Receitas Doces

10 truques para fazer uma salada de frutas gourmet

salada de frutas gourmet

Quem pensa que uma salada de frutas é nada além do que jogar frutas picadas em uma tigela esta muito enganado. Alguns truques podem transformam uma simples salada de frutas em algo atraente aos olhos e mais ainda ao paladar.

1 – Comprar frutas da época

A regra é clara e vale para todos os vegetais: Sabor e textura das fruta da época são sempre melhores . Ou você quer correr o riso de comprar frutos farinhentos, sem gosto e secos?

2- Escolha frutas com os mesmos níveis de maturação

A salada de frutas instantaneamente se torna menos atraente quando algumas mordidas são muito moles e outras mordidas são muito azedas e duras. Difícil? Nada! Basta escolher frutas com a mesma fase de maturação. Prove, o melhor será se todos estiverem acabado de ficar maduros, e não excessivamente maduros correndo o risco de se desintegrar.

3- Misture frutas de diferentes cores e texturas

Use frutas com tons marcantes como verde , laranja , vermelho e roxo para destacar e contrastar cada fruta presente na salada. Além das cores, pense na combinação de diferentes texturas. Algumas frutas são moles, outras são crocantes. Algumas estão cheias suco, outras fibrosas. Misture todas para manter os paladares interessados.

salada de frutas gourmet

4- Remova as hastes, sementes e peles

Parece óbvio mas é bom lembrar né.  A salada de frutas parece mais limpa e saborosa quando cada pedaço de fruta é preparado.

5- Corte uniforme 

Um das primeiras coisas aprendidas na escola de culinária é cortar pedaços uniformes. Não só é visualmente mais atraente, mas também deixa a salada de frutas mais fácil de comer. Seja qual for o tamanho dos dados ou fatia, escolha uma medida e cumpra quando preparar. Não importa que as diferente  frutas tenham tamanhos diferentes e sim que a mesma fruta tenham o tamanho igual.

*Facilita bastante ter umas facas boas. Eu gosto bastante dessas, além de serem bonitas!

6- Use partes iguais de cada fruta

Ninguém gosta de uma colher só de mamão! Uma salada de frutas atraente é preenchido com partes iguais de cada fruto.

7- Tempere com citrícos

Para amplificar o sabor de saladas de frutas eu uso casca de frutas cítricas frescas, suco de limões, laranja e maracujá. Os sucos de frutas cítricas evitam que as frutas escureçam e revelam seu sabor.

8- As ervas não são apenas para enfeite

Muitas pessoas usam menta apenas para decorar as saladas de frutas. Bobagem! As ervas adicionam um refrescante tempero para saladas de frutas. A menta é perfeita e se quiser ousar porque não usar o manjericão?

salada de frutas gourmet

9- Açúcar granulado ou mel

De vez em quando, você vai se deparar com uma salada de frutas azeda. Se isso acontecer não tenha medo de polvilhar açúcar granulado ou mel a gosto 5 minutos antes de servir. O açúcar dissolve depois de alguns minutos, por isso não precisa se ​​preocupar com a textura granulada inicial.

10 – Chantilly, iogurte,  nuts e granola

É claro que é opcional, mas um pouco de chantilly ou iogurte cremoso (sorvete de iogurte?!) acrescenta uma riqueza incomparável a qualquer saladas de frutas. A mesma coisa com relação aos nuts (amendoas, pistaches) e a granola. Você sempre pode servir-los num potinho a parte.

fonte: eucomosim

Veja também no Portal AVôVó:

Frutas são essenciais na alimentação dos idosos!

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *