Estética & Beleza

Como lidar e cuidar e cabelos longos em dias frios

cabelos longos em dias frios

As mulheres que escolhem deixar as madeixas longas são as que mais sofrem com as mudanças de temperatura. Os dias frios podem trazer momentos gostosas, mas acabam por judiar dos fios.

Olá vovó, tudo bem? A matéria de hoje fala exclusivamente com você pois, como veremos, abordaremos um assunto de importância estética. Não queremos excluir os vovôs quando o tema versa sobre beleza, mas falaremos de cabelos longos e as complicações para mantê-lo em condições saudáveis em climas mais frios, portanto, um assunto que interessa mais as senhoras do que os senhores. Caso você mantenha as madeixas mais compridas, provavelmente já sentiu mudanças quando o tempo frio chega. A maioria dos cabeleireiros e esteticistas afirmam que o clima traz problemas comuns para a maioria das mulheres, mas que podem ser evitados com soluções simples.

A sabedoria popular rotula o verão como a estação mais prejudicial à saúde dos cabelos, mas o calor e o frio são prejudiciais aos cabelos. O verão leva ao ressecamento e pode causar mais danos, envelhecendo ao longo do tempo, esbranquiçando e quebrando facilmente. O inverno, estação mais fria, pode deixar o cabelo mais oleoso e sujeito a dermatite – Doença cutânea que provoca manchas descamativas e vermelhas na pele, principalmente no couro cabeludo. Existem doenças capilares em todas as épocas do ano, mas no inverno os banhos quentes podem desidratar o couro cabeludo e deixa-lo mais vulnerável aos problemas da estação.

Veja três problemas e as soluções:

  • Oleosidade excessiva

como cuidar dos cabelos longos no frio

Em dias frios, costumamos secar o cabelo com o secador e a usar a água do chuveiro mais quente – o que estimula as glândulas sebáceas, deixando os fios e principalmente a raiz do cabelo oleosa.

Solução:

Não espere o cabelo ficar muito oleoso para lavar.

Controle a temperatura da água no banho e certifique-se de que o secador está a pelo menos 10 centímetros de distância dos fios e não aplique condicionador na raiz.

  • Fios ressecados

cabelos longos em dias frios

A água do chuveiro com temperatura mais alta e o secador ressecam o cabelo.

Devido ao calor, as cutículas dos fios se abrem, deixando aquela sensação de aspereza nas pontas.

Solução:

Não se esqueça de aplicar um protetor térmico se for utilizar o secador.

A reversão do aspecto é possível com cremes conhecidos como mascaras.

Vale ressaltar que entre os industrializados os com aminoácidos são melhores e as receitas caseiras são possíveis com abacate, mel, iogurte integral e óleo de coco.

  • Queda de cabelo

 

cabelos longos em dias frios

A vitamina D é essencial para estabelecer raízes fortes e evitar a queda de cabelo.

Os dias frios tem menor incidência solar e as pessoas tem menos vontade de se expor ao sol.

No entanto, sem receber luz solar na pele os índices de vitamina D diminuem e a queda de cabelo é inevitável.

Clique aqui, para saber tudo sobre a Vitamina D 

Solução:

Qual é o nível de vitamina D no seu organismo?

Caso seja muito baixo, procure um médico especialista e veja soluções mais enérgicas.

Nos casos mais simples, você também pode melhorar a condição do seu couro cabeludo em casa, fazendo um suco que ofereça nutrientes necessários e estimule a raiz.

A receita para uma “faxina” no couro cabeludo são: vinagre de maçã, suco de limão, óleos essenciais e alecrim.

O tempo frio pede acessórios para se proteger, como toucas e gorros.

Não há problema em usá-los, mas não é aconselhável que use com os fios molhados, pois abafa o cabelo e não permite a respiração adequada.

Outro ponto importante, o gorro deve ser lavado sempre, evitando o acumulo de células mortas.

Veja também no Portal AVôVó:

Cama do idoso: os cuidados especiais que você precisa ter

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *