Nacional

Novas regras para despacho de bagagem de mão

novas regras de bagagem de mão

As empresas áreas brasileiras vão intensificar a fiscalização do tamanho das bagagens de mão dos passageiros em voos nacionais dessas companhias a partir desta quarta-feira (10/04/2019).

De acordo com a Abear, associação que reúne as aéreas brasileiras, o objetivo é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos.

Desde o início da cobrança pelas bagagens despachadas, muitos passageiros têm optado por levar apenas malas de mão – por vezes de dimensões excessivas –, causando transtornos na hora do embarque na aeronave.

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A intensificação da fiscalização será feita por etapas, em 15 aeroportos. Antes de entrar nas áreas de embarque, os passageiros terão que verificar se o tamanho das bagagens está de acordo com os padrões definidos pelas companhias: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

latam

Nas primeiras duas semanas, os passageiros serão apenas orientados sobre essas normas em vigor.

Após esse período, as bagagens que excederem o tamanho permitido terão que ser despachadas nos balcões de check in das companhias aéreas, e estarão sujeitas a cobrança pelo serviço.

Na primeira etapa, em 10 de abril, os passageiros serão orientados sobre as regras nos aeroportos Juscelino Kubitschek (Brasília); Afonso Pena (Curitiba); Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal). Em 25 de abril, termina o período de orientação e entra em vigor a triagem das bagagens e obrigação de despacho das que estiverem fora do padrão.

Movimentação de passageiros no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/ Estadão Conteúdo

Movimentação de passageiros no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/ Estadão Conteúdo

Nas quatro companhias participantes – Latam, Gol, Azul e Avianca Brasil – o valor da bagagem despachada varia entre R$ 59 e R$ 220.

Em 17 de abril, começa a orientação nos aeroportos de Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife), Luís Eduardo Magalhães (Salvador) e Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém).

Duas semanas depois, em 2 de maio, terá início a triagem.

A terceira etapa envolverá os aeroportos de Santa Genoveva (Goiânia), Salgado Filho (Porto Alegre), Congonhas (São Paulo), Internacional de São Paulo (Guarulhos), RIOGaleão – Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).

Em 24 de abril começa a orientação nesses aeroportos, e em 13 de maio, a triagem das malas de mão.

Bagagem mão

fonte:  ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

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A franquia de bagagem de mão é de, no mínimo, 10 Kg.

Ou seja, o passageiro tem direito de levar com ele na cabine da aeronave até 10 Kg sem qualquer custo extra.

Atenção!

O transportador poderá restringir esse peso e o conteúdo da bagagem de mão por motivo de segurança ou de capacidade de aeronave, de acordo com informações obrigatoriamente contidas no contrato de transporte.

Fique atento!

Por medidas de segurança, não podem estar nos volumes de mão objetos cortantes e produtos inflamáveis, explosíveis e outros itens classificados como artigos perigosos (salvo exceções).

Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.

Na dúvida, consulte a empresa aérea

Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como: joias, dinheiro, eletroeletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras etc.).

Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão.

Atenção! Pese sua bagagem antes de sair de casa para assegurar que ela está dentro do limite que você contratou.

Bagagem despachada

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Após a edição da Resolução n°400/2016, as empresas aéreas podem vender passagens aéreas com diferentes tipos de franquias de bagagem despachada ou até mesmo sem a franquia, para passageiros que optarem por não utilizar esse serviço.

Em todas as passagens valem as regras do contrato, especialmente a de franquia de bagagem, independentemente da data do voo.

Por isso, ao comparar os preços das passagens, veja o que está sendo oferecido.

Atenção para o peso, as dimensões, ou a quantidade de bagagem despachada permitida em cada tarifa.

Leia tudo com atenção para saber exatamente que tipo de passagem você está comprando.

  • Por medidas de segurança, não podem estar nos volumes de mão objetos cortantes e produtos inflamáveis, explosíveis e outros itens classificados como artigos perigosos (salvo exceções).
  • Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.
  • Na dúvida, consulte a empresa aérea.

Extravio de bagagem

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Caso sua bagagem seja extraviada, comunique o fato imediatamente à empresa aérea, assim que constatar sua falta.

Esta comunicação deve ser feita junto ao balcão da empresa aérea ou de sua representante, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela.

Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem.

Se for localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro.

A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais).

Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias.

Nos casos de extravio de bagagem, o passageiro terá direito a receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais, pelo período em que estiver sem os seus pertences, desde que esteja fora do seu domicílio.

Vale lembrar que as empresas aéreas são responsáveis por definir a forma e os limites diários de ressarcimento.

A empresa aérea deverá efetuar este pagamento no prazo de 7 dias, a contar da apresentação dos comprovantes pelo passageiro.

Bagagem avariada ou violada

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Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque.

Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após o recebimento da bagagem avariada ou violada.

Nos casos de avaria, a empresa aérea deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente.

No caso de violação, uma vez comprovado o dano sofrido, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.

Furto de bagagem

Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito.

A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro.

Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

Se você quiser dicas para saber como arrumar a sua mala e não sofrer mais com isso, clique aqui

 

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