Saúde Física

Cuidados ao sentar, principalmente quando no computador

Cuidados ao sentar, principalmente quando no computador.

Cuidados ao sentar, principalmente quando no computador.

Quando você estiver de frente do computador quer ele seja um Desktop (de mesa) ou no Smartphone (celular).

Há de se tomar alguns cuidados com a maneira que se senta na cadeira ou sofá e verificar a postura de sua coluna para que ocorram problemas futuros.

Veja as dicas e orientações abaixo de acordo com a publicação do espaço aberto USP.

As organizações mundiais de saúde estimam que 60% a 80% da população adulta acima dos 30 anos deverá se queixar, no futuro, de dores nas costas.

A maior incidência do problema acontece entre pessoas de 35 e 55 anos.

Problemas e soluções relacionadas a postura e equilíbrio são o alvo de estudo do Laboratório de Biofísica, centro que recebe apoio da Fapesp, aberto em setembro de 2001 na Faculdade de Educação Física e Esporte da USP.

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Cuidados ao sentar, principalmente quando no computador.

“Muitas pessoas tratam o equilíbrio e a postura como algo trivial, mas não é”, defende Marcos Duarte, coordenador do laboratório.

“Com o ritmo da vida moderna, o homem deixou de praticar atividade física e aumentou a incidência de dor na coluna e lesões por esforços repetitivos”, complementa.

As dificuldades do equilíbrio são ainda mais graves, principalmente entre os idosos.

Para a realização de qualquer ação motora, é preciso que o corpo esteja o mais estável possível, principalmente ao se sentar.

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E a estabilidade corporal está diretamente ligada ao controle da postura.

A falta de equilíbrio entre os idosos causa grandes prejuízos para a saúde de um país.

O Brasil é pobre em estatísticas nesta área, mas, nos Estados Unidos, órgãos de saúde estimam que 1 a cada 3 idosos caia frequentemente, fato que gera custos assombrosos, de US$ 20 bilhões anuais para a saúde.

Uma pesquisa realizada apenas na cidade de São Paulo mostra que 1/3 da população idosa é “caidora” (feminino de caidor).

Os motivos que levam à queda podem não ser visíveis, como osteoporose, diminuição da força muscular, diminuição da visão e da audição e até deformidades nos pés, ou externos, como ambientes mal iluminados, arquitetura mal planejada e disposição inadequada de móveis.

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Já o trabalho com a postura, que deve ser realizado em todas as idades, envolve principalmente a consciência corporal.

“Se a pessoa não tem um desvio específico de coluna, uma má postura pode ser corrigida com os três princípios básicos: coluna ereta, ombros para fora e cabeça erguida”, resume Duarte.

“Geralmente, as pessoas trabalham com movimentos mecanizados, boa parte do tempo sentadas ou em pé.

O importante é lembrar que o corpo humano não serve para ficar um longo período na mesma posição.

Tem que levantar um pouco, fazer algum alongamento e dar uma volta pela sala”, aconselha.

Uma das práticas que têm efeito positivo na postura e equilíbrio é o tai chi chuan, que estimula o alinhamento do tronco e consciência dos movimentos.

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” Duarte lembra ainda que a melhor forma de trabalhar a postura é através de um condicionamento físico adequado.

Para trabalhar o equilíbrio, algumas práticas importantes, que devem ser realizadas diariamente, incluem um exercício de andar em linha reta, pé ante pé; e tentar equilibrar-se em um pé só, apoiado ou não num sofá ou uma cadeira.

Postura versus computador e sistema esquelético

cuidados ao sentar no computador

Postura correta no computador

Às vezes não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia trabalhando mal posicionados, e completamente inconscientes da nossa postura.

Nos transformamos em uma máquina, reduzimos todo nosso corpo a uma grande cabeça cheia de preocupações e vamos automaticamente desempenhando nossas tarefas, com o único foco de dar conta de tudo.

O resultado disso ao longo do tempo é um corpo bloqueado, cansaço extremo e noites mal dormidas.

Condições básicas para o surgimento de dores crônicas e doenças relacionadas ao trabalho.

Passar a prestar atenção na nossa postura diária não custa muito, garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada.

O primeiro passo para ganhar boa consciência corporal é praticar qualquer atividade física.

Aquela a que faz você se sentir bem e dê prazer.

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Quando nos exercitamos ficamos mais próximos do nosso corpo e ouvi-lo e respeitá-lo fica mais fácil.

O segundo passo é cuidar para que o corpo não “desmorone na cadeira” ou que não tencionemos demais os músculos e articulações nas atividades diárias.

A seguir algumas dicas básicas para cuidar da sua postura:

Ao sentar-se certifique-se de que está sentado sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis).

Para saber bem onde estão seus ísquios sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos bem no chão.

Se for preciso apalpe-os com as mãos.

Quando sentamos nos ísquios automaticamente endireitamos toda a coluna, o que não acontece se sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, e nos curvamos para frente ou para trás.

Quando estiver sentado na cadeira os pés devem ter um apoio firme no chão.

Se você não alcançar apoie os pés num banquinho pequeno, ou numa pilha de livros, o importante é que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus.

Isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar.

Se o ambiente de trabalho permitir, também é válido adotar a postura sentada com pernas cruzadas “de índio”, mesmo sob a cadeira, também é uma forma muito saudável de se sentar.

A altura da mesa e cadeira estão boas para você se os antebraços ficam apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador sem estarem muito encolhidos, ou muito distantes.

O importante é que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e principalmente longe das orelhas!

A tela do computador deve ter uma luminosidade adequada e as máquinas mais antigas geralmente pedem o uso de filtro sobre a tela para não estressar os olhos.

Faça pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho.

Levante-se, mexa-se e alongue pescoço, braços e as mãos para desfazer as tensões.

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Cuidados ao sentar, principalmente quando no computador.

Certifique-se de que a temperatura do ambiente esteja agradável, com boa iluminação, sem lâmpadas piscando.

Veja também se a ventilação está adequada e se o nível de ruído no ambiente está dentro do aceitável.

Tudo isso interfere no conforto físico necessário para desempenhar o seu trabalho.

Nunca deixe de atender às suas necessidades fisiológicas, não segure demais antes de ir ao banheiro, nem deixe a fome apertar constantemente.

Poucas coisas fazem tão mal à nossa saúde quanto isso.

Parece um absurdo mencionar este item, mas é cada vez mais comum no mundo corporativo as pessoas “não terem tempo de ir ao banheiro” ou passarem longos períodos sem se alimentar!

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Evite ao máximo almoço de negócios, reuniões de pauta ou qualquer coisa do tipo durante as refeições.

Neste o horário sua mente e seu corpo devem descansar, focar apenas nos sentidos e guardar sua energia para a boa digestão dos alimentos.

Fato fundamental para a boa disposição e saúde.

Como você pode ver estas são atitudes muito simples somadas ao bom senso, mas que fazem toda a diferença em nossas vidas.

Cuide-se e faça sua parte! Isso refletirá em toda a sua vida e nas pessoas ao seu redor.

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