NETOS

Netos. Como se relacionar e criá-los ?

idosos e crianças

É cada vez mais comum na sociedade atual que os avós participem ativamente da educação dos netos. Embora seja imprescindível que os pais determinem os limites e as regras da casa, os avós podem ser parte significativa no desenvolvimento intelectual, emocional e, principalmente, social das crianças. Alguns avós, inclusive, tomam para si a responsabilidade de criar os netos como se fossem seus próprios filhos. Circunstâncias adversas podem exigir que os pais deleguem aos avós a responsabilidade de educação dos filhos. Três das mais típicas são:

. Jovens que engravidam muito cedo, sem ter uma família estruturada, e ainda estão estudando. A maioria não tem nem mesmo condições emocionais para educar uma criança, embora convivam com ela, por isso, repassam a responsabilidade aos avós

. Mães solteiras ou divorciadas que precisam trabalhar fora em tempo integral, e confiam aos avós a educação de seus filhos. Algumas dessas mães nem podem ver os filhos todos os dias, por isso, o encontro entre eles é esporádico e se caracteriza mais como uma amizade do que como uma relação mãe e filho.

. E quando ambos os pais precisam trabalhar fora o dia todo, e podem ficar com o filho somente à noite. Ao invés de deixarem o filho durante dois períodos na escolinha, ou com alguém desconhecido, preferem confiar aos avós o cuidado das crianças.

neta

Educar versus mimar

Quando as crianças estão sendo educadas pelos pais e os avós são menos ativos, é comum que cometam alguns deslizes. Mas tais problemas podem ser facilmente relevados, já que não vão interferir diretamente na educação das crianças. No entanto, esses deslizes precisam ser evitados categoricamente. Mimos em excesso e a falta de limites provavelmente ocasionarão problemas muito sérios no futuro.

É importante que os avós se despojem um pouco do traje de avós quando tiverem a responsabilidade de educar os netos, e vistam a camisa de pai ou mãe. Isso quer dizer que impor limites e demonstrar autoridade devem ser prioridades. Por isso:

. Estipule horários para a alimentação, a diversão e as tarefas de escola.

. Diga não quando os netos fizerem ou quiserem algo que não está de acordo com as regras da casa. Afinal, eles podem pensar que os avós são facilmente manipuláveis.

. Explique o que é certo e errado, e censure atitudes que você desaprovar.

. Conte histórias de quando você era jovem, e as use como exemplo de aprendizado. As crianças são curiosas sobre as diferentes épocas da história, e adoram saber como as coisas mudam de tempos em tempos. Mostre fotos, cante músicas, e mostre filmes antigos. Tudo isso geralmente é muito interessante para as gerações atuais.

neto
Deixe os netos ensinarem também

Quase todo mundo concorda que os jovens de hoje são mais rápidos em aprender e adquirem conhecimento muito mais facilmente do que os jovens de épocas passadas. A tecnologia tem ajudado consideravelmente nesse papel. Por isso, os jovens de hoje também têm muito o que ensinar. De acordo com este artigo, essa relação entre diferentes culturas, a dos avós, que prioriza fatos históricos, e a da atualidade, em que a tecnologia predomina, pode surgir uma grande parceria. Por isso, mostre interesse pelas coisas novas que seus netos têm a apresentar, e descubra um mundo muito mais rico do que se imagina.

Veja também no Portal AVôVó:

https://www.avovo.com.br/retiros-espirituais-vem-ver-onde-fazer-sua-viagem-zen-pra-acalmar-a-mente/

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *