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Gema do ovo ou a clara, qual é a mais saudável?

clara ou gema do ovo? Qual a melhor?

O ovo é um alimento poderoso nutricionalmente. Mas, você sabe qual é a parte mais saudável?

Clara ou gema?

Descubra!

O que é a gema de ovo?

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A gema também faz bem para a saúde.

O ovo e os seus dilemas.

Dentre as diversas dúvidas que cercam esse tradicional ingrediente, uma das questões mais abordadas sempre gira sobre qual é a parte mais saudável desse alimento para o nosso consumo: a clara ou a gema?

Utilizadas das mais diferentes formas no dia a dia, elas possuem características de sabor e nutrientes próprias e, por isso, merecem ser destacadas de formas separadas.

Confira! 

O ovo é uma das mais conhecidas fontes de proteínas e aminoácidos para a nossa saúde.

Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia.

Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.

A nutricionista Giovana Morbi explica:

“O estudos são extremamente contraditórios, mas, muitos deles defendem o consumo tanto da clara como da gema.

A grande questão é: o quanto consumir?

Se a pessoa possui colesterol elevado, é necessário olhar o caso com mais atenção.

Mas, a gema não pode ser deixada totalmente de lado e levar a fama de vilã…

Apesar de oferecer gordura, ela fornece muitas vitaminas e nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo”, destacou a profissional.

O que é a clara de ovo?

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Entenda os seus benefícios para a saúde.

A clara de de ovo, ou albúmen, é a parte transparente da célula de ovo, que envolta à gema.

Ela é basicamente formada por água e por albumina, uma proteína de suma importância para o desenvolvimento muscular.

A clara também possui um núcleo que acumula reservas nutritivas, por isso, garante muitas substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.

Dentre os seus principais benefícios para a saúde, o consumo de clara de ovo está relacionado ao controle da pressão arterial, à melhora do sistema digestivo e, até mesmo, à limpeza da pele.

Com pouca quantidade de calorias, a clara de ovo não tem uma quantidade de consumo recomendada no dia a dia.

Isso vai variar de pessoa para pessoa e suas necessidades.

Hoje em dia, nas dietas atuais da moda, a clara de ovo vem sendo muito utilizada em forma líquida, pasteurizada.

Dessa forma, o ovo fica praticamente livre de bactérias, principalmente a salmonela.

Localizada no centro do interior do ovo, a gema possui coloração amarelada / alaranjada e varia muito de ovo para ovo.

Ela é mais densa do que a clara e representa cerca de 20 a 30% do peso total do alimento.

Nela se concentra a parte mais gordurosa e calórica do ovo, contudo, segundo a nutricionista Giovana Morbi, isso não significa que não possa ser consumida no dia a dia:

“Se sua preocupação é o colesterol, saiba que a recomendação diária desse nutriente é de 300 miligramas por dia.

Isso significa que você pode desfrutar de uma gema por dia com tranquilidade.

Na realidade, alguns estudos mostram que o colesterol da gema do ovo é inofensivo, mas, na dúvida, fique de olho no consumo exagerado de outros alimentos ricos em colesterol quando consumir ovos, como carne vermelha, leite e derivados”

Benefícios 

A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega-3, além de vitamina B, ideal para o funcionamento do cérebro, melhorando a memória e a concentração.

“Se você é estudante, experimente acrescentar de 1 a 2 ovos cozidos em seu café da manhã … Facilita o aprendizado e deixa sua memória afiada!”, indica a especialista.

Saiba um pouco mais sobre a vitamina D, clicando aqui

Valores nutricionais da clara e da gema de ovo

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*Números apresentados pela nutricionista Giovana Morbi e que são indicados para 1 unidade de clara e de gema:

CALORIAS – Clara (16 Kcal) / Gema (54 Kcal)

GORDURAS TOTAIS – Clara (0 g) / Gema ( 5 g)

GORDURAS SATURADAS – Clara (0 g) / Gema (2 g)

COLESTEROL – Clara (0 g) / Gema (1 g)

SÓDIO – Clara (55 mg) / Gema (8 mg)

CARBOIDRATOS – Clara ( 0 g) / Gema (1 g)

FIBRAS – Clara (0 g) / Gema ( 0 g)

POTÁSSIO – Clara ( 4 g) / Gema ( 3 g)

*Giovana Morbi é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 34076

fonte: conquiste sua vida

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