Saúde Física

Atividades físicas para idosos é fundamental

atividades físicas na terceira idade

Os benefícios das atividades físicas para a saúde e bem-estar na terceira idade.

Você já ouviu falar que a prática de exercícios físicos é importante para a saúde e bem-estar dos idosos, mas não sabe por onde começar?

Você não está sozinho.

Muitos idosos sentem-se desencorajados por barreiras de condicionamento físico, preocupações com lesões ou quedas.

A verdade é que você não pode se dar ao luxo de não se mexer.

O exercício é a chave para se manter forte, bem-disposto e saudável à medida que amadurece.

Entretanto é importante que, antes de mais nada, consulte seu médico e faça uma avaliação para que possa escolher a atividade física mais adequada às suas condições.

A seguir, apresentaremos alguns motivos para que você possa se convencer a praticar algum tipo de esporte ou exercício físico, promovendo benefícios a sua saúde e bem-estar.

Benefícios das atividades físicas para a terceira idade

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Nosso corpo é constituído por vários grupos musculares.

Porém, grandes parcelas desses músculos acabam sendo pouco exigidas no cotidiano de uma pessoa sedentária.

Dessa forma, esses músculos podem se tornar mais frágeis e pouco desenvolvidos, sendo mais suscetíveis a luxações ou distensões quando exigidos de maneira mais severa.

A prática de exercícios físicos atua diretamente no estímulo desses músculos pouco utilizados, tornando-os mais fortes e desenvolvidos.

Dessa forma, aquelas dores no pescoço, nas pernas ou nas costas tendem a diminuir ou até mesmo a desaparecer, pois o tecido muscular torna-se mais oxigenado e resistente.

Uma das funções dos músculos no corpo humano é a de auxiliar o esqueleto a realizar todos os movimentos corporais.

Com músculos mais desenvolvidos e acostumados a realizar exercícios físicos, o esqueleto necessita de menos esforço para a locomoção do corpo, o que ajuda diretamente na conservação das articulações, pois estas acabam por serem menos exigidas.

Benefícios das atividades físicas para a mente do idoso

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A melhoria do auto estima é um benefício psicológico fundamental da atividade física regular.

Quando você se exercita, seu corpo libera substâncias químicas chamadas endorfinas.

Essas substâncias são produzidas pelo sistema nervoso através do cérebro, medula espinhal e muitas outras partes do corpo e são liberados em resposta a substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores.

Essas endorfinas interagem com os receptores em seu cérebro que reduzem sua percepção da dor.

As endorfinas também desencadeiam uma sensação positiva no corpo, semelhante à da morfina.

Por exemplo, a sensação de seguir uma corrida ou treino é frequentemente descrita como “eufórica”.

Essa sensação pode ser acompanhada por uma visão positiva e energizante da vida.

É exatamente por isso que a endorfina é conhecida popularmente como o “hormônio da alegria”.

É por isso que frequentemente ouvimos histórias de pessoas de todas as idades que apresentaram melhoras significativas em quadros de depressão e ansiedade através de atividades físicas.

Como resultado, podem-se observar o alívio de dores corporais e a melhora significativa do humor.

Além disso, a capacidade de raciocínio e memória aumenta consideravelmente.

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Através da prática de exercícios físicos, os idosos podem desfrutar de todos os benefícios citados anteriormente.

Além disso, praticar exercícios ou algum esporte proporciona a oportunidade de interação com outras pessoas, podendo-se cultivar novas amizades.

Nunca é tarde para começarmos a contemplar as árvores de um parque, as peculiaridades de nosso bairro ou as belezas naturais de uma praia enquanto nos exercitamos.

E você, o que está esperando para começar?

fonte: Professor e preparador físico André Campos – Colaborador do Portal Avôvó

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