Lazer & Entretenimento

Idosos que fazem artesanato, aumentam a qualidade de vida

artesanato é importante para os idosos

Todos nós sabemos que uma casa bem decorada consegue deixar qualquer lar aconchegante. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas buscam enfeitar o ambiente com artesanato, por exemplo.

Esse tipo de arte também é capaz de trazer benefícios para a saúde, pois as técnicas ajudam a manter a mente mais ativa.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, atividades cognitivas como o artesanato ajudam a exercitar o cérebro e, consequentemente, preservar a memória. Entre outras atividades que trazem o mesmo benefício, estão: a leitura, escrita, jogos e a pintura.

artesanato é importante para os idosos

Amigo da memória do idoso

É por apresentar benefícios a saúde que o artesanato é recomendado para quem está na terceira idade, especialmente, para aqueles que já têm a memória comprometida. Através da arte o idoso consegue estimular a criatividade e o coloca em atividade para expor suas ideias e aptidões que o ajudam a exercitar a mente.

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, os idosos que realizam atividades simples como tricô, corte, costura, trabalhos em madeira e colagem são sete vezes menos propícios a apresentarem demência do que os que não costumam realizar nenhuma tarefa.

artesanato é importante para os idosos

Como atua na memória?

Estudos apontam que a pintura, o desenho e o artesanato servem como recursos terapêuticos, pois ativam os canais sensoriais durante a sua prática. Assim, é capaz de equilibrar as emoções e soltar a imaginação e pensamentos.

Além disso, os trabalhos manuais são eficazes por manter o corpo e a mente ativa, porque as terminações nervosas, que estão localizadas nas pontas dos dedos estão ligadas a diferentes partes do cérebro. Com isso, aumentam a atenção, as funções executivas, a percepção e até mesmo a linguagem.

artesanato é importante para os idosos

Além dos benefícios já citados sobre o artesanato e outras atividades manuais, elas também podem ser praticadas em grupo, o que pode estimular a interação social, afastando assim a solidão.

VôVó, mãos à obra!!! Vamos criar, pintar, fazer coisas incríveis para deixarmos nossa memória impecável.

Veja no Portal AVôVó:

Criatividade na terceira idade. É possível ?

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *