Mental

Insônia na terceira idade. O que fazer? Veja nossas dicas!

insônia na terceira idade
Em nossos dias, uma noite de sono tranquilo e profundo ainda é um privilégio de poucos felizardos, mas podemos mudar essa escrita…

“O ato de aprender a relaxar é uma prática tão importante que deveria ser matéria obrigatória em todas as salas de aula…”

Dormir bem é uma necessidade orgânica e psicológica, e não um capricho patrocinado por modismos pontuais…

Afinal de contas, o que é Insônia?

A insônia é um distúrbio conhecido por causar problemas para dormir ou manter o sono. Algumas pessoas com insônia conseguem adormecer, mas acordam muito cedo e não conseguem voltar a dormir. Outras podem ter o problema oposto, ou até mesmo os dois, tanto para adormecer, como para manter o sono. O resultado final é uma noite mal dormida, um status que não permite à pessoa sentir-se revigorada quando acorda pela manhã.

O que é insônia transitória?

A Insônia Transitória ou de curto prazo se caracteriza pelo sono inadequado ou de má qualidade, podendo durar de uma noite até algumas semanas. Pode ocorrer um episódio único ou episódios recorrentes de insônia separados por períodos de sono normal.

insônia na terceira idade

As causas?

Estas são diversas. Pode ser simplesmente um efeito colateral do Stress, alimentação inadequada, ou até uma patologia mais séria. Com a persistência do fato, uma consulta a um especialista deve ser considerada.

Enquanto isso, caso sejam seguidas com disciplina e atenção, as Dicas a seguir, poderão ajudar de modo significativo em uma representativa parte dos casos.

Dica 1:

Mantenha o quarto livre de desordem e distrações. Tenha certeza que você tem a cama e colchão adequado para as suas necessidades. O colchão errado pode acarretar problemas músculo-esqueléticos e distúrbios do sono, uma vez que o corpo terá dificuldades para relaxar, especialmente a musculatura cervical que é uma das principais responsáveis pelo equilíbrio da tensão em ombros, pescoço e cabeça.

Dica 2:

Use a cama apenas para dormir. Evite usar cama para assistir televisão ou navegar na internet com celular ou computadores portáteis, comer, trabalhar, ou qualquer outra atividade que não esteja associada com relaxamento. Evite dormir com a TV ligada e, principalmente, assistir programas de ação antes de deitar. Sua mente ficará alerta dificultando o desligamento do cérebro. Se você é uma das pessoas que gosta de fazer leituras deitado na cama durante a noite, leia apenas livros prazerosos.

Dica 3:

Terapeutas usam frequentemente o “recondicionamento” como parte de um plano de tratamento para a insônia. Com este método, as pessoas são “recondicionadas” para associar a cama com o sono. Se você sentir que não consegue dormir de jeito nenhum, levante da cama e vá para outro cômodo da casa, de modo que só possa associar a cama com sono e não com o estado de vigília.

insônia na terceira idade

Dica 4:

Estabeleça um ciclo regular para dormir e acordar. Seu corpo vai criar um relógio interno para suas atividades e, eventualmente, responder a estímulos internos para ficar sonolento em um determinado momento e acordado em outros. Uma boa maneira de começar a ajustar esse ciclo é acordando toda manhã no mesmo horário; até mesmo nos finais de semana e feriados. Embora a média ideal de sono seja de oito horas, essa necessidade varia de um indivíduo para outro; observe e respeite o seu ritmo.

Dica 5:

Não importa quão tentador pareça, mas um cochilo à tarde pode fazer com que dormir à noite seja ainda mais difícil. Cochilos “extras” no final de semana também podem acabar com seu ciclo de sono e piorar a insônia no meio da semana. Essa regra não se aplica ao ciclo das “sestas”, que é aquele cochilo rápido, nunca maior que 20 minutos, que por vezes ocorre após o almoço. Esse favorece a digestão e contribui para a eliminação do stress matinal do corpo.

Dica 6:

Limite seu consumo de cafeína durante a tarde e a noite. Lembre-se também que outras fontes ricas em cafeína, tais como chocolates, refrescos a base de cola, guaraná, mate, chá-preto e derivados, ou demais compostos energéticos, deverão ser evitados. Ao invés disso, prefira um chá de Capim Cidreira, Camomila ou Canela, já que são comprovadamente relaxantes naturais. Se resolver adoçar prefira adoçantes à base de Stevia, uma vez que o açúcar refinado e até o mel fermentam no estômago, causando refluxo, criando muco na laringe e traqueia, provocando desconforto estomacal, o que dificulta ainda mais o sono.

Dica 7:

Evite fazer uso de bebida alcoólica, principalmente próximo ao horário de dormir. Doses excessivas de álcool em qualquer horário também podem perturbar seu padrão de sono e provocar um descanso insuficiente. Está comprovado que o Cigarro também piora a insônia para quem já tem, ou causa em quem ainda não tem.

Dica 8:

Faça algum exercício durante o dia, mas nada de práticas exaustivas antes de deitar, ou você vai ficar “aceso”. O corpo extenuado ou excitado não é capaz de conseguir o relaxamento adequado para o sono.

insônia na terceira idade

Dica 9:

Comer demais ou comer muito pouco antes de dormir pode perturbar seu sono. Faça sua última refeição do dia pelo menos duas horas antes de pretender deitar – o ideal seria 3 horas.

Dica 10:

Estabeleça um período de “desaceleração” à noite, pouco antes de deitar. Tente livrar sua mente de distrações e problemas e fazer alguma atividade relaxante e prazerosa, como assistir um filme – exceto de ação -, ouvir uma música agradável, ou fazer uma leitura. Músicas do gênero “New Age” ou instrumentais são importantes aliadas para se conseguir um relaxamento apropriado para o descanso.

E por fim…

O AVôVó recomenda que você procure sempre o médico especialista para que você possa cuidar de sua  patologia. Estamos lhe fornecendo as informações iniciais como fonte de informação para seu esclarecimento. Não se auto-medique e se cuide!

Abaixo um fluxograma para entendimento imediato daquilo que vem a ser a insônia, a sua causa e suas terapias para cuidados iniciais.

Insônia

fonte: mundosimples e opas

Veja também no Portal AVôVó:

É melhor dormir de estômago cheio ou vazio?

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *