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Escolher o tênis certo na terceira idade é obrigação

tênis ideal para o idoso

Escolher o tênis certo na terceira idade é obrigação!

O tênis correto pode evitar lesões, quedas e trazer muita qualidade de vida.

Escolher o modelo ideal requer atenção, mas torna-se por ser muito simples.

Veja as dicas do portal Avôvó e não erre mais!

O envelhecimento limita os movimentos e reflexos do corpo.

O idoso demora mais para reagir aos estímulos e a estabilidade é essencial para garantir o equilíbrio.

Nesse sentido, são muitas as coisas que podem influenciar na qualidade de vida de uma pessoa, mas os calçados são parte importante da equação.

A conclusão fica mais clara após a pesquisa realizada pela Universidade da Corunha, na Espanha, revelando que 83% dos idosos de um grupo avaliado usavam sapatos inadequados.

A escolha certo do tênis pelo idoso

Os pesquisadores chegaram a conclusão que isso pode trazer alterações na saúde, aumentando o risco de deformidades nos dedos, joanete, mobilidade reduzida, dor crônica e até distúrbios emocionais.

Além disso, o risco de quedas e tombos aumenta consideravelmente para os pacientes com calçados inadequados.

O Portal Avôvó percebeu que ainda não havia abordado esse assunto e selecionou 8 dicas para ajudar no momento da compra.

Escolher o tênis certo na terceira idade é obrigação

Vale a pena procurar e não escolher qualquer modelo, verificando sempre as promoções e entendendo que um bom modelo pode não atender a todas as dicas.

Sugestões:

–  O tênis deve moldar os pés com facilidade.

–  O material de fabricação não pode de ser pouco flexível;

–  Calçados com costura e muito acabamento interno podem causar lesões e ferimentos;

–  Estrutura ampla.

–  Respeite uma sobra de 12 até 15mm (1,2 cm / 1,5 cm) da ponta do pé até o final da palmilha, lembrando que isso não significa calçado largo;

–  Os pés na área do calcanhar possuem uma almofada.

–  Infelizmente esta estrutura anatômica vai reduzindo sua espessura com o decorrer do tempo, facilitando lesões e dores.

–  Portanto, utilize tênis com grande amortecimento, mas cuidado com os muito altos;

A escolha certo do tênis pelo idoso

–  O calçado deve permitir que a palmilha original seja trocada por uma personalizada.

– O pisar é algo extremamente singular e pessoal.

–  Muitos problemas são resolvidos com palmilhas personalizadas;

–  O tênis deve proporcionar estabilidade.

–  Base larga e boa amarração são as prioridades;

–  A largura anterior deve ser ampla e o tecido flexível para os idosos que possuem as famosas joanetes;

Um tênis para cada tipo de atividade:

Um dos primeiros acessórios que pensamos antes de iniciar uma atividade física é o tênis, correto?

Mas escolher o par ideal nem sempre é uma tarefa fácil.

Afinal, para cada tipo de atividade física há um tênis indicado.

Com um calçado adequado para a atividade, é possível prevenir possíveis problemas de saúde, além dar conforto e melhorar o rendimento.

A fisioterapeuta Roberta Bueno, de São José dos Campos, interior de São Paulo, ressalta a importância de escolher um tênis correto.

– A prática de atividade física com um tênis inadequado pode provocar dores e lesões no corpo do indivíduo durante os exercícios.

Por este motivo, deve-se buscar orientação a fim de descobrir qual o melhor tipo de tênis para cada tipo de exercício – afirmou.

Para corridas, por exemplo, reconhecer o tipo da própria pisada é essencial.

Em geral, são três tipos de pisadas: pronada, supinada e neutra.

Escolher o tênis certo na terceira idade é obrigação!

Saber o seu tipo é importante na hora de escolher um par de tênis.

Abaixo, confira as dicas da fisioterapeuta para cada tipo de atividade física:

Academia:

Os tênis para os frequentadores de academia foram desenvolvidos pensando no conforto.

Modelos que combinam couro e nylon seriam os ideais, pois enquanto o primeiro material dá sustentação ao pé, o segundo permite uma melhor ventilação e, consequentemente, um maior controle da umidade.

Corrida e caminhada:

Roberta diz que se deve procurar tênis leves, flexíveis, com solas macias, que possuam capacidade de absorção de impacto e que seja adequado para a pisada do praticante.

O tênis correto previne lesões nos joelhos e nas articulações provocadas pelo atrito dos pés com o solo.

Uma dica dada pela fisioterapeuta é optar por tênis impermeáveis, que permitam corridas e caminhadas na chuva.

Qual tipo de calçado é adequado para a realização da atividade física? 

Crossfit:

Essa é uma modalidade que tem entre suas principais características a mistura de diversos exercícios e a execução deles em circuito, envolvendo técnicas variadas.

Por isso, o crossfit exige um tênis que dê firmeza e, ao mesmo tempo, garanta mobilidade do calcanhar e a flexibilidade dos pés.

Os modelos chamados de minimalistas – que deixam o pé protegido sem limitá-lo – são os ideais para a atividade, segundo Roberta Bueno.

Palmilhas

Entre o pé e o tênis do corredor, existe também um detalhe importante: a palmilha.

A fisioterapeuta cita a podoposturologia, ciência que promove a prevenção e o tratamento dos desequilíbrios posturais por meio da prescrição de palmilhas posturais.

A técnica foi desenvolvida na França e tem como princípio básico a correção dos desajustes posturais através da análise dos pés e confecção de palmilhas personalizadas.

Palmilhas euatleta (Foto: Getty Images)

Por meio de estímulos neurológicos e mecânicos, essas palmilhas possibilitam o alinhamento da pisada, distribuição adequada do peso exercido nos pés, equilíbrio muscular, estabilidade articular e alívio de dores nos pés, joelho, quadril e coluna vertebral.

– Cada palmilha é confeccionada para cada tipo de pessoa, depende da patologia ou necessidade esportiva ou postural.

Ela age na absorção do impacto, correção e conforto.

É importante o uso e auxilia as pessoas – comentou.

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Por fim, a especialista faz o alerta:

– Se você utiliza um calçado e ele ocasiona uma dor, tem que trocar o tênis ou procurar um fisioterapeuta.

O tênis não foi feito para fazer com que a pessoa sinta dor.

Por isso, é importante também dizer que nunca se deve correr sozinho, de forma abrupta, instantânea.

Procure um especialista e não ultrapasse os seus limites – alertou.

fonte: eu atleta

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