Dicas de Alimentação

Coentro, um tempero indispensável no preparo dos alimentos!

coentro na comida dos idosos

O que você precisa saber sobre coentro

Folhas, raiz, flores e brotos: do coentro aproveita-se tudo! Além disso, o coentro é um excelente tempero e ainda traz benefícios para a saúde! Confira!

De aparência muito semelhante à da salsa, o coentro tem um odor forte característico que acaba rapidinho com a dúvida. Nativo da Europa e do Oriente Médio, essa planta muito utilizada pelas culinárias indiana, tailandesa, mexicana e peruana já era usada pelos egípcios há 3 mil anos para conservar carnes, junto com sal e vinagre.

No Brasil, esse tempero tão polêmico virou sucesso nas regiões Norte e Nordeste. Por lá, até dizem que o tradicional cheiro-verde, feito com salsa e cebolinha, é sinônimo de coentro e cebolinha.

Confira os benefícios do coentro e dicas preciosas para saber tudo sobre esse tempero:

Benefícios do coentro para a saúde

  • O coentro contém propriedades digestivas e anti-inflamatórias, ajudando a combater a má digestão e a constipação.
  • Por possuir propriedades estimulantes, torna-se um poderoso excitante se consumido em excesso.
  • Seu óleo também pode ser empregado no combate a náuseas e ao reumatismo.

Como conservar?

Coentro tempero  indispensável

  • As folhas frescas podem ser mantidas na geladeira, em potes tampados, por até 4 dias.
  • Para congelar, coloque-as em potes tampados, saquinhos plásticos próprios para congelamento ou forminhas de gelo com um pouco de água e mantenha no congelador por até 3 meses.
  • Não é recomendável deixar o coentro descongelando em temperatura ambiente. Retire-o do congelador e utilize logo em seguida para evitar que ele fique “melado”.

Tempere com coentro!

O coentro tem um sabor picante que o transformou em um dos temperos mais controversos que existem. Mas há quem garanta que uma moqueca perde metade da graça se não tiver coentro.

  • Suas folhas são bastante utilizadas em receitas de peixes, camarão e frango, mas também fica ótimo se usado para temperar carnes para churrasco e carnes mais fortes, como de porco, de carneiro e carne-seca.
  • Apesar de estarmos acostumados a usar apenas as folhas do coentro frescas ou desidratadas, todas as partes da planta podem ser utilizadas na culinária. As sementes, moídas ou não, têm sabor bem suave.

Coentro tempero  indispensável

  • As flores e os brotos também possuem sabor e aroma mais sutis e são utilizados em pestos, saladas e na finalização de pratos.
  • Já a raiz tem um cheiro quase tão forte quanto o das folhas e é bastante usada para temperar carnes.
  • O óleo do coentro é usado como aromatizante na fabricação de balas, sorvetes, gelatinas, bebidas alcoólicas e condimentos.

Veja também no Portal AVôVó:

Cebola: conheça os seus tipos e as qualidades desta hortaliça

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *