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Cafeína ajuda a manter força muscular em idosos

cafeína para os idosos

Pesquisa realizada por universidade inglesa aponta que benefícios não foram detectados em jovens.

Cafeína age sobre o tônus muscular de idosos 

O consumo de cafeína ajuda a manter a força muscular em pessoas mais velhas.

É o que aponta um estudo realizado em ratos por pesquisadores da Conventry University, da Inglaterra.

De acordo com o levantamento, a substância age sobre o tônus muscular em dois diferentes músculos de adultos idosos.

A mesma ação não foi detectada em cobaias mais jovens.

Para este estudo, os pesquisadores isolaram músculos de camundongos em diferentes faixas etárias, de jovens a idosos, e testaram sua performance antes e depois do tratamento com cafeína.

Dois músculos que podem ser controlados voluntariamente foram observados: o diafragma, usado na respiração, e o extensor digitorum longus (EDL), músculo da perna usado na locomoção.

Ambos tiveram melhor performance após o uso da substância.

Resultado de imagem para quanto de cafeína o idoso pode consumir por dia

Para o pesquisador Jason Tallis, que liderou o estudo, a cafeína pode ser usada com benefícios em pessoas mais velhas, para manter um estilo de vida saudável e preservar a saúde e a capacidade funcional.

– Apesar do efeito reduzido em pessoas mais velhas, a cafeína ainda assim pode prover melhorias na performance – declarou Tallis ao jornal britânico “Daily Mail”,

O declínio da força muscular, que ocorre com a chegada da idade, reduz também a qualidade de vida, fazendo com que as tarefas simples do dia a dia se tornem mais difíceis.

O processo de como isso ocorre ainda não é muito conhecido, mas é fato que a preservação do tônus muscular é a chave para uma vida mais saudável.

O consumo de cafeína pode também estar relacionado com a melhora da atividade cerebral e da memória.

No entanto, pesquisas anteriores mostram que o excesso dela pode atrapalhar na absorção do cálcio, um nutriente vital para suportar os ossos durante a terceira idade.

A substância também pode aumentar temporariamente a pressão sanguínea, embora os efeitos a longo prazo ainda não sejam claros.

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fonte: eu atleta

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