Dicas de Alimentação

Legumes e verduras tem calorias. Você sabia?

calorias verduras e legumes

Legumes e verduras tem calorias. Você sabia?

O que é Caloria?

Caloria é quantidade de calor que o alimento fornece após ser digerido e metabolizado pelo nosso organismo.

Ou seja, quando nos referimos às calorias de um alimento, estamos falando da quantidade de energia que este alimento é capaz de nos fornecer.

A energia proveniente dos alimentos é fundamental para o funcionamento do nosso organismo.

Durante o dia precisamos suprir nossas necessidades energéticas e nutricionais, necessidades essas que variam de indivíduo para indivíduo.

Legumes e verduras tem calorias. Você sabia?

calorias verduras e legumes

Então devemos contar calorias?

Planejar a dieta para que esta forneça quantidades adequadas de energia é muito importante, pois, assim, evitamos excessos ou faltas que podem ser prejudiciais ao organismo.

Quando consumimos mais energia do que precisamos, nosso organismo tende a armazená-la, podendo levar ao ganho de peso.

Sendo assim, ficar de olho nas calorias dos alimentos é importante, no entanto, mais importante que isso é nos preocuparmos com a qualidade dessas calorias.

Alguns alimentos possuem poucas calorias, mas a qualidade dessas calorias muitas vezes é ruim, ou seja, são as famosas “calorias vazias”, aquelas que não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo, apenas induzem o ganho de peso!

Mais importante do que contar calorias é olhar a qualidade nutricional do alimento como um todo.

calorias verduras e legumes

Legumes e verduras tem calorias. Você sabia?

Ficar de olho apenas nas calorias não é um bom parâmetro para dizer se o alimento é saudável ou não.

Sendo assim, olhar o rótulo nutricional dos alimentos e, sempre que possível, comparar com produtos similares de outras marcas, é a melhor escolha a se fazer.

Ao escolhermos um produto devemos verificar as quantidades de açúcares, gorduras (principalmente saturadas e trans, que são prejudiciais para nossa saúde), a quantidade de sódio, de fibras, e se possuem vitaminas e minerais.

Consultar a lista de ingredientes também é importante, pois assim podemos conferir a composição do alimento e verificar se este possui alguma substância que possa provocar alguma reação adversa.

Dica:

Os alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, cereais integrais, dentre outros, oferecem boas quantidade de fibras, vitaminas e minerais, sendo extremamente benéficos para o nosso organismo.

Quando comparados aos alimentos industrializados que, na maioria das vezes, são altamente processados, com grandes quantidades de corantes, estabilizantes, e outras substâncias que são utilizadas para conservação dos produtos.

Legumes e verduras tem calorias. Você sabia?

calorias verduras e legumes

Tabela de Calorias para os legumes, verduras e saladas:

– Abóbora 100g = 40 calorias

– Agrião 25g = 6 calorias

– Alface 100g = 18 calorias

– Alho 5g = 7 = calorias

– Azeitona 5g = 11 calorias

– Batata frita 100g = 274 calorias

– Batata doce 100g = 103 calorias

– Berinjela 1 c sopa 30g = 6 calorias

– Beterraba 35g =17 calorias

– Brócolis 60g = 22 calorias

calorias verduras e legumes

– Cenoura unidade 50g = 25 calorias

– Chuchu 100g = 27 calorias

– Cogumelos 80g = 15 calorias

– Couve 100g = 25 calorias

– Couve-flor 80g = 25 calorias

– Ervilha 1 c sopa 20g = 18 calorias

– Espinafre 80g =18 calorias

– Feijão preto 1 c sopa 120g = 137 calorias

– Feijoada 300g = 456 calorias

– Lentilha 1 concha média 120g = 152 calorias

– Mandioca/macaxeira 100g = 149 calorias

– Nabo unidade 100g = 35 calorias

– Pepino unidade 150g = 22 calorias

– Pimentão unidade 50g = 15 calorias

– Pinhão unidade 10g = 22 calorias

– Rabanete unidade 10g = 2 calorias

– Repolho 30g = 8 calorias

– Quiabo 100g = 32 calorias

– Vagem 20g = 10 calorias

vitaminas e sais minerais para a terceira idade

Sais minerais e vitaminas na terceira idade – parte 1. Clique aqui para ler

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *