Internacional

Capadócia: a mais bela região da Turquia!

capadócia

Veja as principais características sobre a terra de São Jorge e os pormenores do famoso passeio de balão.

Há quem pense que a Capadócia é uma cidade, mas não, ela na verdade é uma região formada por algumas cidades e vilarejos bem no meio da Turquia, famosa por suas formações geológicas singulares, pelos voos de balão, pelas cidades subterrâneas, pelos cavalos selvagens e por ser o local de nascimento de São Jorge. É um lugar especial!

capadócia

Como chegar na Capadócia?

As empresas que voam para lá são a Turkish Airlines, Pegasus, Onur e Sum Express. Para ir do aeroporto até a sua hospedagem, o mais provável é que você tenha que contratar um serviço de transfer, mas antes verifique se o seu hotel não oferece esse serviço, pois a maioria o faz. Você pode ainda ir de carro ou ônibus, mas uma viagem de Istambul até lá leva em média 12 horas.

Como se locomover?

Bom, neste quesito as 3 opções são: ou você aluga um carro e faz tudo por conta própria, ou contrata um guia particular com transporte, ou contrata uma excursão local (day tour), pois o que não falta por lá são empresas oferecendo esse tipo de serviço. Transporte público não é uma opção.

capadócia

Quanto tempo é necessário para visitar a Capadócia?

Em 2 dias você consegue ver com calma as coisas mais importantes e ainda tem 1 dia extra para o passeio de balão, pois se no primeiro dia houver algum problema e os balões não puderem subir, ainda tem o segundo dia. Já para quem quer explorar tudinho com muita calma, fique 3 dias, mas mais do que isso não vejo muita justificativa.

Capadócia
Como é o clima na Capadócia ao longo do ano?

O verão é bem quente (temperatura média de 30º durante o dia, mas fresquinho à noite) e o inverno bem frio (entre -10º e 5º). Por isso, dizem que as épocas mais indicadas para visitar a região são o outono e a primavera, quando as temperaturas estão mais amenas. Embora chova por lá de vez em quando, isso não é muito comum, logo, não é um tema para se preocupar muito. Supostamente o mês “mais” chuvoso é abril.

Capadócia

É viável uma viagem para lá no inverno?

Com certeza. Como está quase sempre bem ensolarado e os passeios são praticamente todos ao ar livre e com caminhadas, acaba que em dado momento você já não sente tanto o frio. Claro que de manhã bem cedo e de noite pode ficar bem gelado, mas nada que as roupas e sapatos certos não resolvam o problema.

Capadócia

Quais são os passeios imperdíveis na Capadócia?

O passeio de balão, o Museu a Céu Aberto de Goreme, as cidades subterrâneas, o Vale da Imaginação, as Chaminés das Fadas, o Vale do Amor, o Castelo de Uçhisar e o Vale de Dervent.

Comidas típicas da Capadócia: o que não deixar de experimentar?

Você vai encontrar em todos os restaurantes o Pide, o pão turco, que eles trazem quentinho. Uma delícia! Se gosta, prove algum prato com carne de cordeiro, que é bem típico. E, claro, não saia de lá sem comer um kebab, que é um clássico. Mas o prato mais famoso da Capadócia é o Pottery Kebap, que são legumes e carne preparados num potinho de barro fechado e quebrado na sua frente. De um modo geral você não terá problema com comida por lá, pois as coisas são bem saborosas e há muitos pratos parecidos com os nossos.

Capadócia

Quanto custa em média o voo de balão?

O preço pode variar bastante, mas em geral você pagará pelo menos uns 160 euros por pessoa. Você pode pedir para o hotel reservar ou fazer direto com uma delas pela internet, mas fato é: chegue na Capadócia com o seu voo já agendado.

Como é o voo de balão?

O voo dura em média 1 hora e os balões começam a subir muito cedo. A empresa pega no hotel e leva até o local onde o balão está sendo preparado (você vê todo o processo para enchê-lo), e enquanto ele vai enchendo nos servem um pequeno café da manhã. Na “cestinha” cabem entre 12 e 16 pessoas. O voo é muito tranquilo, mal dá para perceber que o balão saiu do chão. É emocionante! Em terra firme você ganhará um certificado de voo e um brinde a experiência com champanhe.

Quando for agendar o seu passeio, marque de preferência para a primeira manhã que estiver lá. Por quê? Porque caso os balões não sejam autorizados a subir no dia por algum motivo, você sempre terá a manhã seguinte para tentar de novo.

capadócia

Como é a comunicação por lá? Alguém fala português?

Acredita que tem um monte de gente que fala português por lá?! Depois da novela Salve Jorge, a Capadócia lotou de brasileiros e rapidinho os turcos – que não são bobos nem nada – trataram de aprender o nosso idioma. Além disso, o inglês, claro, é o idioma falado pela grande maioria.

O que é bom para comprar na Capadócia?

Pode parecer óbvio, mas uma coisa super típica de lá para comprar são os tapetes, além da cerâmica. Verdade que não são muito baratos e que é preciso pesquisar e pechinchar bastante, mas se puder, traga.

capadócia

Capadócia com crianças é algo indicado?

Eu diria que sim, pois nenhum dos passeios ou caminhadas é puxado e acho que a criançada vai gostar muito do que verá. O melhor seria levar os netos com mais idade, acima de 10 anos. Eles vão ser ótimas companhias e ainda podem ajudar em situações mais dificultosas. Vale a pena contar com os netos nas viagens mais longas.

Boa viagem!

Veja também no Portal AVôVó:

Curiosidades e turismo na Suíça.

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *