Lazer & Entretenimento, Saúde Física

A dança na terceira idade é bom demais

A dança é uma forma de atividade física capaz de gerar uma série de benefícios para a promoção da qualidade de vida dos idosos.

Entre os idosos a dança é considerada uma atividade física capaz de potencializar socialização, as relações interpessoais e otimizar as atividades de vida diária.

A prática da dança para idosos

A dança na terceira idade é fundamental para desenvolver os estímulos dos sentidos, entre eles cita:

Visual:

Ver os movimentos e transformá-los em atos;

Tátil:

Sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo;

Auditivo:

Ouvir a música e dominar o seu ritmo;

Afetivo:

Emoções e sentimentos transpostos na coreografia;

Cognitivo:

Raciocínio, ritmo, coordenação;

Motor:

Esquema corporal.

No aspecto social autores registram que a dança revela as idosas uma forma de diversão, uma maneira de buscar novas amizades, manter as que já existem, um meio de inclusão na sociedade e na sua própria família que é o fator principal para elas.

A dança como atividade recreativa aparece como uma alternativa de trabalho coletivo, que estimula a solidariedade, fazendo com que haja uma diminuição das tensões e das angústias, e consequentemente incentiva a idosa a buscar a socialização e o prazer de estar com pessoas da mesma faixa etária.

Uma alternativa válida para se adaptar ao envelhecimento é a recreação, a participação coletiva, que estimula a solidariedade. As atividades de convivência em grupo como a recreação, a dança e outras atividades de socialização são necessárias para a manutenção do equilíbrio social do idoso, afastando-o do isolamento.

A dança vista como atividade física auxilia o idoso a sair do isolamento provocado pela aposentadoria, contribui para a independência social, melhora a condição geral do indivíduo, ocorrendo também uma diminuição do preconceito cultural imposto pela sociedade.

idosos dançando na terceira idade

Os dados de estudos que enfatizaram a relação entre atividade física e qualidade de vida demonstraram que idosos mais ativos vivem com mais satisfação, pois encontram na prática da atividade física um modo de terem suas vidas com a quantidade de doenças minimizadas, um bem-estar físico e mental, melhor convívio social e maior disposição na realização de tarefas diárias.

Qualidade de vida nada mais que ser analisada pelas seguintes variáveis: domínio físico, social e psicológico.

Dentre as formas de avaliação, podemos registrar as que se baseiam na sensação de bem-estar e saúde, na satisfação com diversas áreas da vida, no diferencial entre o que o indivíduo deseja ou espera ter e o que tem, e ainda na funcionalidade.

A dança, de acordo tem como objetivo trabalhar o organismo do indivíduo harmoniosamente, respeitando as suas emoções, o seu estado fisiológico, desenvolvendo habilidades motoras, o autoconhecimento e ainda possibilitando benefícios como: prevenção e combate a situações estressantes; estimular a oxigenação do cérebro; melhorar o funcionamento das glândulas; reforçar os músculos e a proteção das articulações; auxiliar no aumento do desempenho cognitivo, da memória, da concentração e da atenção, proporcionar cooperação, colaboração, contato social; estimular a criatividade, a melhora da autoestima, da autoimagem e o resgate cultural.

A dança como forma de expressão e comunicação, estimula as capacidades humanas e pode ser incorporada à linguagem oral, por exemplo.

Assim como as palavras são formadas por letras, os movimentos são formados por elementos, a expressão estimula e desenvolve as atividades psíquicas de acordo com os seus conteúdos e forma de ser vivida.

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Uma das sugestões para se trabalhar com este público é a prática da dança, já que esta desenvolve o indivíduo integralmente.

Como atividade física, a dança talvez seja a mais completa de todas, por dar manutenção da força muscular, sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais de total amplitude e mudanças do estilo de vida.

Na terceira idade o corpo é afetado de um modo geral, sendo que os membros inferiores são os mais prejudicados, pois com o passar do tempo surgem limitações ligadas ao declínio das capacidades físicas, perdas na aptidão funcional, entre outras, e a dança pode beneficiar as idosas, retardando esses fatores que comprometem sua condição física.

Uma atividade física, sendo praticada de forma regular e sistemática, aumenta e mantém a aptidão física da pessoa, podendo elevar a melhoria do bem-estar funcional, o menor índice de mobilidade e mortalidade, tendo como ponto principal a promoção de saúde controlando as doenças relacionadas à idade.

Ao relacionar os aspectos físicos com a prática da atividade física, percebe-se que as idosas ficam mais dispostas e ativas para as atividades da vida diária e de trabalho, além de adquirirem uma melhor locomoção e um sono mais tranquilo.

Já, ao comparar a atividade física com os aspectos psicológicos, constata-se que as idosas estão mais satisfeitas com sua autoimagem e autoestima e, consequentemente veem um melhor sentido de viver.

A dança como atividade física é importante para as idosas porque estimula as funções do organismo, previne o diabetes, a hipertensão, a osteoporose, causa uma melhora no aparelho locomotor, auxiliando assim em suas atividades diárias.

Dançar na terceira idade não é só uma maneira divertida de mexer o corpo, habilidades como força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade também são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos.

Quando dançam, eles fazem um esforço maior para memorizar a sequência dos passos e precisam se concentrar para não invadir o espaço do parceiro.

Além disso, se lembram de experiências e sensações vividas no passado, quando a música os remete à juventude.

A maioria dos idosos não está interessada em performance artística, mas sim em uma atividade prazerosa com movimentos fáceis e ao mesmo tempo desafiadores e com ritmos variados.

O objetivo da dança é o de:

  • Trabalhar com um mecanismo harmonizador, respeitando as emoções, os estados fisiológicos,
  • desenvolvendo habilidades de movimentos,
  • exercendo possibilidades de autoconhecimento e

Possibilita os seguintes benefícios:

Resultado de imagem para idoso dançando

  • Prevenção e combate de situações estressantes,
  • estimula a oxigenação do cérebro,
  • melhora no funcionamento das glândulas,
  • reforço dos músculos e proteção das articulações,
  • conhecimento do seu corpo,
  • melhora da capacidade motora,
  • melhora do desempenho cognitivo,
  • melhora da memória,
  • concentração e atenção,
  • proporciona cooperação e colaboração,
  • contato social,
  • criatividade,
  • melhora da autoestima,
  • auto-imagem
  • e estimula o resgate cultural.

Dançar aumenta a freqüência cardíaca, estimula à circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima muitas calorias.

A dança de salão é essencialmente uma atividade social e provoca uma sensação de bem-estar psicológico.

Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação.

Quando se pratica dança, você reduz o estresse, aumenta a energia, e melhora o tônus muscular.

Embora a dança de salão não trabalhe tão intensamente como a musculação, ela pode realmente fortalecer os músculos, especialmente a parte traseira das coxas e os glúteos, contribui para o controle de peso, excelente exercício cardiovascular, fortalece os ossos das pernas e quadris, aumenta o equilíbrio e a coordenação motora.

A dança é movimento.

Desenvolve a consciência de como o corpo se move e como funciona o seu controle corporal.

A dança desafia a percepção espacial e do outro, que está envolvido na dança, desenvolve o sistema circulatório, melhora a capacidade mental, contribui para a boa postura e alinhamento corporal, desenvolve o controle pessoal e principalmente contribui para a interação social.

idosos dançando na terceira idade

Os ritmos que os idosos costumam vivenciar com mais frequência nos clubes são: forró, bolero e valsa.

Sendo estes dançados em casal, ritmado e com passos específicos para cada tipo de dança.

Conclusão

Conclui-se que a dança, como forma de atividade física, trabalha a atenção, concentração, percepção, lateralidade, ritmo, memória recente, orientação espacial, estimulando diversas habilidades psicomotoras e cognitivas do idoso, além de melhorar a coordenação motora e o condicionamento físico associado à sensação de satisfação física e emocional do idoso e também propicia benefícios para o corpo e a mente.

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