Saúde Física

Iluminação ideal para ter um sono tranquilo

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Iluminação ideal para ter um sono tranquilo.

O sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo.

Afinal, enquanto dormimos, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais.

Restringir, no entanto, esse descanso da nossa rotina, compromete totalmente o equilíbrio do corpo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 40% da população brasileira diz ter problemas para dormir ou classifica o seu sono como de má qualidade.

Mas a que se deve isso?

Qual a relação entre o efeito da iluminação e o sono de qualidade?

De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, a quantidade de luz influencia na produção da melatonina, hormônio que avisa o cérebro que já é hora de dormir.

“Quando o ambiente em que dormimos está muito claro, a iluminação consegue chegar ao globo ocular mesmo quando estamos com os olhos fechados e, sendo assim, nosso corpo não consegue produzir melatonina”, explica.

 

Com o avanço da tecnologia, novos produtos foram surgindo e, automaticamente, se tornaram companheiros da maioria das pessoas.

Porém, engana-se quem acha que as noites mal dormidas são causadas pela distração que itens como televisão, laptop, tablet e smartphone proporcionam.

Iluminação ideal para ter um sono tranquilo

Na verdade, a má qualidade do sono está ligada ao tipo de iluminação que esses itens irradiam.

“A luz branca desses aparelhos também inibe a produção de melatonina.

Dessa forma, o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções”, esclarece a consultora.

Outra luz comum emitida pelos aparelhos tecnológicos é a azul.

Presente na maioria dos celulares, a luz azul ajuda a regular o relógio biológico, chamado de circadianismo ou ciclo circadiano.

Evitar a luz azul é quase impossível, mas pequenas práticas cotidianas podem minimizar seu efeito, como orienta o oftalmologista Richard Yudi Hida.

“Se expor a luz azul no início do dia pode fazer com que seu corpo entenda que precisa ‘acordar’ e aumentar o metabolismo corporal geral”, explica o especialista.

Iluminação ideal para ter um sono tranquilo

 

Ainda de acordo com o especialista, recomenda-se conter o uso desses aparelhos durante a noite.

“Evitar ou diminuir o uso de aparelhos que emitam luz azul (tablet, televisores, celulares, etc.) é importante.

Caso não consiga, sugere-se o uso de filtros de luz azul nos óculos para evitar que altere no ciclo circadiano e cause insônia”, orienta Dr. Richard.

Mas, se você é do time que não consegue ficar sem luz no quarto, a melhor opção é a luz vermelha.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite.

“A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr. Richard.

 

Sobre Dr. Richard Yudi Hida

Dr. Richard Yudi Hida é um dos maiores cirurgiões oculares reconhecido mundialmente.

Há quase 20 anos, Dr. Richard Yudi Hida atua na área de oftalmologia clínica e cirúrgica, no tratamento das mais variadas doenças visuais.

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