Saúde Física

Hidratação, sua importância para o nosso organismo

hidratação

Hidratação, sua importância para o nosso organismo.

Entre as principais funções da água no corpo estão a homeostasia, possibilitando o equilíbrio hídrico e térmico.

No entanto, são muitos os benefícios para quem faz a ingestão adequada de H2O, como a composição das articulações – lubrifica e protege as juntas -, composição de plasma sanguíneo, participação do transporte de nutrientes, limpeza e desintoxicação do organismo.

Além de auxiliar nas funções dos principais órgãos: cérebro – responsável pela comunicação neural -, pulmões –umidificando o ar -, intestino – facilitando o transito intestinal e formação de fezes -, estômago – processo digestivo – e rins – capacidade de concentrar e diluir urina – entre outros.

A água transporta algumas vitaminas hidrossolúveis – Complexos B e vitamina C -, regula a pressão arterial pelo equilíbrio de sais minerais – sódio e potássio – e, se não estivesse bom, mantem a pele mais lisa e uniforme.

Os níveis de água vão se alterando conforme vamos crescendo e envelhecendo.

Foco na hidratação: como criar o hábito de beber água? | Blog Gran ...

Ao iniciarmos a vida, a hidratação está em torno de 90% e o corpo apresenta vários sensores com alto nível de sensibilidade.

Esses dispositivos são os responsáveis pela sensação de sede.

A hidratação corporal diminui na adolescência para 70%, cedendo um pouco mais na vida adulta para 60%, com sensores de equilíbrio funcionando bem.

No entanto, chegando na terceira idade os níveis de hidratação caem significativamente para 50% e os mecanismos de ajuste já não funcionam tão bem.

Sem falar na capacidade renal de concentrar e diluir urina, estando abalada pela idade avançada.

O consumo ideal para os membros da terceira idade é entre 2,0 e 2,5 litros ao dia, possibilitando uma reposição adequada dos líquidos.

No entanto, alguns fatores dificultam o alcance dessa meta, como a falha nos sensores de hidratação, falhas na memória, algumas patologias mais frequentes e, na maioria dos casos, o idoso apresenta dificuldades de locomoção.

Esses fatores são determinantes para impedir que se hidratem adequadamente.

A solução está próxima, mas depende daqueles que vivem em volta do idoso.

Ofertar água antes que ele sinta sede, evitando copos grandes e cheios, fazendo em pequenas quantidades e várias vezes ao dia.

Além da água, podemos oferecer outras bebidas e frutas para auxiliar na hidratação.

Água de coco, sucos, chás de ervas claras e gelatinas. Frutas, por exemplo o melão, melancia, laranja, tangerina, abacaxi e pera com casca.

Outro fator determinante para desidratação é o combate e prevenção a gripe, resfriados e pneumonias.

Os idosos permanecem agasalhados, fechando janelas mesmo em períodos de calor – aumentando a temperatura corporal, fazendo que o organismo libere água para resfriar e assim perdendo grandes quantidades de água.

Hidratação, sua importância para o nosso organismo

Beber água é essencial para a saúde do nariz, garganta e ouvido ...

O cuidado deve ser dobrado em estações climáticas muito quentes e regiões com baixa umidade, possibilitando desidratação rápida e podendo apresentar alguns sintomas preocupantes:

Confusão mental, fraqueza muscular, constipação, diarreia, olhos profundos, tontura, cãibras, dores de cabeça, febre, irritação sem motivo, desorientação, esquecimento, taquicardia e muitos outros.

 

Um adulto com perda de 20% chega ao óbito, mas, no caso dos idosos, é ainda mais alarmante para a terceira idade.

Os idosos não podem sofrer 10% de perda, pois seu organismo é mais debilitado e sua resistência é consideravelmente menor comparada aos adultos.

Portanto, confirma-se a necessidade de ingerir água em boa quantidade durante toda vida, especialmente na terceira idade, para garantir boa qualidade de vida ao envelhecer.

O Avôvó alerta para a necessidade de pessoas que sencontram na terceira idade consultarem periodicamente médicos geriatras e nutricionistas, pois uma orientação profissional é essencial para evitar problemas relacionados a hidratação.

Estamos sempre pensando em você!

Veja também no Portal Avôvó:

O cálcio faz bem à saúde dos idosos. Veja 5 dicas

 

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *