Segurança, Utilidades

Choque elétrico, os cuidados que idosos devem ter

choque elétrico

Tomar choque elétrico não é piada. Muitas pessoas passam por situações tensas e carregam sequelas por não tomar os cuidados necessários. Vejam quando tomar cuidado!

Os choques elétricos só servem positivamente nas figuras de linguagem. Quem nunca ouviu dos pais: Você está precisando levar um choque? Você está acordado ou precisa de um choque? Essas são figuras de linguagem muito utilizadas pelas pessoas no dia a dia, mas não tem nenhuma intenção de colocar a frase em pratica. Isso seria muito perigosa e vamos entender os motivos.

choque elétrico em idosos

No Brasil, o número de internações e mortes por causa de choques elétricos vem crescendo cada vez mais.

Em 2008, 1.343 pessoas morreram e em 2011, esse número subiu para 1.491; já as internações passaram de 1.332 para 2.696 nesse mesmo período. Por exemplo, um choque leve em uma tomada pode fazer apenas o braço adormecer; já um choque médio, como em uma cerca elétrica, pode fazer a pessoa ter uma arritmia  – falha nos pulsos elétricos do coração -parar de respirar ou, até mesmo, desmaiar; em um caso grave, como um choque por um raio, pode levar à morte.

Existem alguns perigos dentro de casa, mas eles são quase eliminados quando fazemos uma manutenção preventiva a cada 10 anos, no máximo.

Além disso, quando você for mexer com tensões leves – como, trocar a temperatura do chuveiro – não esqueça de usar chinelos, eles servem como isolante.

No entanto, essa medida não funciona como prevenção para choques mais intensos.

Tomar choque elétrico não é piada. Muitas pessoas passam por situações tensas e carregam sequelas por não tomar os cuidados necessários. Vejam quando tomar cuidado!

Água como risco!

A água não conduz eletricidade em estado puro, mas se conter cloro ou sal, por exemplo, já vira condutora elétrica.

Por isso, durante uma tempestade, é recomendado sair imediatamente do mar ou da piscina para evitar um choque por um raio.

SEIS PASSOS PARA SOCORRER UMA PESSOA QUE LEVOU UM CHOQUE ELÉTRICO
1. Desligue a fonte de energia
2. Chame ajuda e liguei para o Samu no 192
3. Deite a pessoa
4. Cheque a respiração
5. Cheque o pulso no pescoço
6. Se não houver batimentos, faça massagem cardíaca (Não sabe como fazer? Aprenda no vídeo, clicando aqui)

Em casa!

Choque elétrico em casa

O protetor de tomada, principalmente em famílias com crianças e animais. No mercado, existem vários modelos desses protetores, encontrados por preços muito acessíveis em lojas de decoração, utilidades elétricas ou materiais de construção.

Em relação aos fios de casa, é essencial mantê-los encapados com fita isolante para evitar o risco de choque.

Outro ponto são os aparelhos eletrônicos, pois a melhor eles não devem ficar sob a pia, chuveiro ou banheira. O risco de caírem na água é grande e isso gera problemas para quem está perto.

Como agir!

Caso alguém leve um choque, a primeira medida a ser tomada é desligar a chave elétrica da casa, como mostra o passo a passo no quadro. Para ajudar, é importante colocar identificações com etiquetas no quadro de luz. Não é recomendado encostar na pessoa que está levando o choque.

Em caso de raios ou trovões, a recomendação é tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada e evitar atender ao telefone para se proteger.

Veja também no Portal AVôVó:

Cuidados com a segurança quando estiver nas ruas

 

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *