Frutas

Limão, uma fruta poderosa para a nossa saúde

Os benefícios do limão para os idosos

Limão, uma fruta poderosa para a nossa saúde.

O limão possui nutrientes poderosos para a saúde, principalmente a vitamina C.


Por isso, o seu consumo está relacionado à prevenção de doenças.

Basta um toque de limão em qualquer preparação – saladas, carnes, sucos, tortas, mousses – para que sabor da fruta logo se destaque.

Utilizado de diversas formas em nossa alimentação, ele, além de temperar e trazer acidez às receitas, também é uma fonte incrível de nutrientes importantes, tanto que é considerado uma das frutas mais poderosas de todas.

Descubra as razões que fazem do limão um aliado tão perfeito para a nossa saúde.

O limão é pertencente do grupo das frutas cítricas, alimentos conhecidos pelo sabor ácido e pela alta concentração de vitamina C.

Além disso, ele possui pouquíssimas calorias e, segundo a nutricionista Sheila Basso, fornece outros nutrientes não só na polpa como também na casca e, por isso, é tão utilizado na alimentação.
“Por conter níveis de potássio, o limão atua como diurético, já que o mineral contido na fruta auxilia na eliminação de sódio e facilitando a produção de urina.

Além disso, a casca é rica em monoterpenos, moléculas dos óleos cítricos que penetram com facilidade nos tecidos do corpo, ajudando a regular a absorção de açúcares e o armazenamento de gordura”, explica a nutricionista.

Limão, uma fruta poderosa para a nossa saúde

Por que comer limão faz tão bem para a saúde?

Os benefícios do limão para os idosos

Combate gripes e resfriados:

O limão possui uma grande quantidade de vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico e diminuindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras enfermidades.

Possui efeito detox no organismo:

Presente na alimentação detox, o limão possui propriedades que ajudam a limpar o corpo, favorecendo o processo digestivo e a absorção de outros nutrientes.

Esse efeito ainda é capaz de desinchar o corpo.

Previne o envelhecimento precoce:

Os benefícios do limão para os idosos

Por ser uma perfeita fonte de antioxidantes, a fruta é melhora a qualidade da pele, impedindo a degeneração das células e o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Fonte também de vitamina A, o limão mantém a pele hidratada e limpa por mais tempo.

Diminui os riscos de câncer:

Os compostos químicos presentes na fruta, tal como os “limonoides”, são responsáveis por atuar na diminuição das células cancerígenas, causadoras do câncer de pele, mama, pulmão, boca, estômago e cólon.

Faz bem ao coração:

O mineral potássio torna o limão essencial para diminuir os níveis da pressão arterial e melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, reduzindo as chances de infarto ou derrame.

Previne a anemia:

Os benefícios do limão para os idosos

 O limão também possui o ferro em sua composição, sendo ideal para prevenir a anemia, diminuir a fadiga, tontura e dores de cabeça causadas pela deficiência do mineral no organismo.

Favorece o emagrecimento:

Além de desintoxicar o organismo, a fruta também possui fibras alimentares em sua composição, sendo importante para garantir saciedade, ajudar a diminuir as medidas e ainda favorecer o processo digestivo, impedindo a constipação e prisão de ventre.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Fonte: taeq

Veja também no Portal AVôVó:

8 benefícios da maçã para o organismo. Quer saber quais são?

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *