Utilidades

Cama do idoso: os cuidados especiais que você precisa ter

cobertor, edredon, cama para idosos

Do que são feitos edredons, mantas e cobertores

Quando a terceira idade chega, o corpo passa por algumas transformações. Para atender as novas necessidades, é preciso fazer diversas adaptações na casa, principalmente na cama do idoso, local onde eles passam uma grande parte do dia.
Por isso, selecionamos alguns cuidados especiais com a cama de idoso que são extremamente importantes para garantir conforto e bem estar para aqueles que não têm mais a mesma flexibilidade, destreza e rapidez ao realizar as atividades simples do dia a dia. Confira!

Escolha uma cama de idoso adequada

cama, cobertor, edredon para idosos

Não é qualquer cama que atende as necessidades das pessoas da terceira idade. Escolha camas baixas, com altura entre 45 e 65 cm, para que elas consigam se sentar com os pés encostados no chão e tenham mais força para se apoiar, sentar e levantar.

Opte por cabeceira alta e almofadada, já que elas acabam servindo de encosto para os idosos na hora de assistir televisão, ler um livro ou fazer refeições no quarto. Outra dica importante é reforçar o estrado do móvel, pois alguns idosos soltam o corpo sobre a cama na hora de sentar ou deitar.

Parar idosos acamados, que sentem muita dificuldade em se movimentar, o ideal é a cama hospitalar, que é articulada e permite melhor mobilidade.

Invista em um bom colchão

 

cama, cobertor, edredon para idosos

Como os idosos tendem a passar muito tempo na cama, é preciso comprar um colchão muito confortável e que evite o surgimento de escaras, conhecidas também como úlceras de decúbito, caracterizadas por feridas ou lesões na pele.

Os colchões mais indicados são os ortopédicos, que acomodam melhor a coluna. Além disso, é recomendado o uso de protetores ou apoios anti-escara, popularmente conhecidos como colchão casca de ovo, que podem ser de espuma ou infláveis.

Considere o uso de acessórios

Alguns acessórios, como barra lateral para apoio e grade para evitar quedas, ajudam a garantir a segurança dos idosos. Além disso, adquirir uma mesa portátil é muito útil para facilitar as refeições na cama.

cama, cobertor, edredon para idosos

Dê atenção extra a roupa de cama

É preciso lavar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Em dias quentes ou se o idoso estiver doente, é necessário aumentar a frequência da troca. Não se esqueça também de prender bem os lençóis a cama, para evitar escorregões.

Para higienizar a roupa de cama, basta colocar na máquina de lavar roupa com sabão em pó e amaciante, deixar secar ao sol e passar. Dessa forma, você garantirá a eliminação de células mortas, ácaros, fungos e bactérias que podem causar alergias e doenças.

Cobertores e edredons devem ser lavados no começo do inverno e quando a estação chegar ao fim, antes de voltar a colocá-los no guarda-roupa. Durante o período de uso, é indicado pendurá-los ao sol e em uma área arejada uma vez por semana.

cama, cobertor, edredon para idosos

Higienize o colchão molhado da maneira correta

Alguns idosos enfrentam problemas de incontinência urinária e acabam molhando a cama com certa frequência. Uma sugestão para solucionar o problema é revestir o colchão com protetores impermeáveis.

Caso isso não seja possível, a solução é trocar a roupa de cama e secar bem o colchão para evitar o surgimento de fungos e bactérias.

Para isso, use um papel toalha ou pano para retirar o excesso de urina. Evite pressionar o artefato contra o colchão, já que isso fará com que ele absorva ainda mais o líquido. Em seguida, espalhe bicarbonato de sódio na área e deixe agir por 30 minutos. Para garantir que ele seque por completo, deixe-o exposto ao sol ou use um ventilador ou secador de cabelo para acelerar o processo.

Agora que você conhece os principais cuidados necessários com a cama de idoso, ficou mais fácil providenciar as adaptações para melhor atender aqueles que enfrentam as debilidades causadas pela terceira idade.

Escolha a melhor maneira de se aquecer

Edredons, mantas e cobertores são peças indispensáveis em casa e são úteis não apenas para aquecer, mas também para decorar os quartos. A aquisição de roupas de cama de qualidade para o inverno pode garantir peças duradouras, mas é preciso saber escolher entre as inúmeras opções oferecidas pelo mercado.

A microfibra atualmente é considerada um dos melhores materiais para a fabricação de mantas e cobertores. Os fabricantes costumam submeter seus produtos a tratamentos antiácaros e antimofo, prevenindo alergias. O material, além de ser leve, proporciona toque suave e aquece bem mesmo em regiões muito frias. Conheça a seguir as características de alguns outros produtos disponíveis no mercado.

cama, cobertor, edredon para idosos

Mantas de lã Merino e mantas de lã Cashmere

Bebês recém-nascidos  e idosos são muito sensíveis ao frio e, mesmo em estações quentes, precisam se proteger das oscilações de temperatura. Como têm a pele sensível, vale investir em mantas e cobertores fabricados com fibras naturais, leves e que permitam a respiração de sua pele. O algodão é sempre uma boa opção e há também mantas feitas de lãs de qualidade como a merino.

A lã merino recebe esse nome por ser extraída de uma raça de carneiros originários da região Ibérica. Ela é especialmente indicada para as crianças e idosos por ser uma fibra natural capaz de atender às oscilações de temperatura do ambiente. Na verdade, elas se regulam pela própria temperatura do corpo, por isso se adaptam tanto às estações mais quentes quanto às mais frias. São altamente absorventes, o que ajuda a manter a pele seca. Também são antibacterianas naturalmente, por isso não precisam ser lavadas com frequência, basta colocá-las para arejar à sombra.

cama, cobertor, edredon para idosos

Já as macias e finas mantas de Cashmere são produzidas a partir da lã de cabras da região de Caxemira, localizada entre as montanhas do Himalaia. O nobre material dá origem a mantas leves, duráveis, brilhantes e muito quentes. As fibras da lã de cashmere são muito versáteis e podem gerar tanto peças de vestuário e de decoração, quanto cobertores mais grossos e suficientemente quentes para os invernos mais rigorosos.

cama, cobertor, edredon para idosos

Edredons

Mas se você prefere um edredom, o primeiro passo é determinar o quanto você quer pagar por ele. Tenha em mente as medidas da sua cama para evitar edredons muito grandes. Eles podem ser sedutores, mas são mais pesados, ocupam maior espaço no armário e por isso podem não ser a escolha mais prática para os solteiros, por exemplo. Mesmo se considerar que tamanhos maiores lhe oferecem também maior conforto, meça sua cama antes para evitar que os edredons se arrastem no chão.

A capacidade de esquentar de um edredom depende, sobretudo, do material com o qual é preenchido. Os tipos mais comuns de edredons são produzidos com mantas de poliéster siliconado, um material leve que retém o calor do corpo, revestidos com uma capa de tecido. As capas de qualidade possuem as mesmas características dos melhores lençóis, fibras naturais (preferencialmente o algodão), maior número de fios por polegada quadrada e tramas mais resistentes.

cobertor, edredon, cama para idosos

Também encontramos facilmente edredons preenchidos com penas. Os edredons com penas de ganso possuem a vantagem de serem ao mesmo tempo leves e muito quentes, embora também mais caros. As penas de ganso são eficientes mesmo em regiões de invernos rigorosos. Esse tipo de produto é classificado de acordo com sua capacidade de resiliência – poder de preenchimento – que acima de 650 é considerado luxuoso.

Alguns modelos de edredons possuem estruturas internas que previnem seus “recheios” de se deslocar sob as camadas do tecido que o revestem. Mesmo que os edredons de plumas pareçam leves e macios, as fibras que os compõem internamente, por serem muito finas, podem vazar por entre o tecido de revestimento.

Cuidados na hora de lavar esse tipo de roupa de cama

cobertor, edredon, cama para idosos

  • Edredons: As capas para edredons facilitam muito a higienização dos produtos já que podem ser lavadas normalmente junto com os lençóis. Porém, se os modelos que você possui em casa não são protegidos por capas, o melhor é recorrer a uma lavanderia especializada para garantir que não sofram atrito excessivo e se desgastem. Também não é recomendado passar os edredons, pois o calor do ferro poderá deformar o “recheio” deles.
  • Para lavar lençóis, cobertores e mantas, evite usar produtos fortes e não use a capacidade máxima da máquina de lavar. O sabão neutro é eficaz e, por ser menos agressivo, ajuda a manter suas peças com cores vivas por mais tempo. Seque à sombra.

fontes pesquisadas: BBel e Gazeta ZH

Veja também no Portal AVôVó:

O travesseiro ideal para os idosos dormirem bem

 

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *