Estética & Beleza

Chapéus e boinas para os Vovôs ficarem mais estilosos

chapéus e boinas para os idosos

Não é de hoje que o chapéu masculino faz muito sucesso entre os homens. Ao longo dos anos, várias celebridades ajudaram a popularizar esse acessório, como o cantor Michael Jackson, que não abria mão do clássico Panama. Desde então, o chapéu evoluiu muito com o tempo e hoje se apresenta em diversos modelos, dependendo dos gostos e do estilo do usuário.

Embora já tenha sido visto como acessório obrigatório para os homens no início do século XX, como sinônimo de status e estilo, a moda do chapéu masculino deu uma esfriada com o tempo, talvez pelo fato de alguns acharem que é um acessório ultrapassado ou que não combina com estilos modernos e alternativos. É aí que muita gente se engana!

Além de ajudar a proteger a cabeça de fatores externos, como sol e poluição, o chapéu incrementa o look e deixa os homens mais charmosos. Atualmente, existem vários modelos, do mais clássico ao atual, com o intuito de ser versátil e democrático. Não é à toa que essa é vista como uma forte tendência futura pelos especialistas de moda.

O chapéu masculino pode ser usado em qualquer estação, e não apenas nos dias quentes. Com roupas de frio, como casaco e sobretudo, esse acessório deixa o visual ainda melhor!

Dicas de Como Usar Chapéu Masculino

O Chapéu Masculino,  está sendo muito usados por nós, brasileiros. Inicialmente, este acessório foi criado com a finalidade de proteger contra as condições climáticas: calor tórrido, vento e nevasca, por exemplo. Veja os modelos existentes atualmente:

 

Dicas de como Usar chapéu Masculino

No entanto, o chapéu masculino sempre foi sinônimo de muita elegância, e ganhou popularidade na primeira metade do século XX, deixando de exercer função meramente funcional, mas também a visual. Você sabia que no começo do século XX o chapéu masculino era basicamente obrigatório para todos os homens? Usar esse acessório era considerado sinônimo de status e estilo. Por isso, era quase impossível ver um homem sem um destes.

Encontrados, atualmente, em diversas cores, materiais e estilos, acompanham também as mais diversas ocasiões.

Confira a seleção:

PANAMÁ

chapéu para idosos

 

 

 

chapéu para idosos

 

Pelo nome achamos que este modelo vem do país onde ele surgiu, estamos enganados! O chapéu panamá, na verdade, tem sua origem no equador. Ele foi batizado desta maneira pelo seu sucesso de vendas na construção do Canal do Panamá no começo do século XX. O Modelo de Chapéu Masculino ficou popular nesta mesma época, quando o então presidente dos Estados Unidos, na época, apareceu nas capas dos jornais usando o modelo de Chapéu panamá

Características:

  • Copa é sempre média
  • Aba um pouco larga
  • Feito de palha da palma Toquilla maioria em cores claras.

Dicas de como Usar chapéu Masculino Panamá :

Dias de sol – é ótimo para praia – com bermuda ou calça de linho e tênis.

FEDORA

chapéu para idosos

chapéu para idosos

O Chapéu Fedora Masculino é um acessório feito de um material chamado Feltro, (Tecido feito de lã e pelos), que teve sua origem em meados do século 20 e teve sua grande popularidade nas décadas de 40 e 50. Foi deixado lado por um tempo, porém de uns anos para cá voltou aos poucos para o universo da moda, caindo novamente no gosto de muitos homens!

O Chapéu Fedora é um acessório que não passa despercebido no homem, ele é um item geralmente usado com um visual mais formal, como clássico Terno e Gravata, sempre deixando o visual mais sofisticado, mas com a alta da mistura de estilos que estamos vivendo na moda masculina podemos usar o chapéu com vários estilos diferentes, seja com Camiseta, Jeans, Bermuda, Short, mistura o formal com casual, o básico, etc.

No começo a gente tem a sensação que ele parece um pouco grandão, mas é assim mesmo, o legal é que fique acima da linha das orelhas, não as cubra. Os tons neutros são mais fáceis de combinar, como o preto, cinza, marrom, etc.

Vale a pena saber: O significado do nome FEDORA é graças à atriz Sarah Bernhardt na peça Fédora, no final do século 20. O modelo só ficou conhecido após cair nas graças da realeza britânica e integrar o visual de ícones da arte norte-americana como Michael Jackson.

Características:

  • Copa média
  • Aba curta e curvada nas laterais
  • Originalmente feito de feltro.

Dicas de como Usar chapéu Masculino Fedora :

Em Diversas situações das mais variadas. Combinação com Chapéu Fedora Preto, Jaqueta Jeans e Camiseta Branca por baixo, destacando também os acessórios nas mãos, show! Uma pegada bem anos 80!

BOATER

chapéu para idosos

Este modelo de chapéu masculino tem sua fama pela a boemia do Rio de Janeiro.

O chapéu boater é bem famoso aqui no Brasil. Ele se popularizou símbolo da boemia do Rio de Janeiro, mas originalmente era usado pelos barqueiros americanos, daí que vem o nome. Já no Brasil, notamos nos cariocas nos verões brasileiros.

Características:

  • Copa média e redonda
  • Aba reta e curta
  • O material original é palha.

Dicas de como Usar chapéu Masculino Boater:

Ótimo para usar durante o dia e curtir o verão. Não combina para ocasiões noturnas!

PORK PIE

chapéu para idosos

 

chapéu para idosos

 

O nome diferente e curioso surgiu das semelhanças as tradicionais tortas inglesas recheadas com carne de porco! Sim, essa é a verdadeira origem do nome Pork Pie. Em quase 250 (duzentos e cinquenta) anos de historia. Ganhou sua popularidade por cair nas graças de artistas de diversas áreas. Com grande destaque em músicos de jazz, e se tornou sinônimo de originalidade na moda dos chapéus masculinos.

Dicas de como Usar chapéu Masculino Pork Pie :

Programas culturais, como festivais de música e peças teatrais e claro, nos famosos roles de finais de semana.

Características:

  • Copa baixa
  • Aba curta
  • Feito com diversos tecidos e sempre em cores neutras

O modelo pork pie, com aba menor e um pouco curvada pra cima, com a copa geralmente baixa. Pode ser usado tanto com terno e roupas de frio como em visuais informais.

HOMBURG 

chapéu para idosos

chapéu para idosos

O Homburg lembra bastante o Fedora, mas tem diferença na aba curvada e muitas vezes contam com uma espécie de laço na lateral da fita. Também acompanha combinações com peças mais pesadas e roupas sociais. Para ocasiões informais não é uma boa escolha.

Características:

  • Copa curta
  • Aba curta 
  • O material original é feltro
  • Cor preta.

Dicas de como Usar chapéu Masculino Homburg:

Ele é muito confortável por seu encaixe perfeito, facilmente combinado com looks básicos ou até mesmo com looks para a noite, pra você fazer o descolado na balada. Ele também é bom para disfarçar a calvície no topo da cabeça se for um incomodo para você.

7 dicas de como usar a Boina masculina:

História da Boina

boina-masculina-como-usar

Antes de partirmos para as nossas dicas, que tal conhecer um pouco da história da boina, cuja construção lembra um boné grande, redondo, de aba curta e tecido grosso?

A boina foi inventada no norte da Inglaterra no século 14, mas sua grande popularização aconteceu a partir de 1571, quando o parlamento inglês determinou que todos os homens acima de 6 anos – exceto os membros da nobreza – deveriam usar boina aos domingos e feriados.

O motivo dessa lei? Estimular o consumo doméstico de lã no país. Em 1597 a lei foi abolida, mas nestes quase 30 anos o hábito de usar boina ficou enraizado nos ingleses. Senso assim, a peça continuou popular nos séculos seguintes e se espalhou para outros países.

Nos Estados Unidos, usou-se muito a boina nas décadas de 1910 a 1930. A peça virou um símbolo da classe trabalhadora americana e europeia. Pode reparar nos filmes e séries que retratam essa época (como “Peaky Blinders”) como muita gente usa.

Mas nas décadas seguintes, a boina foi cada vez mais sendo deixada de lado, até que nos últimos tempos voltou a ser usada pelos homens.

Boina dá mais personalidade ao visual masculino

Você já viu algum homem usando boina? Esse acessório masculino já passou por várias fases e se reinventou na moda ao longo dos anos. É impossível negar: um acessório como esse complementa o visual e é garantia de uma aparência menos básica e mais estilosa.

Com a chegada do inverno, portanto, a boina pode ser uma ótima aposta para estilizar o visual e ainda garantir que a cabeça e as orelhas fiquem aquecidas. Nos desfiles de outono/inverno 2015 das grifes Ralph Lauren e Vivienne Westwood, foi decretado: o acessório está voltando com tudo.

Aprenda a incrementar a boina na aparência

Chapéu e boina sugerem personalidade. A velha história de que ela é um acessório antiquado ficou para trás. Para confirmar isso, basta observar como ela caiu no gosto dos homens mais ligados na moda e que curtem se vestir com estilo.

Mas, afinal, como incluir esse item sem errar? Confira algumas dicas:

1. Tenha em mente a ocasião

O acessório automaticamente traz aquele ar francês sofisticado para a produção do visual, mas isso não significa que a alternativa ideal é combiná-lo com roupas sociais. Tudo depende da imagem que você quer passar. Combiná-lo com um suéter ou colete é ideal para incrementar o visual no dia a dia.

Já em eventos noturnos, como um jantar, você pode combinar o acessório com um sobretudo ou blazer. O ator Brad Pitt é um bom exemplo para se inspirar com essas combinações.

2. Escolha a que mais combina com você

O acessório é composto por diferentes tecidos e formatos. Os mais comuns de se encontrar são os feitos de feltro, tricô ou crochê. Não há regra para escolher: a única premissa é se manter fiel ao seu gosto e estilo.

Antes de investir em uma boina, prove o acessório e veja se fica bem com seu formato de rosto. Todo mundo pode aderir à moda, mas pode ser que os homens com rostos mais arrendondados não se sintam bem.

3. Fique atento às cores

Em relação à coloração, também não há nenhuma regra definitiva. Mas tons sóbrios, como preto, cinza, marrom e azul escuro certamente combinam mais com as estações frias.

O mais importante é experimentar a peça com a mente aberta e sentir-se livre para investir no acessório à sua maneira. Testar diferentes combinações de looks com a boina é uma alternativa para descobrir como  ela fica melhor em você.

Tenha personalidade

A boina tem uma reputação complicada no mundo da moda, por ter sido usada de maneira errônea por muitos homens ao longo dos anos, especialmente celebridades e avôs desencanados. Então é preciso ter personalidade para usar a sua. Se você se sentir inseguro, as pessoas vão perceber isso – e possivelmente tirar sarro de você. Então confiança, beleza?

Não use com outros acessórios vintage:

Isso é fundamental. Nada de usar a sua boina com outros acessórios vintage, tipo suspensórios. Vai parecer que você saiu de um filme dos anos 1920.

Atenção ao tamanho:

A boina deve ser um pouco maior do que um boné. Lembre-se disso. Se ela for pequena demais, cobrindo só o topo da cabeça, vai ficar estranho. Se ela for grande demais, tampando sua orelha, também vai ficar estranho. Portanto fique muito atento ao tamanho, para não parecer que você pegou emprestado de alguém.

As estações ideais:

Você pode usar boina no verão ou na primavera? Até pode, só que sua cabeça vai esquentar demais, porque o tecido tradicional da boina é a lã. Por isso os meses perfeitos para adotar a peça são o outono e o inverno.

Aposte nas cores neutras

Nada de inventar nas cores e estampas. Aposte nas cores clássicas, ou seja: cinza, marrom e preto. Elas são muito mais fáceis de combinar com o resto do look. Evite também padronagens muito ousadas, a não ser que você tenha total segurança do que está fazendo.

Não use para trás

Nunca, jamais, use sua boina para trás. Por favor. Ou você vai parecer um integrante de boy band dos anos 1990.

Combine com um look Smart Casual

Agora a grande questão: como combinar a boina com sua roupa? O ideal usá-la num look smart casual, ou seja, um meio-termo entre o casual e o social. Por exemplo calça jeans e blazer; ou calça de sarja e cardigan; ou sobretudo; etc. A boina não combina com terno completo, tampouco com bermuda e camiseta. Lembre-se disso.

Agora veremos alguns estilos e modelos de chapéus e boinas para homens da terceira idade.

Um homem com um chapéu e ou boina: um charme e elegância no que concerne ao seu estilo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fontes consultadas: homens elegantes elhombre e peter christian

Veja também no Portal AVôVó:

Veja como ser um homem idoso com estilo em 5 dicas

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *