Destaques, Saúde Física

Cuidados com a saúde da mulher na terceira idade

Cuidados com a saúde da mulher na terceira idade.

A terceira idade é considerada uma etapa delicada na vida das pessoas.

bf 300x250

A sociedade no geral tem a visão de que o idoso é aquela pessoa que está sempre doente e que precisa de cuidados constantes para que possa continuar vivendo.

Isso não é a verdade, mas também não significa que seja totalmente mentira.

É verdade que se pode ter uma vida muito saudável na terceira idade e que você não precisa ir a todo tempo ao hospital ou tomar medicamentos controlados.

Porém, os cuidados a serem tomados devem ser redobrados quando uma pessoa chega à fase idosa.

O corpo não tem mais a mesma estabilidade e o sistema imunológico também já não trabalha com toda a força.

Mas existem métodos que podem ajudar você a viver uma terceira idade com toda tranquilidade que alguém que já viveu tanto merece.

Terceira Idade Para Mulheres

Resultado de imagem para mulher idosa saudável"

A terceira idade para as mulheres em específico é um pouco diferente.

A idade da menopausa já passou e todas as principais alterações hormonais que ocorrem na vida de uma mulher também.

Então, pelo fato de o corpo já ter passado por suas maiores transformações, essa é uma fase da vida da mulher que pode ser considerada mais tranquila, pelo menos se tratando de hormônios.

Muitas mulheres sabem disso e acabam achando que não faz mais sentido fazer visitas ao ginecologista ou tratar de sua sexualidade.

Mas ao contrário do que muitos pensam, entre os principais cuidados que a mulher deve ter com a sua saúde na terceira idade, está a visita regular ao seu médico.

É com essa visita diversas doenças podem ser descobertas precocemente e tratadas o quanto antes.

Diversos tipos de câncer como o de vulva e o de ovário são mais comuns de se desenvolverem em idosas e, além disso, são doenças que têm uma evolução rápida, o que pode complicar muito seus tratamentos.

Visitar o ginecologista regularmente é apenas um dos cuidados que mulheres idosas devem tomar em relação à saúde.

Existem muitas outras coisas que podem ser feitas para prevenir outros tipos de doenças ou até mesmo fortalecer o corpo para se ter uma vida mais saudável.

Separamos aqui alguns cuidados essências que mulheres devem tomar na terceira idade.

Visitar o ginecologista

Resultado de imagem para mulher idosa saudável"

Como já dito acima, a visita regular ao ginecologista é provavelmente o cuidado mais básico que uma mulher na terceira idade deve tomar.

Com a visita, você pode prevenir doenças, verificar se todas as partes do seu corpo estão funcionando de forma correta e ficar livre de qualquer preocupação, claro que todos os exames necessários também devem ser feitos de forma correta.

Também não se pode deixar de pensar em sua vida sexual.

É verdade que os estrogênios são produzidos em menor escala depois da menopausa, mas isso não significa que a sua vida sexual deve sofrer, muito menos acabar.

A vida sexual de uma mulher está muito mais relacionada ao bem estar físico e emocional do que a fatores estritamente biológicos.

Por essa razão, o ginecologista se faz importante na terceira idade também para a manutenção de sua vida sexual, já que o seu corpo exige mais cuidados.

Praticar exercícios

Resultado de imagem para mulher idosa saudável"

É fato comprovado que a prática regular de exercícios físicos melhora significativamente a nossa qualidade de vida.

Tanto homens quanto mulheres tendem a sentir mais dores depois dos 65, devido as constantes mudanças no organismo.

Porém, doenças como a osteoporose são muito mais frequentes nas mulheres e a pratica de exercícios físicos também ajuda no tratamento.

Quais são os exercícios mais recomendados?

Resultado de imagem para mulher idosa saudável"

Os exercícios físicos mais recomendados para mulheres da terceira idade são aqueles que auxiliam no equilíbrio e fortalecem os músculos das pernas para que quedas sejam evitadas, já que o corpo fica muito mais frágil e os ossos mais propensos a terem fraturas e até mesmo a quebrarem.

Por isso, na terceira idade procure praticar esportes como pilates, yoga e natação, que não exigem demais do seu corpo e te ajudam a se manter saudável.

A corrida ou caminhada também é muito recomendável porque fortalece os sistemas respiratórios e cardíacos, diminuindo o risco de infartos e de doenças como pneumonia, que são muito perigosas nessa fase da vida.

Alimentação Adequada na Terceira Idade

Resultado de imagem para mulher idosa saudável"

O estado nutricional da mulher na terceira idade pode sofrer grandes mudanças, principalmente a partir dos 65 anos.

Por isso uma alimentação balanceada com diversos tipos de vitaminas e minerais são extremamente importantes nessa fase da vida.

Alimentos ricos em cálcio e vitamina D como leite, sardinha, nozes e tomate, por exemplo, são excelentes na prevenção da osteoporose.

Uma alimentação saudável para quem está na terceira idade vai muito além de apenas prevenir doenças.

O corpo humano precisa de mais de 40 nutrientes obtidos através de alimentos para funcionar completamente.

Por essa razão, as refeições devem conter alimentos de todos os grupos alimentares como carboidratos, proteínas, frutas, gordura e açúcar, etc.

Claro que sempre dentro das porções corretas para que não haja exagero.

Cuidados Recomendados

Com todos os aspectos apresentados aqui, acredito que você já sabe que é possível viver uma vida totalmente plena e feliz na terceira idade.

É claro que existem diversos cuidados que a mulher deve ter com a saúde na terceira idade, mas isso não impede ninguém de ter uma boa vida e realizar todas as tarefas do dia a dia com prazer e felicidade.

O  mais importante, nunca deixe de ter relações com as pessoas próximas, conversar e ter relações sociais saudáveis, pois a saúde mental também é mais frágil na terceira idade.

Envelhecer não significa que a vida esteja acabando aos poucos e nem que você tenha que abrir mão das coisas boas da vida.

A terceira idade é uma fase assim como qualquer outra e que tem suas diferenças, exige certos cuidados e também exigem certas mudanças nos seus hábitos.

Mas é preciso encarar isso como parte da vida, que desde o seu início sofre constantes mudanças e essa é apenas mais uma entre tantas outras vividas ao longo dos anos.

Tomando todos os cuidados necessários para que a sua saúde não seja afetada, as mulheres podem levar uma vida totalmente boa e tranquila na terceira idade.

fonte: trocando fraldas

Checkup da saúde, antes de viajar na terceira idade. Saiba aqui

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *