Suplementos

Glutamina, para que serve e para que é indicado?

glutamina

A glutamina é o aminoácido livre mais abundante que existe em nosso organismo, perfaz cerca de 60% do total. É um aminoácido não essencial, pois o nosso organismo está apto a sintetizá-lo.

Atua como fonte de energia, controla o açúcar no sangue, melhora a função mental, regenera as células musculares e faz o controle entre o catabolismo e o anabolismo, melhorando o rendimento físico, além de ser um nutriente para reforçar o nosso sistema imune.

Sendo responsável por tantas funções se torna muito importante e condicionalmente essencial em muitos casos.

Glutamina x Sistema imunológico

glutamina

Ela tem se apresentado um aminoácido interessante nos estudos relacionados a deficiência imunológica, por ter a capacidade de interferir nas células do organismo como os macrófagos, linfócitos e demais células de defesa reforçando esse sistema.

Além desse beneficio, ela pode melhorar a cicatrização da pele, queimaduras, feridas, ou outras condições catabólicas como câncer e HIV onde o consumo de glutamina excede a capacidade de síntese corporal.

Glutamina X Rendimento físico

glutamina

Tem um importante papel em nosso metabolismo, sendo um nutriente que ajuda a melhorar o rendimento físico e o ganho de massa muscular.

Esse aminoácido beneficia o transporte de proteínas para todo o tecido do nosso corpo. Para pessoas, praticantes de exercícios intensos, exaustivo e ou prolongado, deve se fazer a suplementação com a glutamina, a fim de manter o equilíbrio entre a síntese e a disponibilidade de glutamina plasmática.

No mais, esses tipos de exercícios podem levar a muitas lesões e inflamações que podem ser evitadas com a suplementação.

Suplementação de Glutamina

Glutamina para idosos

A orientação para a suplementação da Glutamina varia conforme orientação médica, nutricional ou por peso corporal ou particularidade individual.

O recomendado é uma dose de 10-15g durante o dia, sendo que o melhor horário para consumo é pela manhã, ao acordar, e/ou logo após a atividade física.

Importante lembrar: consulte um especialista para que lhe indique o melhor suplemento.

Veja também no Portal AVôVó:

Whey protein para idosos acima de 60 anos. É possível?

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *