Decoração

Jardins verticais. Uma tendência em jardinagem

jardins verticais

Proporcione beleza, conforto térmico, eficiência energética e vida aos seus projetos!

O jardim vertical, também conhecido como parede verde, é uma técnica moderna de paisagismo cada vez mais difundida no Brasil e no mundo. Essa tendência cresceu no ramo da construção civil e vem cada vez mais ganhando espaço no comércio, bem como em residências. Até mesmo órgãos públicos estão atentos a essa novidade. Em exemplo é a prefeitura de São Paulo, que publicou o Decreto n° 55.994, em que permite a conversão da compensação ambiental em obras de serviços, jardins verticais e coberturas verdes. O jardim vertical natural é uma estrutura capaz de sustentar e manter vegetações vivas sobre e paralelamente a superfícies verticais. São tão leves que podem ser instalados em qualquer parede. 

Além de melhorar a paisagem urbana, os jardins verticais são capazes de contribuir na filtragem da poluição do ar e no conforto térmico, tanto do local onde está instalado, quanto do seu entorno. As plantas auxiliam também no controle da umidade, além de representarem uma significativa barreira acústica. Importante ressaltar que não há nenhum risco de infiltração nas paredes onde o jardim vertical natural é colocado.

Importante:
Para se obter jardins verticais de médias e grandes proporções e com qualidade e superioridade, há de se contratar empresa especializada para realização de projeto e implementação e que tenha profissionais competentes para a realização dos mesmos.

Jardim vertical natural precisa de manutenção?

A manutenção é fundamental para o bom desenvolvimento das plantas e do jardim como um todo. Adubação, pulverização preventiva, limpeza das folhagens e poda contribuem para o desenvolvimento das raízes e folhagens. Abdicar da manutenção com certeza comprometerá a qualidade e a beleza do jardim vertical. A médio prazo, as plantas terão problemas irreversíveis e precisarão ser substituídas. Além de gerar custo adicional, não é ecologicamente correto. O objetivo do jardim vertical é que as plantas se desenvolvam plenamente e não que sejam trocadas por outras novas.

Jardim vertical natural pode ser implantando em ambientes internos?

Sim, mas antes precisamos ver o local para fazer uma análise detalhada das condições climáticas. Caso não seja possível, sugerimos as opções de jardim vertical artificial e jardim vertical com plantas preservadas.

O que devo levar em conta para implantar o jardim vertical natural?

São seis pontos importantes: local; iluminação; ponto de água; ventilação; tipo de planta; e manutenção.

Quais as vantagens do jardim vertical natural?

Além de toda a beleza, a eficiência energética. Pela capacidade de evaporizarão, o jardim vertical natural retira o calor da fachada de maneira mais eficaz e econômica. Já no interior do local, proverá maravilhosa qualidade de ar e térmica do ambiente.

fonte: vertical garden

Veja uma seleção que foi realizada pelo AVôVó de quadros verticais e jardins verticais simples no Pinterest que você mesma pode realizar com sua criatividade:

jardim vertical

jardim vertical

 

Veja também no Portal AVôVó:

Um jardim em sua casa

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *