Destaques, Lazer & Entretenimento

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

Estar com a natureza faz bem para a terceira idade

Todos nós sabemos dos benefícios que o contato com a natureza traz para as nossas vidas, principalmente no que diz respeito à saúde.

Falando especialmente dos idosos, que já tiveram uma vida recheada de esforços físicos e continuam na ativa, equilibrar tanto o corpo quanto a mente é fundamental para cuidar bem da saúde.

E você sabia que é possível alcançar facilmente esse equilíbrio com a ajuda da natureza?

No post de hoje, separamos 5 benefícios para que você entender como o contato com a natureza promove o bem-estar na terceira idade. Confira!

Fonte de Vitamina D

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

O convívio com a natureza permite que o idoso tenha um contato mais saudável com sol, que é uma excelente fonte de vitamina D.

É graças à vitamina D que o nosso corpo absorve melhor o cálcio, deixa o nosso humor mais leve e ajuda até mesmo na redução do risco de doenças como o câncer, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e doenças cardíacas.

A circulação sanguínea também melhora com a vitamina D, pois ela promove o relaxamento dos vasos e a diminuição da pressão arterial.

Auxílio para os problemas do dia a dia

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

Diante de uma rotina tão atarefada, cheia de preocupações e obrigações, acabamos nos envolvendo em situações estressantes que podem até mesmo nos levar à depressão, ansiedade e outros males que surgem com a sobrecarga de atividades.

O contato com a natureza promove uma pausa na rotina, ajudando a esvaziar a mente e permitindo, assim, um momento de relaxamento.

Ela também é um excelente local para praticar exercícios!

Melhorias na concentração

Em um mundo cada vez mais conectado e onde nós somos bombardeados por informações o tempo todo, o contato com a natureza permite uma melhora na concentração.

A Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, realizou um estudo que aponta que o maior contato com a natureza, sem interferências da tecnologia, é uma maneira de deixar tanto os problemas quanto o estresse de um dia em segundo plano.

Assim, com mais foco, é possível realizar as demais tarefas de um modo melhor.

Descanso para o cérebro

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

cérebro necessita de 20% de toda a energia que o nosso corpo produz.

Quando necessitamos focar em algo, essa energia requisitada sobe para 30%.

Mesmo quando estamos em um momento de relaxamento, nosso cérebro continua trabalhando, ainda que em um ritmo menor.

Os momentos de contato com a natureza permitem que o cérebro entre em um estado chamado de rede neural em modo padrão.

Isso faz com que os processos de desenvolvimento e de compreensão ocorram mais fluidamente e nos ajudam a entender mais sobre nossas próprias identidades.

Boa pressão arterial

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios
foto: shutterstock

O ar fresco presente na natureza permite que você respire com melhor qualidade.

Em ambiente fechados como em casa ou no escritório, ou em grandes cidades, que possuem altos níveis de poluição, o seu corpo sente a necessidade de receber mais oxigênio.

Durante o trabalho e a realização de outras atividades sob essas condições, o corpo acaba promovendo mais batimentos cardíacos e o aumento da pressão arterial — o que não é interessante para a saúde.

A natureza também é um lugar onde é possível colocar em prática os mais diversos exercícios de respiração, pois eles diminuem a produção dos hormônios que estão relacionados ao estresse.

Esses exercícios também ajudam a lidar com as situações irritantes, pois diante delas, é só colocá-los em prática para manter a calma.

Use a natureza para combater o estresse

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

Andar na terra, respirar o ar puro e até tomar sol fazem você relaxar

Ao reservar alguns minutinhos do dia para caminhar com os pés descalços na terra, você sente melhor as diferentes superfícies e temperaturas.

“Com isso, você mobiliza a musculatura tensionada ou enfraquecida, promovendo relaxamento e revigorando outras partes do corpo por reflexo de pontos presentes no pé”, explica a terapeuta.

Respirar o ar de áreas verdes

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

O contato com a natureza é importante para que a flora bacteriana do nosso organismo se desenvolva, fortalecendo a imunidade.

É o que aponta um estudo desenvolvido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, e divulgado na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Segundo a pesquisa, a falta de exposição à natureza pode aumenta a incidência de asma e outras alergias entre moradores de cidades.

“O tempo seco, partículas de fumaça, gases irritantes, substâncias químicas existentes no ar agravam as crises asmáticas”, afirma o pneumologista Carlos Carvalho, do Hospital do Coração.

Se você prezar por alguns minutinhos de passeio em um parque ou por uma viagem de final de semana a uma cidade mais verde, diminui as crises de alergia e outros problemas respiratórios que acabam com o humor de qualquer um.

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

Tem sensação melhor do que chegar em casa e esbarrar no seu cachorro, de língua de fora e rabo abanado de felicidade?

O contato com um animal, seja de estimação ou não, é uma ótima forma de se distrair e de estimular a afetividade.

“Muitas pessoas têm dificuldade de dar e receber carinho de outros seres humanos”, afirma o neurocientista Alexandre Monteiro, coordenador do Projeto Animallis, que faz terapia assistida com animais em idosos com demências, como Alzheimer, e depressão.

“O contato com animais pode funcionar como uma ponte para trabalhar as emoções, aumentando a sensação de segurança, a socialização e a motivação.”

Ouvir sons da natureza

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

Existem desde aplicativos para celular com sons da natureza até CDs e DVDs.

Barulhos de chuva, cachoeira, pássaros e até baleias ajudam a levar a mente para longe dos problemas – recurso perfeito para relaxar antes de dormir.

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, observaram esse benefício em pacientes com câncer: aqueles que tiveram contato com imagens de paisagens naturais e sons de pássaro fizeram menos queixas de dores do que as pessoas que viram imagens e sons de cidades ou ficaram sem ver nada.

Aromas naturais

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

O cheiro de terra molhada, flores, madeira e diversos outros elementos da natureza pode tanto aumentar a disposição como promover relaxamento.

A aromaterapia é uma técnica que combina esses diferentes aromas naturais e indica os melhores para cada situação.

“Existem aromas que são estimulantes, ou seja, auxiliam na oxigenação e na circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas e o excesso de gás carbônico”, afirma a aromaterapeuta e psicóloga Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia.

“Com esse verdadeiro ‘arrastão’, o organismo recupera as suas funções normais e acaba com a lentidão e o cansaço causados pelo estresse.”

Cinco minutos de caminhada no parque

Estar em contato com a natureza na terceira idade só traz benefícios

Mesmo que o dia esteja nublado, você pode se beneficiar pelo simples fato de estar ao ar livre em contato mais próximo com a natureza.

De acordo com um estudo da Universidade de Essex, na Inglaterra, bastam cinco minutos de exercícios em uma área verde, como um parque, para melhorar a saúde mental.

Foram analisadas 1.250 pessoas e aquelas que praticavam atividade física ao ar livre tiveram uma melhora mais rápida do humor e da autoestima.

E por falar em cuidar da saúde, que tal continuar descobrindo novas formas de manter o corpo e a mente sempre em forma?

Os idosos devem exercitar corpo e mente, sempre !

fonte: aconchegoidosos e minhavida

Veja também no Portal AVôVó:

O corpo alcança o que a mente acredita

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *