Receitas Salgadas

Guacamole, como fazer essa delícia de comida mexicana

Para que o guacamole seja um sucesso, os abacates devem estar maduros e prontos para comer. A composição perfeita dos ingredientes, resulta numa mistura rápida e fácil de preparar.

Para fazer guacamole vai precisar de abacates maduros. Compre-os no mínimo dois dias antes de preparar a mistura.

Os abacates devem estar bem macios. Retire-lhes o talo e verifique a cor da polpa nesta área: se estiver verde-amarelado, ainda está sob processo de maturação; se estiver verde vivo está pronto para comer. Se precisa de preparar guacamole e pretende acelerar o processo de amadurecimento dos abacates, coloque-os num saco de papel juntamente com uma banana. Dê-lhes dois dias e ficam prontos a comer.

Como fazer um guacamole

O sucesso de um guacamole depende de vários factores: a textura macia do abacate, a polpa suculenta da cebola (para um sabor mais suave utilize chalotas), a doçura dos tomates, a frescura da lima (previne que o guacamole oxide), o aroma dos coentros, o azeite para envolver e, finalmente, o sal e a pimenta para finalizar. Sirva o guacamole como entrada acompanhado de nachos, tostas ou pão torrado.

Vai precisar de:

  • Tábua limpa;
  • Faca;
  • Garfo;
  • Taça.

Lista de ingredientes:

  • 3 abacates maduros;
  • ½ cebola roxa (em alternativa pode utilizar uma chalota);
  • 2 colheres de coentros picados;
  • 4 tomate cherry;
  • Azeite qb;
  • Sal e pimenta qb;
  • 1 lima;
  • 1 malagueta (opcional).

Como fazer guacamole1

Passo-a-passo

Como preparar guacamole2

1. Corte os abacates a meio, separe as metades e retire-lhes a semente (tenha em atenção a oxidação rápida do abacate)

Como preparar guacamole3

2. Com a ajuda de uma colher, tire a polpa do abacate. Coloque a colher bem rente à casca e vá rodando o fruto para que a polpa saia inteira.

Como preparar guacamole4

3. Triture os abacates com a ajuda de um garfo. Não se preocupe com a consistência irregular. Vai gostar de encontrar alguns pedaços de abacate ao saborear o guacamole

Como preparar o guacamole5

4. Junte o tomate cortado, a cebola e os coentros picados. Envolva o preparado

Como preparar guacamole6

5. Regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Esprema o sumo da lima. Se gostar de sabores picantes junte malagueta sem sementes cortada em pequenos pedaços

Como preparar guacamole7

6.  Sirva com nachos e delicie-se

O guacamole pode ser conservado?

Apesar do abacate oxidar rapidamente, existe uma técnica que permite conservar o abacate até 24 horas, no frigorífico: coloque o guacamole numa taça de vidro, cubra-o com água e sele com película aderente. Na hora de servir retire do frigorífico e escorra a água. O guacamole vai ter um tom verde vivo e fresco, como se tivesse sido acabado de fazer.

fonte: pingo doce

Veja também no Portal AVôVó:

Abacate, alimento imprescindível aos idosos

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *