Física

Estas são as vitaminas essenciais aos idosos

O melhor a fazer é procurar um médico que avalie os nutrientes que precisam ser repostos em cada pessoa e que recomende a dieta adequada. Mas, para melhorar a alimentação desde já, vamos listar as vitaminas mais essenciais.

1. VITAMINA B12

Uma das substâncias que tem sua absorção mais prejudicada com a chegada da terceira idade é a vitamina B12. E esse quadro precisa ser revertido, pois o nutriente é muito importante para a capacidade de concentração e para a memória.

A deficiência desse nutriente pode prejudicar também o coração, gerando palpitações cardíacas e piorar quadros de depressão e ansiedade, visto que ela age diretamente no humor. Para evitar esses males, mantenha uma dieta rica em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leite.

2. VITAMINA B6

as principais vitaminas para os idosos

A vitamina B6 tem diversos benefícios para o corpo: ajuda a manter a saúde e o equilíbrio interno do organismo e é muito importante no combate à depressão, já que essa substância trabalha na formação da serotonina, hormônio do bem-estar e do humor.

Os idosos e portadores de depressão devem investir em um cardápio que tenha banana, carnes, peixes, ovos, cereais integrais (como a aveia), cenoura, batata e feijão, pois são fontes em vitamina B6.

3. CÁLCIO

O cálcio também não pode faltar na dieta dos idosos. O mineral é muito importante para a saúde dos ossos, dos dentes, em contrações musculares e para a coagulação sanguínea. A deficiência dele pode, inclusive, causar osteoporose.

Para prevenir esse mal, abuse do leite e dos seus derivados (iogurtes e queijos), peixes, couve e amêndoas.

4. VITAMINA D

as principais vitaminas para os idosos

Não adianta ingerir os alimentos ricos em cálcio se o corpo estiver com deficiência de vitamina D. A substância é essencial para que o organismo absorva o mineral. Logo, ela também deve estar presente no prato.

Alguns iogurtes são enriquecidos com esse nutriente, que também é encontrado na gema de ovo e no atum. Além da alimentação, a vitamina D também é formada com a exposição solar. Então tome sol, principalmente nos horários em que sua incidência é menos agressiva: antes das 10h e após as 16h.

5. FERRO

Outro mineral essencial para uma boa saúde na terceira idade é o ferro. Ele trabalha na formação da hemoglobina e sua deficiência pode gerar até anemia. Para ser mais bem absorvido, combine uma alimentação rica em ferro e vitamina C.

A substância é encontrada principalmente em carnes vermelhas, gema de ovo, banana, feijão, grão-de-bico, ervilha, agrião, espinafre, entre outros.

6. POTÁSSIO

as principais vitaminas para os idosos

O potássio é um aliado do funcionamento dos músculos, evitando cãibras e melhorando o desempenho da musculatura cardíaca. Também contribui para o metabolismo da glicose.

Suas principais fontes são a banana, a couve, a laranja, o melão, carnes, leguminosas e a batata inglesa.

Uma alimentação rica em todos esses nutrientes proporciona mais qualidade de vida e saúde para os idosos. Mas, como cada organismo é diferente do outro, o ideal é consultar um profissional que examine a quantidade necessária de cada uma dessas substâncias e defina quais precisam ser repostas.

Outra atitude fundamental para contribuir com a ação das vitaminas para idosos é a adoção de exercícios físicos. O hábito de se movimentar vai manter o corpo mais saudável e fornecer energia para as atividades do dia a dia.

Veja também no Portal AVôVó:

Vitaminas e Sais minerais na Terceira Idade – Parte 2

 

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Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

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