Dicas de Alimentação

Curry, incrível para a saúde e na sua alimentação

Curry – Benefícios e Como Usar na Alimentação Diária.

Você sabia que o curry pode trazer muitos benefícios à saúde?

Confira como incluí-lo em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

O curry é uma especiaria muito empregada na cozinha oriental e que, aos poucos, o Brasil tem adotado para temperar e dar mais cor e sabor aos seus alimentos.

O mais interessante é que esse tempero possui diversos benefícios para a saúde, se consumido regularmente, porém, com parcimônia.

O curry nada mais é do que uma mistura de especiarias diversas, tendo como base folhas da árvore de caril, açafrão da terra, coentro, cominho, gengibre, cardamomo, cravinho, pimenta, casca de noz moscada e canela.

Essa é a mistura básica do curry, que pode receber ainda outros temperos, como a pimenta caiena, a pimenta da Jamaica, o manjericão, o alecrim, o anis, o pimentão o manjericão e o feno grego.

E dependendo das misturas realizadas, que podem variar em cada localidade, a cor do tempero não será apenas a amarela, mais tradicional, como também vermelha ou verde.

curry benefícios

Quais são os principais benefícios do curry

O curry tem diversos benefícios a oferecer à saúde de quem o consome.

Em primeiro lugar, vale destacar a planta asiática denominada árvore de caril ou Murraya koenigii, que tem, em seu óleo, um poderoso anticoagulante.

Além disso, essa planta atua, também, como antiespasmódico, antitrombótico, mucolítico e cicatrizante, além de ser um ótimo contribuinte na prevenção de problemas vasculares e cardíacos.

As especiarias presentes no curry auxiliam o sistema digestivo a funcionar melhor, graças às substâncias existentes no cardamomo e nas pimentas, que são fundamentais para prevenir problemas no estômago e, também, a constipação.

O anis e a pimenta da Jamaica que constam no curry aliviam questões relacionadas à indigestão, à perda de apetite e às dores no estômago.

Outro ponto positivo para o curry é devido às suas propriedades termogênicas, que possibilitam uma aceleração do metabolismo, o que vai promover um maior gasto de calorias – o que ajudará na diminuição do peso e, também, das medidas.

Justamente por isso, ele tem sido muito buscado para quem quer emagrecer.

O curry possui, ainda, diversas propriedades anti-inflamatórias, o que pode ser um bom aliado na redução de inchaços e dores provocadas por processos inflamatórios, tanto nos músculos quanto nas articulações.

A cúrcuma, muito presente na especiaria asiática, é um dos principais elementos a contribuir nesse sentido, por reduzir os sintomas das inflamações.

Curry

Outro sistema a ser beneficiado é o imunológico, isso porque o tempero conta com uma boa quantidade de açafrão (ou cúrcuma), conhecido por seu poder curativo.

Ele é rico em antioxidantes e também contém várias vitaminas, como A, C e B6, que são essenciais para defender o organismo contra infecções.

Outro ingrediente que auxilia nesse processo é o gengibre, um ótimo anti-inflamatório e um excelente termogênico natural.

Por possuir muitas substâncias antioxidantes, o curry também ajuda a combater o envelhecimento precoce, bloqueando a ação dos radicais livres no organismo humano.

Mas, por que é importante evitar que os radicais livres ajam no corpo?

Quer saber mais sobre radicais livres, clique aqui

Resultado de imagem para curry

Porque eles são responsáveis por causar várias doenças degenerativas, como cardiopatias, problemas pulmonares, aterosclerose, diabetes, inflamações crônicas, artrite e vários tipos de câncer.

Falando em diabetes, o curry foi indicado, em estudos científicos, como um ótimo aliado na diminuição do tempo em que o amido é transformado em glicose, o que ajuda a controlar os níveis de glicemia do organismo.

Isso é muito positivo para quem tem diabetes e necessita de alimentos que auxiliem a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Como usar o curry na alimentação diária

O curry é um tempero que combina muito bem em frangos e em carnes, além de pode ser utilizado no preparo de legumes e leguminosas, por exemplo, cenoura, batata e lentilha.

Além disso, a especiaria pode ser aproveitada no arroz, o que vai dar uma cor toda especial aos pratos de salada, sopa ou qualquer outro alimento.

curry pratos

O segredo é saber dosar a sua quantidade, para não deixar a refeição muito carregada, o que pode, além de afetar o sabor do alimento, trazer problemas à saúde, já que o excesso do curry leva a problemas gástricos.

Vendido em pó, é só salpica-lo no prato enquanto está sendo preparado.

Adicione o curry à pratos saudáveis e faça atividades físicas regularmente, assim você terá uma melhor qualidade de vida e prevenirá diversas doenças.

fonte: quero viver bem

Saiba sobre o colorau, um tempero bom, gostoso e pode ser usado sempre. Clique aqui para saber

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *