Legumes & Verduras

Você sabia que legumes e verduras tem calorias?

calorias verduras e legumes

O que é Caloria?

Caloria é quantidade de calor que o alimento fornece após ser digerido e metabolizado pelo nosso organismo. Ou seja, quando nos referimos às calorias de um alimento, estamos falando da quantidade de energia que este alimento é capaz de nos fornecer.

A energia proveniente dos alimentos é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Durante o dia precisamos suprir nossas necessidades energéticas e nutricionais, necessidades essas que variam de indivíduo para indivíduo.

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Então devemos contar calorias?

Planejar a dieta para que esta forneça quantidades adequadas de energia é muito importante, pois, assim, evitamos excessos ou faltas que podem ser prejudiciais ao organismo. Quando consumimos mais energia do que precisamos, nosso organismo tende a armazená-la, podendo levar ao ganho de peso. Sendo assim, ficar de olho nas calorias dos alimentos é importante, no entanto, mais importante que isso é nos preocuparmos com a qualidade dessas calorias. Alguns alimentos possuem poucas calorias, mas a qualidade dessas calorias muitas vezes é ruim, ou seja, são as famosas “calorias vazias”, aquelas que não oferecem nenhum benefício ao nosso organismo, apenas induzem o ganho de peso!

Mais importante do que contar calorias é olhar a qualidade nutricional do alimento como um todo.

calorias verduras e legumes

Ficar de olho apenas nas calorias não é um bom parâmetro para dizer se o alimento é saudável ou não.

Sendo assim, olhar o rótulo nutricional dos alimentos e, sempre que possível, comparar com produtos similares de outras marcas, é a melhor escolha a se fazer.

Ao escolhermos um produto devemos verificar as quantidades de açúcares, gorduras (principalmente saturadas e trans, que são prejudiciais para nossa saúde), a quantidade de sódio, de fibras, e se possuem vitaminas e minerais. Consultar a lista de ingredientes também é importante, pois assim podemos conferir a composição do alimento e verificar se este possui alguma substância que possa provocar alguma reação adversa.

Dica:

Os alimentos naturais como frutas, verduras e legumes, cereais integrais, dentre outros, oferecem boas quantidade de fibras, vitaminas e minerais, sendo extremamente benéficos para o nosso organismo quando comparados aos alimentos industrializados que, na maioria das vezes, são altamente processados, com grandes quantidades de corantes, estabilizantes, e outras substâncias que são utilizadas para conservação dos produtos.

calorias verduras e legumes

Tabela de Calorias para os legumes, verduras e saladas:

  • Abóbora 100g = 40 calorias
  • Agrião 25g = 6 calorias
  • Alface 100g = 18 calorias
  • Alho 5g = 7 = calorias
  • Azeitona 5g = 11 calorias
  • Batata frita 100g = 274 calorias
  • Batata doce 100g = 103 calorias
  • Berinjela 1 c sopa 30g = 6 calorias
  • Beterraba 35g =17 calorias
  • Brócolis 60g = 22 calorias

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  • Cenoura unidade 50g = 25 calorias
  • Chuchu 100g = 27 calorias
  • Cogumelos 80g = 15 calorias
  • Couve 100g = 25 calorias
  • Couve-flor 80g = 25 calorias
  • Ervilha 1 c sopa 20g = 18 calorias
  • Espinafre 80g =18 calorias
  • Feijão preto 1 c sopa 120g = 137 calorias
  • Feijoada 300g = 456 calorias
  • Lentilha 1 concha média 120g = 152 calorias
  • Mandioca/macaxeira 100g = 149 calorias

calorias verduras e legumes

  • Nabo unidade 100g = 35 calorias
  • Pepino unidade 150g = 22 calorias
  • Pimentão unidade 50g = 15 calorias
  • Pinhão unidade 10g = 22 calorias
  • Rabanete unidade 10g = 2 calorias
  • Repolho 30g = 8 calorias
  • Quiabo 100g = 32 calorias
  • Vagem 20g = 10 calorias

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Vitaminas e sais minerais na terceira idade – Parte 2

 

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