Dicas de Alimentação

Cereais matinais no café da manhã dos idosos

cereais matinais

Cereais matinais, saiba mais sobre a importância do desjejum e por que são os mais indicados para essa refeição.

O café da manhã é a primeira refeição do dia, realizada após um longo período de sono e jejum e, segundo a recomendação brasileira, deve garantir cerca de 25% do total energético consumido ao longo do dia.


Segundo uma pesquisa publicada pelo Centro de Investigação Alimentar de Queen-Margaret College, em Edimburgo, no Reino Unido, o hábito do desjejum saudável está associado ao controle da manutenção do peso e ao consumo correto de gorduras, carboidratos, fibras e micronutrientes, principalmente quando a refeição é enriquecida com o consumo de cereais matinais.

Cereais matinais no café da manhã!

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De acordo com um artigo científico publicado na Revista de Nutrição – Brazilian Journal of Nutrition, tradicionalmente, o café da manhã dos brasileiros é composto por alimentos como pão francês, margarina, biscoitos, leite, café e, em alguns casos, frutas.

Mas, após o período de jejum durante o sono, o organismo precisa de boas doses de carboidratos, vitaminas e minerais para colocar o corpo em movimento e garantir uma maior saciedade já pela manhã.

O consumo de cereais matinais, por exemplo, garante a ingestão de todos esses nutrientes, pois são fontes ricas em carboidratos, vitaminas e minerais, além de conter boas quantidades de fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.

Por essa razão, os cereais matinais são os mais indicados pra um desjejum saudável e rico em nutrientes.

Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Canberra e Wollongong, na Austrália, comprovou que os benefícios do consumo de cereais matinas no café da manhã estão diretamente associados a dietas ricas em vitaminas, minerais e um baixo teor de gorduras.

Além disso, o consumo regular destes cereais também contribui para a redução da massa corporal e diminui os riscos de sobrepeso, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

Tipos de cereais matinais


De modo geral, os cereais matinais podem ser classificados em farelo de trigo, flocos de milho, aveia em flocos e granola.

O consumo pode ser feito de forma variada, de acordo com a preferência de cada pessoa, por isso, o ideal é conhecer os benefícios que cada um oferece.

Farelo de trigo

Esse cereal é rico em cálcio, fibras solúveis e insolúveis, zinco e vitamina B.

As quantidades de carboidratos presente no farelo de trigo são inferiores as encontradas nos flocos de milho e na aveia em flocos, portanto, ele é uma opção para quem deseja controlar o peso.

Flocos de milho

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Os flocos de milho é uma fonte rica em carboidratos, cálcio e zinco, além de conter vitamina B e alto valor calórico.

As fibras estão presentes em pequenas quantidades e é preciso ficar atento às taxas de açúcar, pois grande parte é revestida com camadas de açúcar.

Aveia em flocos


Assim como os flocos de milho, a aveia em flocos é rica em calorias.

Esse cereal é uma fonte rica em carboidratos e cálcio, além de também conter fibras e zinco.

Granola

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A granola é uma mistura de frutas secas, castanha, flocos de aveia, flocos de milhos, fibra e gérmen de trigo, assim como linhaça, gergelim e açúcar mascavo.

É uma fonte rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios à saúde.

O consumo de granola, por exemplo, ajuda no controle da glicemia prevenindo a diabetes, mantém a sensação de saciedade e ajuda no funcionamento do sistema digestivo.

fonte: jasmine

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2 Comments

  1. como o meu pequeno almoço são flocos de milho com leite e mel tenho 82 anos queria saber se faço bem?

    1. Augusto, bom dia. Os ingredientes que você se refere são ótimos e ideais para um café da manhã e não um almoço. Mas acredito que com a sua idade avançada e de conformidade com a sua saúde, quem poderá dizer melhor sobre se isto está correto é um médico, que pode ser um clínico geral ou um(a) nutricionista. Ele em poder de seus exames e analisando a sua saúde, lhe dirá o que é o ideal.

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