Dicas de Alimentação

Leite: aliado ou inimigo?

leite aliado ou inimigo?

O leite é um tabu entre os muitos que surgem diariamente na luta por uma alimentação saudável. O Avôvó entende a preocupação dos que precisam manter uma alimentação regulada, independente do motivo. Por isso, tentamos responder as questões mais frequentes sobre o consumo de leite. Como, o leite engorda, quanto posso tomar por dia e como deve acontecer o processo de substituição, entre outras perguntas.

Ele é um alimento que está em quase todas as dietas. Seja quando for para você beber um copo ou colocar um pouco sobre o seu cereal, leite é mais comumente consumido no café da manhã. Se você estiver preocupado com o ganho de peso por beber leite regularmente, você primeira precisa entender como o ganho de peso acontece e por que monitorar sua ingestão total de calorias é importante para manter ou perder peso.

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Ingestão de calorias e consumo de calorias do leite

Como qualquer outro alimento que você consome, contém calorias. Um copo de 250 ml de leite integral contém aproximadamente 150 calorias. Leite semidesnatado 2% contém cerca de 140 calorias. Leite desnatado contém entre 100 calorias e 80 calorias.

Dito isso, é preciso entender que consumir muitas calorias é o que leva as pessoas a ganhar peso. A fórmula é realmente muito simples: você não deve comer mais calorias do que você pode queimar, ou você vai ganhar peso. Para evitar o ganho de peso, você não precisa evitar certos alimentos. Na verdade, você pode até comer fast food todos os dias da semana e não ganhar peso.

Beber leite, por si só, não vai causar um ganho ou perda de peso, seja isso parte de uma dieta equilibrada e saudável dentro de um intervalo de calorias razoável e de uma meta de perda ou ganho de peso estabelecida com seu nutricionista e seu médico.

 Engorda ou emagrece?

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Quantas calorias você precisa depende de alguns fatores, incluindo sua idade, peso atual, altura e nível de atividade. Vamos dizer que o que você precisa 1900 calorias por dia para manter seu peso. Beber leite não irá causar ganho de peso, enquanto você ficar nessa faixa de 1900 calorias – mesmo que seja leite integral. Na verdade, provavelmente é benéfico beber um ou dois copos de leite por dia porque o leite é muito nutritivo.

Ele é rico nas vitaminas A e D, além de cálcio e proteína, beber leite é uma maneira saudável para satisfazer sua fome. Em qualquer tipo de dieta saudável, você deve buscar consumir alimentos que lhe dão o máximo de nutrientes pelo que você está consumindo, o que significa alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e nutrientes que seu corpo precisa para se manter funcionando. Estes alimentos irão mantê-lo cheio e alerta durante o dia. Leite qualifica-se como um desses alimentos. Ele não contém calorias vazias, ou seja, calorias que você vai consumir e se transformarão em gordura.

Se o consumo te preocupa, opte por opções com baixo teor de gordura

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Se você quer cortar calorias ou está consciente demais de uns quilinhos a mais, você vai querer optar pelo leite desnatado em vez do leite integral. Se você consumir três copos de leite por dia, a mudança de leite integral para o leite desnatado vai poupar cerca de 180 calorias por dia. Isso corresponde a até 1260 calorias por semana.

Vale o conselho de sempre: não saia retirando o leite sem antes conversar com um nutricionista, principalmente se você já consome o leite normalmente. Muitas pessoas tem o leite como uma das poucas fontes de Cálcio na dieta. Ao tirar o leite, essas pessoas podem começar a ter sérios problemas de deficiência de cálcio e outras vitaminas. Literalmente, suprimir um alimento pode causar sérios problemas de saúde.

Seja paciente, retire-o gradualmente, e substitua os nutrientes do leite por outros alimentos que compensem a falta do leite na dieta.

Fonte: melhorsaúde

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Claudio Mello
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