Dicas de Alimentação

Cardamomo, um senhor tempero indiano

Cardomomo é um tempero indiano que entrega diversos benefícios específicos para a saúde.

Conhecido no Brasil pelo apelido de “novo gengibre”, o ingrediente é um tempero indiano de cor esverdeada, sabor levemente ardido e sementes com aroma.


Por ser considerado uma das especiarias mais caras do mundo, acaba não sendo tão popular por aqui – o que faz com que muita gente não tenha ideia de todos os benefícios que ele consegue entregar para a saúde, como eliminar o mau hálito e até melhorar a digestão, por exemplo.

Conheça algumas das suas principais vantagens:

Cardamomo aumenta a sensação de saciedade por ser rico em fibras

O tempero cardamomo é rico em fibras.

Por isso, dentre os seus maiores benefícios está a melhora na velocidade do sistema digestivo e o aumento da sensação de saciedade – que é ótimo para quem está em uma dieta para perder peso ou deseja se alimentar apenas nos horários certos em vez de ficar beliscando entre uma refeição e outra.

Tempero tem ação antisséptica

Resultado de imagem para cardamomo

Outro diferencial da especiaria é a sua ação antisséptica – ou seja, conta com propriedades que conseguem impedir a proliferação de micro-organismos.

Por causa disso, é possível usar o tempero como um aliado para se livrar do mau hálito e para aliviar os sintomas da gastrite, doença causada pela inflamação do revestimento do estômago.

Ajuda a manter a pressão arterial sob controle

Resultado de imagem para cardamomo

O cardomomo também faz parte da lista de alimentos que ajudam a controlar a pressão arterial.

O que justifica esse benefício é a presença da fibra e de potássio em sua composição, duas substâncias fundamentais para manter esse equilíbrio por conseguirem baixar os níveis de colesterol.

Tem ação expectorante quando é associado com mel

Graças à sua ação expectorante, o cardomomo também pode funcionar como um remédio para quem está com problemas relacionados ao sistema respiratório – como bronquite, tosses frequentes e asma, por exemplo. Para um melhor resultado, a dica é preparar um chá do tempero com mel.

Possui óleos essenciais e antioxidantes em sua composição

Resultado de imagem para cardamomo

Além de nutrientes importantes para a saúde, o cardomomo ainda conta com óleos essenciais e antioxidantes.

Os primeiros ajudam a prevenir as gases e o inchaço abdominal, enquanto os segundos são importantes para combater as células cancerígenas e ainda impedir o envelhecimento precoce da pele.

fonte: taeq

Conhece o colorau? Tempero conhecido como Urucum?

Clique aqui para saber sobre ele

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *