão que sugerimos ou uma gaze estéril para ajudar.

Passo 7:

Está pronta a sua manteiga ghee.

Agora, transfira o líquido coado para um pote de vidro e tampe bem.

Leve para ficar armazenada na geladeira e para você usar quando precisar.

fonte: tudela

Veja também no Portal AVôVó:

Diferença entre manteiga e margarina: qual é melhor?

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *