Lazer & Entretenimento

“O poder do hábito” não tem idade! livro recomendado AVôVó

o poder do hábito - leitura para idosos

Hábitos são passiveis de mudança em qualquer etapa da vida.

Não podemos aceitar clichês que condenam as pessoas a mesmice por toda a vida.

Você pode mudar hábitos velhos, basta dedicação!

Essa dica de livro vai enfatizar que estamos no comando, mas isso depende muito da nossa própria disciplina e dedicação em transformar os passos para os sonhos em hábito.

O americano Charles Duhigg, repórter premiado do The New York Times e autor do livro O Poder do Hábito, garante que os hábitos modelam nossa vida e que tudo está relacionado as nossas rotinas, estabelecendo tendências aos poucos sem percebemos.

O poder do hábito - livro para idosos

O americano Duhigg ressalta uma conta simples: bons hábitos são difíceis de adquirir e os maus são difíceis de largar.

No entanto, só é possível modificar isso entendendo como as rotinas automatizadas funcionam no nosso cérebro e, então, abandonar hábitos ruins, podendo abrir oportunidades para transformações que podem gerar muita riqueza, o que significa a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.

O repórter se baseou em leituras acadêmicas, entrevistas com centenas de pessoas – cientistas e membros do mercado de trabalho – e empresas ativas para elaborar um argumento bastante animador: existe chave para alavancar sua vida.

Duhigg afirma que a engrenagem dos hábitos move sempre o mesmo ciclo, repetidamente — uma situação que funciona como gatilho, uma sequência de eventos que se repetem de maneira semelhante após o gatilho ter sido acionado e algum tipo de recompensa que reforça a predisposição para que o hábito se reproduza com força ainda maior numa próxima ocasião.

O resultado é que os hábitos tendem a se tornar tão fortes que passam a ser acionados de forma automática.

O poder do hábito - livro para idosos

Sabendo disso o autor oferece uma espécie de manual para os leitores identificarem os hábitos que estão atrapalhando sua vida e possam intervir de uma maneira eficiente e com o menor sofrimento possível.

A mudança não se torna fácil, mas, a partir disso, possível.

O Avôvó poderia detalhar mais o método elaborado no livro em questão, mas entendemos que, caso a preguiça na leitura seja um hábito, essa é uma boa oportunidade para começar a mudança.

Mudar para melhor é sempre necessário e não tem idade determinada.

O Poder do Hábito, não é um livro que você pode ler rapidamente.

Deve ser lido aos poucos, para entender cada um dos exemplos e cada uma das explicações de Duhigg, que se utiliza de uma linguagem de fácil compreensão e vários exemplos concretos, destrinchando o hábito como inerente à natureza humana, apontando nossa vida como um conjunto de hábitos.

Seja feliz como você é, mas deixe espaço e energia para realizar mudanças necessárias. Essa mudança é possível!

O poder do hábito - livro para idosos

 

Veja também no Portal AVôVó:

A leitura estimula o cérebro dos idosos

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *