Frutas

Cruá – O que não lhe falta são nutrientes e benefícios

foto: farmácia da natureza

Cruá – O que não lhe falta são nutrientes e benefícios.

Cruá (Sicana odorífera) é uma planta originada das Américas, conhecida popularmente por vários nomes tais como  melão-caboclo, maracujá de cheiro, melão cheiroso, melão caboclo, ou melão-caipira.

Cultivo

30 Sementes Melão Caboclo Cruá Jamelão Preto Fruta Mortadela | Mercado Livre

É uma trepadeira semi-perene, muito vigorosa e pesada, com galhos que atingem até 15 metros de comprimento, que prefere clima tropical, solos ricos em nutrientes; além de rega constante sem encharcamento.

Os talos jovens são peludos e dotados de gavinhas, que aderem firmemente a qualquer superfície lisa.

Os talos da base são fibrosos e medem até 12 cm de diâmetro.

As folhas possuem longas hastes ou pecíolos de 4 a 12 cm; possuem forma de coração, com margens onduladas ou dentadas, medindo até 30 centímetros de largura e comprimento, com textura áspera na face inferior.

 

A planta produz flores femininas e masculinas, polinizadas por insetos, que dão origem ao fruto, em forma de baga cilíndrica, que contém casca dura e cor laranja-avermelhada ou negra, quando amadurece; além de possuir aroma forte e agradável, que lembra o cheiro do melão.

A propagação da planta pode ser por sementes ou por mudas.

Cruá – O que não lhe falta são nutrientes e benefícios

Cruá - Farmácia da Natureza

Propriedades

Ele é rico em cálcio, caroteno, fósforo, fibras, niacina, tiamina e vitamina C; além de apresentar propriedades antioxidante, vermífuga e digestiva.

Ele é usado na medicina popular, para eliminação de vermes e para melhora de incômodos intestinais; além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

Serve para quê?

10 Sementes Crua Preto Sicana Melão Trepador Caboclo Cruá | Mercado Livre

A planta pode ser cultivada para finalidade ornamental. Os frutos são empregados na culinária, na forma cozida como legumes. além de utilizados em sopas, guisados, ou conservas; quando maduros são fatiados e descascados como melão.

O fruto maduro é adocicado; além de servir para compor deliciosas sobremesas, sucos, licores, geleias, sorvetes e picolés.

A fruta descascada dá origem a um suco refrescante e muito nutritivo; além de servir na preparação de doce em pedaços, para compotas ou cristalizados. As frutas maduras conservam-se por até 2 meses em temperatura ambiente seco e arejado.

A fragrância dos frutos ajuda a repelir alguns insetos. Em Sri-lanka, os nativos aproveitam a fragrância para perfumar roupas, casas e até altares religiosos, em determinadas épocas festivas.

Onde encontrar?

Cruá - Benefícios e Propriedades dessa planta

Pode ser de fácil cultivo, pode ser encontrado em quintais ou hortas domésticas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

fonte: Coisas da Roça

Veja também no Portal AVôVó:

Alimento foto criado por Racool_studio - br.freepik.com

Tipos de Maracujá e as suas principais características

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *