Dicas de Alimentação

Conheça 8 passos para ter uma dieta saudável

Dieta saudável, como ter a sua?

Cuidados na alimentação:


A alimentação na melhor idade é bastante singular quando comparada com as outras etapas da vida.

A alteração hormonal está entre as principais mudanças que ocorrem no envelhecimento, assim como as atividades diárias.

Por isso, devemos nos preocupar em ter uma dieta saudável, qualificando-a cada vez mais e possibilitando uma velhice mais saudável.

Não são poucos os problemas.

Olfato e paladar ficam comprometidos, a produção de saliva é reduzida.

Aparecem dificuldades no processo de mastigação e deglutição, que causam impacto significativo na quantidade e qualidade da ingestão do alimento.

Se já não fosse o suficiente, a presença de doenças crônicas pode levar a restrições dietéticas, reduzindo o apetite ou interferindo  na absorção de vitaminas e minerais.

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Outro ponto importante: certamente é a redução da mobilidade um dos fatores que mais afeta na rotina alimentar dos idosos.

Normalmente são os filhos e netos, com muito amor e carinho, os responsáveis por gerenciar as compras e, até mesmo, o preparo dos alimentos.

Com muito cuidado, pois o processo de higiene pessoal e do ambiente, incluindo os utensílios a serem utilizados, reduzem o risco de contaminações.

O pior acontece quando o idoso não se encontra em condições de manter a rotina em ordem e a família não assume as responsabilidades.

Por isso, visando o bem-estar dos idosos para um fortalecimento da sociedade, o Avôvó fez, com muito amor e atenção, uma lista que abrange os mais diversos cuidados na dieta diária de um idoso.

Veja as dicas para uma dieta saudável e compartilhe com os familiares e conhecidos!

Não fique muito tempo sem comer:

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Fazer, pelo menos, três refeições diariamente é essencial para manter o organismo fortalecido.

Se possível, entre os intervalos, faça pequenos lanches.

Frutas leves são a melhor opção.

Encontre espaço para cereais, legumes e verduras:

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Entre os cereais, dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em forma natural.

Legumes e verduras são essenciais para formar uma refeição completa.

Abuse das variedades e faça seu prato ficar colorido.

Não abandone o arroz com feijão:

A comida mais famosa entre os brasileiros é extremamente rica em proteínas, garantindo energia.

Não extrapole nos óleos:

Azeite, margarina e manteiga devem entrar na rotina apenas uma vez por dia.

Evite refrigerantes e comida industrializada:

Os refrigerantes tem muito açúcar na composição e as comidas industrializadas possuem excesso de conservante e sódio.

Diminua a quantidade de sal na comida:

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Existem muitos outros temperos que podem tornar a comida saborosa, sem prejudicar a saúde.

Tome cuidado com a hidratação:

faça a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia.

O consumo de água é fundamental na alimentação saudável e qualquer pessoa e especialmente para o idoso.

Pratique atividades físicas todos os dias:

Com 30 minutos de exercício você ajuda na saúde e respira novos ares.

Parques e áreas abertas são boas opções.

Agora, você já sabe o que fazer! Levanta, sacode a poeira e faça sua alimentação ser motivo de orgulho.

Nós do Avôvó estamos torcendo por essa mudança.

Você já ouviu falar na dieta do Mediterrâneo? Clique aqui para saber mais

 

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