Estética, Saúde Física

Como perder peso na terceira idade

Como perder peso na terceira idade.

Para muitos idosos, perder peso é um verdadeiro martírio.

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O envelhecimento provoca diversas mudanças no organismo, alterando o metabolismo e a disposição para realizar atividades físicas.

— Os idosos possuem uma taxa de metabolismo basal menor, ou seja, necessitam de uma quantidade de calorias menor.

Em outras palavras, conforme a pessoa envelhece deveria comer menos e isto normalmente não acontece — afirma Vivian Ellinger, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A escolha dos alimentos é outro fator importante — tanto na terceira idade quanto em todas as fases da vida.

Pela falta de companhia, muitos idosos preferem não cozinhar, o que aumenta as chances de consumo de alimentos nada saudáveis.

— Devem ser substituídos todos os alimentos industrializados, doces, refrigerantes, produtos com altos níveis de sal, açúcar e gordura, pois inflamam e aumentam o risco para várias doenças crônicas não transmissíveis — recomenda Ligiane Loureiro, nutricionista e pesquisadora da UFRJ.

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Pessoas que estão acima do peso e são hipertensas ou diabéticas têm mais indicação para perder peso.

— O diabetes e a hipertensão não atrapalham a perda de peso, a não ser que estejam sem controle.

Por outro lado, a perda de peso em idosos hipertensos ou diabéticos, que estejam acima do peso que deveriam, traz benefícios para o controle destas doenças — garante a nutricionista Ethel Cristina Souza Santos.

Além da alimentação, as atividades físicas são outra maneira de manter o peso ideal na terceira idade.

— Uma dieta saudável e equilibrada e a realização de exercício físico com regularidade são fundamentais para uma vida saudável e consequente perda de peso.

Exercícios de força, aeróbicos e funcionais irão contribuir muito para uma qualidade de vida melhor — afirma André Fernandes, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref1).

Por uma vida mais magra

Na alimentação

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Frutas

Laranja, kiwi, abacate, uva, banana, melão, pera, melancia, abacaxi.

Verduras, hortaliças e legumes

Alface, brócolis, tomate, cenoura, vagem, couve flor, agrião.

Leguminosas

Feijões, grão de bico, ervilha e lentilha.

Oleaginosas

Castanhas, nozes.

Sementes e cereais integrais

Semente de abobora, gergelim, girassol aveia, farinha de banana verde e linhaça e outros.

Carnes

Preferencialmente evitando as vermelhas e priorizando consumo de pescados, fontes de ômega 3, como salmão, atum, sardinha, arenque e outros ou frangos, de preferência orgânicos.

Nas atividades físicas

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Natação

Praticar natação regularmente traz benefícios relacionados à frequência cardíaca, à função respiratória e, claro, ao aumento da mobilidade.

E a atividade traz todos esses benefícios sem prejudicar as articulações.

Veja como perder a fobia de nadar na terceira idade, clicando aqui

Caminhada

Criar o hábito de caminhar alguns minutos por dia ajuda a aumentar a disposição e o bem-estar do praticante.

Além disso, por ser uma atividade aeróbica, ajuda a gerar energia para os músculos através do trabalho com a respiração.

Dança

Um grande estimulante social, a dança faz bem não somente ao corpo, mas também à mente, pois ajuda a combater a depressão.

Além disso, é um ótimo exercício para a memória, pois o praticante deve guardar os passos e as coreografias.

Musculação

Por ser adaptável, essa atividade física permite que se comece com pesos e halteres bem leves.

Dessa maneira, o praticante se sente confortável durante os exercícios e evolui aos poucos, em seu próprio tempo, trabalhando diferentes áreas do corpo e fortalecendo a musculatura.

Saiba mais sobre a musculação, clicando aqui

Hidroginástica

Por ser realizada dentro d’água, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, para o sistema cardiorrespiratório, além de ajudar a melhorar a coordenação motora.

Pilates

Esse método de exercício traz benefícios relacionados ao alinhamento da musculatura, fortalecimento muscular e diminuição da pressão sobre articulações, já que todo o alongamento é feito aproveitando o peso do próprio corpo.

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fonte: extra

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