Estética & Beleza

A importância do sapato certo na terceira idade

sapato ideal para a terceira idade

O Avôvó sabe que usar o sapato correto é essencial para evitar uma série de problemas na terceira idade, tantos que até fica difícil elencar todos. Por isso, separamos algumas informações importantes para evitar dificuldades advindas de um sapato pouco adequado para os idosos.

Os pés são estruturas muito complexas, com 26 ossos, 33 articulações, 19 músculos e tendões, possibilitando muitos movimentos e posições. A maioria das pessoas nem imagina o enredamento envolvido em um simples caminhar. Sendo mais exato, a atividade envolve 650 músculos e 80% dos 208 ossos.

A principal função dos pés é equilibrar o corpo e permitir que fiquemos eretos – ponto significativo da evolução humana -, além de participar totalmente do processo de locomoção. As muitas posições possíveis geram fazem dos membros mais que um suporte, sendo uma espécie de alavanca nas caminhadas, corridas e no momento de amortecer impactos.

sapato ideal para a terceira idade

Apesar da importância elevada, gerando impacto sobre quase toda estrutura corporal, os pés são muito negligenciados e submetidos a situações adversas. Isso está totalmente ligado ao calçado, permitindo aliviar – no caso de uma opção adequada – ou prejudicar – na ocasião de uma escolha inadequada.

Veja algumas dicas essenciais para fazer a escolha certa na terceira idade.

As dicas para a escolha do calçado adequado podem ser gerais ou é preciso ser analisado cada caso individualmente?

Como regra geral em medicina, cada indivíduo deve ser analisado criteriosamente de modo isolado, pois na maioria das vezes somos seres humanos com características próprias que demandam cuidados individualizados.

Qual é o tamanho ideal para o sapato do idoso?

Quem já usou um sapato muito justo sabe que é extremamente desconfortável, provocando dores e, usado com frequência, originando a formação de calosidades nos pés.

O salto alto pode ser usado?

Sapato ideal para a terceira idade

Esse item é muito utilizado em ocasiões de festas e casamentos, mas o salto alto desloca o apoio normal dos pés, que é de 50% na parte da frente e 50% na parte de trás, para um desequilíbrio na região anterior do pé de até 80% correlacionada à altura do salto.

Além disso, os pés ficam estreitados na câmera anterior já sobrecarregada pelo salto alto e agora comprimida pelo chamado “bico fino”. Por isso, o número de mulheres com joanete é 7 vezes maior comparado aos homens.

Como e quando os idosos podem utilizar chinelos?

O uso dos chinelos pelos idosos não deve ser proibido, mas não é recomendável o uso contínuo. Os chinelos ou sandálias, apesar de muito confortáveis, não oferecem segurança durante as atividades e, no caso de idosos com a musculatura mais frágil, podem causar quedas.

Quais as consequências de usar sapatos inadequados?

São muitos os fatores que podem ter complicações decorrentes de sapatos inadequados, mas pessoas com patologias que afetam a sensibilidade são um excelente exemplo de como são sérios esses problemas.   Nos pacientes diabéticos tipo II, em média após 10 anos do início da doença, pode ocorrer a perda da sensibilidade dos pés.

Podem ter seus pés lesados por qualquer tipo de objeto perfurante e só perceberem posteriormente e com grande risco de infecção, que é quatro a seis vezes maiores nos diabéticos, além da dificuldade de cicatrização dessas feridas nesses idosos.

Unha encravada, calosidades e joanete atingem os idosos?

Sapato ideal para a terceira idade

Sim. Todas essas patologias podem atingir os idosos. Ao indicarmos tratamento cirúrgico nos pés dos idosos, devemos ter uma maior cautela quando os compararmos aos pacientes jovens ou adultos. Existem duas medidas: sapatos especiais feitos com as medidas do paciente e intervenção cirúrgica.

A segunda opção deve ser analisada com cuidado, pois apesar das técnicas medicas terem avançado é sempre bom evitar intervenções cirúrgicas.

A higiene dos pés interfere na saúde em geral?

A higiene é sempre muito importante em todos os aspectos e em todas as idades. Todos sabem o que acontece quando ficamos sem trocar as meias! Acumulo de bactérias que podem causar mau cheiro, micoses e doenças mais sérias. Respeite seus pés e ajude seu corpo como um todo.

Veja também no Portal AVôVó:

6 dicas de banheiro adaptado para idosos

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *