Saúde Física

Exercícios na terceira idade pela manhã faz bem ao cérebro

Fazer exercícios de manhã pode “afiar” a mente de idosos.

Caminhada matinal aliada a breves intervalos de caminhada de intensidade leve ao longo do dia melhora função psicomotora; atenção; função executiva, como tomada de decisão; aprendizagem visual e memória de trabalho.

Um estudo australiano descobriu que uma sessão matinal de exercício de intensidade moderada em idosos melhora o desempenho cognitivo, como a tomada de decisões ao longo do dia, em comparação com os idosos sedentários.

 

Além disso, o estudo mostrou que uma sessão matinal de exercícios combinada com breves intervalos de caminhada de intensidade leve ao longo de um período de 8 horas pode melhorar a memória de curto prazo, comparado a ficar sentado por esse mesmo período.

O estudo “Brain Breaks”, conduzido pelo Instituto de Diabetes e Coração Baker e pela Universidade da Austrália Ocidental, também mostra que as respostas distintas no desempenho cognitivo comparando praticar exercício versus períodos de descanso sentado indicam que diferentes padrões de atividade física são capazes de melhorar aspectos da cognição.

Os resultados da pesquisa

O estudo foi feito com mais de 65 homens e mulheres entre 55 e 80 anos e examinou os efeitos dos exercícios em duas situações.

Na primeira, os voluntários fizeram sessões de caminhada matinal em esteira.

Na segunda situação, além do exercício matinal os idosos também praticaram breves períodos de 3 minutos de caminhada durante um período de 8 horas.

Depois foram avaliadas aspectos de cognição e concentração, incluindo função psicomotora; atenção; função executiva, como tomada de decisão; aprendizagem visual e memória de trabalho.

Pela manhã, na terceira idade, a prática de exercícios faz bem ao cérebro

Tanto em um regime de exercícios quanto no outro, os resultados dos testes de cognição foram melhores do que os voluntários que não fizeram nenhum tipo de exercício.

Um dos fatores estudados foi o fator de crescimento neurotrópico derivado do cérebro, uma proteína que desempenha um papel importante na sobrevivência e crescimento de neurônios transmissores de informação no cérebro.

Os resultados demonstraram que esta proteína foi elevada durante 8 horas durante ambas as condições de exercício, em relação s ficar sentado durante esse período.

O pesquisador Michael Wheeler diz que o estudo ressalta que ficar sentado ininterruptamente deve ser evitado para manter a cognição ideal ao longo do dia, e que exercícios de intensidade moderada, como caminhada rápida, devem ser encorajados para a manutenção diária da saúde cerebral.

Ele diz que o estudo também revela que nem todos os aspectos da cognição respondem da mesma forma a uma dada dose de exercício, e que pode ser possível manipular o padrão de atividade ao longo do dia para otimizar resultados cognitivos específicos.

Resultado de imagem para caminhada do idoso

“Esse tipo de estudo é fundamental para pessoas que desejam desfrutar de uma qualidade de vida produtiva e satisfatória e viver mais saudável por mais tempo”, diz Wheeler.

Seu cérebro, na terceira idade, agradece se você fizer exercícios

Para o cientista, a pesquisa destaca como mudanças relativamente simples na rotina diária podem ter um benefício significativo à saúde cognitiva.

“Um dia poderemos fazer tipos específicos de exercícios para melhorar habilidades cognitivas específicas, como a memória ou o aprendizado”, diz o pesquisador.

Da redação do Portal AVôVó:

Logicamente que, na terceira idade, o ideal é que isto deva acontecer antes de qualquer tomada de decisão, ou seja, consultar o seu médico sobre os diversos tipos de exercícios que você pode fazer.

Cada pessoa tem um perfil e condicionamento físico que devem ser analisados pelo seu médico e a partir daí as recomendações a serem seguidas e sugeridas por ele.

Não há dúvidas que você ao exercitar-se estará fazendo um bem incrível ao seu corpo e mente, mas há de se fazer tudo isso de maneira cautelosa e dirigida.

Lembrar que no verão, os exercícios deverão ser praticados bem cedo e nunca fazer esses esforços quando o calor estiver intenso.

Ah!, não esqueça de passar o protetor solar.

fonte: revista planeta

Precisando trocar de tênis ou comprar um novo para fazer suas caminhadas?

Que tal dar uma olhada nas promoções e produtos da Magalu, que é parceira do Clube de compras AVôVó?

Kit 2 Pares Tênis Zeus Casual Caminhada Conforto Macio Leve

Kit 2 Pares Tênis Zeus Casual Caminhada Conforto Macio Leve

Tênis Híbrido para Caminhada Nautika Neoprene

Tênis Híbrido para Caminhada Nautika Neoprene - 37

Tênis Esportivo Feminino Zeus Caminhada Academia Lançamento

Tênis Esportivo Feminino Zeus Caminhada Academia Lançamento. - Fxb

Tênis Feminino Caminhada Leve Academia Ax900 Rosa Cinza

Tênis Feminino Caminhada Leve Academia Ax900 Rosa Cinza - Adaption

Existem vários modelos de tênis à sua disposição na loja. Um deles, com certeza, irá atender aos seus anseios. Boas compras!

Mitos e verdades sobre praticar exercícios na terceira idade. Clique aqui para saber mais

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *