Frutas

Cupuaçu – Uma fruta amazônica com muitos benefícios

Cupuaçu – Uma fruta amazônica com muitos benefícios.

Por acaso você já provou cupuaçu?

Se a resposta for “não” é hora de reverter esse quadro.

A fruta nativa da Amazônia, e portanto originária também do Brasil, é uma antiga conhecida dos índios da região, que não apenas a consomem por gostarem de seu sabor, mas também pelas suas propriedades curativas.

Hoje, ela chega a ser vendida em pó por um valor bem elevado em outros países, mas aqui temos o privilégio de aproveitá-la na sua forma orgânica, e portanto com todos os seus benefícios.

Cupuaçu é a fonte da juventude?

O cupuaçu e seu cultivo | Cursos a Distância CPT

Cupuaçu – Uma fruta amazônica com muitos benefícios

Da mesma forma que sempre surge alguém com uma dieta miraculosa muita gente afirma que o cupuaçu é a própria fonte da juventude.

Mas será mesmo?

Na verdade a razão é bem simples e não possui nada de tão especial assim.

O que ocorre é que ele possui um antioxidante poderoso, e por isso combate os radicais livres com mais eficácia que outros alimentos.

Consequentemente, a fruta evita a oxidação das células e o envelhecimento precoce, além do surgimento de algumas doenças, como o câncer e o mal de Alzheimer.

Mas verdade seja dita, ela não é a única que possui esse benefício, e portanto o apelido é sim exagerado.

Fruta ajuda a emagrecer e é uma ótima aliada dos exercícios físicos

Cupuaçu: o que é, benefícios e dicas de consumo

Outra vantagem do cupuaçu que merece destaque é que a fruta pode sim entrar na dieta de quem está querendo perder peso.

Isso porque ela é rica em vitamina C, que é sempre lembrada por ser um excelente antioxidante, embora possua um benefício adicional: acelera o metabolismo.

Com isso o seu organismo trabalha mais rápido e queima mais calorias que o normal, principalmente se você já pratica exercícios.

Aliás, a vitamina está presente em frutas cítricas, e por isso seu consumo é tão importante, seja na sua forma crua ou em polpa.

Se o seu objetivo é ficar mais magro saiba que o cupuaçu também garante saciedade por mais tempo, o que acaba reduzindo as chances de consumir mais do que precisa até ficar satisfeito.

Por fim, ele também reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL), impedindo a gordura de se acumular nas artérias e evitando problemas cardiovasculares.

Cupuaçu alivia as dores abdominais

Conheça as razões para inserir o cupuaçu em sua alimentação com urgência - iBahia

Cupuaçu – Uma fruta amazônica com muitos benefícios

Tudo o que foi mencionado até agora é baseado em estudos que comprovaram o quanto a fruta pode ser eficaz no combate a doenças e para manter o corpo em forma.

Mas ela possui uma característica que pode ser percebida pelos índios muito antes da ciência descobrir todos os seus benefícios: alivia dores abdominais.

Isso ocorre porque ela possui vitaminas e minerais que permitem o bom funcionamento do intestino e consequentemente evitam problemas gástricos.

E por isso mesmo sem saber de forma precisa os pajés davam sementes de cupuaçu a mulheres que passam por partos difíceis.

É rico em vitaminas e minerais

Como toda boa fruta, o cupuaçu é rico em vitaminas e minerais, e por isso é excelente não só para combater enfermidades como também problemas menores que afetam muitas pessoas.

Além da vitamina C, que já foi mencionada, é rico na A, que não apenas deixa a pele e cabelo mais bonitos como também ajuda no crescimento e melhora a visão.

Também é fonte de complexo B, que de uma forma geral melhora o funcionamento do nosso corpo.

Por fim, possui boas quantidades de selênio e cálcio, o que não apenas auxilia o metabolismo como também deixa os ossos mais fortes, evitando problemas como a osteoporose.

Fonte: taeq

Veja também no Portal AVôVó:

Jenipapo – Super fruta para diversas aplicações e doenças

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *