Utilidades

Dia internacional da mulher: A Vovó

dia internacional da mulher

Dia internacional da Mulher: A história das lutas das mulheres e do feminismo surge há mais de 200 anos, sendo marcada por diversos momentos e fatos históricos marcantes.

Geralmente, considera-se como marco da historiografia feminista a luta organizada das mulheres por igualdade de direitos e deveres durante a Revolução Francesa.

No entanto, se pensarmos na história do feminismo em um sentido mais amplo, considerando também os momentos em que mulheres, individual ou coletivamente, protestaram contra as diversas formas de dominação e reivindicaram para si condições de vida melhores, essa história e os fatos que a marcam são extremamente diversos.

dia internacional da mulher

A afetividade é essencial para a transformação do planeta.

O mundo vive uma mudança de posturas, tempos atrás vistas como normais, e renova a esperança de um mundo mais justo.

As injustiças já realizadas são evidentes quando analisamos as situações, ao longo da história, impostas as mulheres de toda a humanidade. Atualmente, salários desiguais e a prisão em relacionamentos abusivos são as maiores reivindicações de mudança.

Uma reflexão

O dia internacional da mulher pode ser utilizado como um dia de reflexão sobre a situação das idosas na sociedade, considerando um fator importantíssimo: o aumento delas nas porcentagens da população só causa mais dificuldade do restante das pessoas em lidar com o fato.

Grandes vítimas de um período sem respeito entre as pessoas, as mulheres idosas são ridicularizadas, comumente tratadas com atos grosseiros.

Felizmente, nossas vovós – cada vez mais conectadas – não seguem a antiga cartilha da avó de chinelos, sentadinha no sofá e fazendo atividades manuais.

dia internacional da mulher

Um grupo delas, já não é mais dependente de programas governamentais para gerar oportunidade de realizar atividades físicas e passeios em grupo.

Sendo assim, as idosas de hoje são capazes de esquecer as “obrigações” – muitas vezes impostas pelos familiares – e aproveitar a terceira etapa da vida com satisfação.

No entanto, a caminhada ainda é muito longa, pois são muitas as oprimidas por seus filhos (as) e esposos.

Elas, em boa parte, casaram com homens mais velhos e, agora idosos, dependem da ajuda nem sempre voluntária de suas esposas.

Não são poucos os casos em que eles não as respeitavam em alguns casos, agiam com violência e as deixavam sozinhas em casa, aproveitando noitadas e vontades mundanas.

Ainda assim, como se figurasse uma obrigação, elas se mantem fiéis e dedicadas. Inclusive aos filhos, nem sempre gratos e respeitosos.

dia internacional da mulher

Se não bastasse, a sociedade também oprime as idosas pelo declínio no chamado “padrão de beleza”.

O que deveria ser um alívio, pois devido a perda da massa óssea e muscular – comum as mulheres na terceira idade – elas não sofrem mais com a objetivação masculina, tornou-se alvo de ironias e chacotas, pois afirma que as mulheres não têm outros atrativos além do corpo socialmente determinado como perfeito.

Outro ponto importante a se considerar é a vida sexual na “terceira idade”.

Os caminhos e a opressão

A opressão com relação à vida sexualmente ativa parece transparecer melhor quando algumas idosas se tornam viúvas.

Neste caso, a sociedade limita o comportamento das mulheres, como se fosse proibida a possibilidade de diversão e até mesmo encontrar um novo companheiro.

Para um homem idoso é considerado normal procurar uma mulher para satisfazer suas necessidades sexuais e para lhe servir nas tarefas domésticas.

Mas para as mulheres, há toda uma crítica desfavorável quando elas despertam o interesse em uma nova relação, mostrando que são sexualmente ativas.

dia internacional da mulher

O dia internacional da mulher deve ser um marco da luta por direitos. As idosas de hoje foram personagens principais da opressão por gênero, e no presente se encontram na busca pela liberdade que não puderam vivenciar.

Nós queremos incentivar a liberdade de escolha, ir e vir, além da importância das vovós na criação dos netos.

Não apenas auxiliando nas atividades domésticas, mas também como elementos de referência para as crianças.

Sem sofrer retaliações ou falta de credibilidade.

O Avôvó sonha com o momento que esse dia seja utilizado apenas para celebração, gerando apenas alegria e satisfação, mas a realidade ainda não é essa.

A luta por igualdade continua!

Desejamos um lindo dia da mulher, seja feliz e conte conosco para defender a importância da VoVó, além de todas as mulheres.

Veja também no Portal AVôVó:

Avó, uma mulher madura e sábia!

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *