Jardinagem, Saúde Física

Arruda, para que serve e seus usos mágicos

arrua para que serve e o seu poder mágico

A arruda é uma planta medicinal aromática, que carrega um cheiro intenso e é originária da Europa.

Utilizada na preparação de sucos, o verdinho também dá origem a outra bebida: o chá de arruda.

Para que serve o chá de arruda?

Vejamos os 10 benefícios:

Fonte de rutina

A rutina, uma substância também conhecida como vitamina P, está presente na arruda.

Ela aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta.

A vitamina C atua na melhora da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de ferro por parte do organismo, produção de colágeno que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, estresse e dor.

Ação analgésica

Resultado de imagem para arruda

A planta que dá origem ao chá é composta por uma substância chamada quercetina, um flavonoide com ação antioxidante, que possui propriedades analgésicas, ou seja, que combatem a dor.

Alívio da ansiedade

O óleo essencial da arruda é composto por substâncias chamadas de undecanona, metilnonilcetona e metiletilcetona.

Elas oferecem propriedades calmantes ao serem aspiradas, que podem auxiliar a diminuir os níveis de ansiedade.

Normalização do ciclo menstrual

A arruda pode contribuir neste sentido por estar associada ao efeito de estimular a menstruação.

Entretanto, cheque com seu médico antes de utilizar o chá para estes benefícios.

É por este mesmo efeito que o chá de arruda não pode ser consumido por mulheres que estejam gestantes, visto que resulta na contração das fibras musculares do útero, causando uma forte hemorragia.

Resultado de imagem para arruda serve para que

Qualidade do sono

Para quem fica “aceso” durante a noite e não consegue dormir, dificultando seu descanso e sua recuperação de energia para executar as tarefas do dia seguinte, o chá de arruda também pode ajudar.

Como vimos no tópico 3, ele possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e tornar mais fácil a tarefa de pegar no sono.

Colabora com o tratamento de condições de saúde

A arruda pode colaborar com o tratamento de problemas de saúde como dores de cabeça e cistos.

Entretanto, não deixe de consultar o seu médico antes de utilizar o chá de arruda como auxiliar no tratamento desses problemas, para se certificar de que ele é realmente apropriado e seguro para o seu caso.

E não deixe de seguir todas as orientações dadas por ele para lidar com as condições citadas acima.

Sistema digestivo

A planta é conhecida por trazer um efeito tônico ao sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólica.

Gota e reumatismo (ameniza sintomas)

Não, o chá de arruda não cura essas doenças.

Entretanto, a planta utilizada no preparo da bebida ajuda a amenizar as dores provenientes dos sintomas físicos da gota e do reumatismo.

Imagem relacionada

Efeito antibacteriano

Por conta dessa propriedade da planta medicinal, o chá de arruda pode ser utilizado como um auxílio à prevenção contra infecções causadas por bactérias.

Propriedades antiespasmódicas

Graças à sua ação antiespasmódica, a arruda pode contribuir com a amenização de cólicas menstruais e dores musculares.

Quer saber mais sobre dores musculares, clique aqui

Cuidados com a arruda 

Imagem relacionada

Considerada uma planta abortiva, ela não pode ser consumida por mulheres que estejam grávidas e que estejam em período de amamentação de seus bebês.

Crianças com menos de seis anos também não devem ingerir o chá de arruda, assim como quem sofre com problemas no fígado ou nos rins ou com condições que atingem o estômago e o intestino como doença inflamatória intestinal, colite e úlceras.

Além disso, em contato direto com a pele, a arruda pode causar bolhas. Já a ingestão de seu óleo volátil resulta em danos nos rins e degeneração do fígado.

O uso contínuo do chá de arruda também pode prejudicar o fígado e os rins.

Seu uso está associado a efeitos colaterais como tremores, gastroenterite (inflamação que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal), convulsões, vômitos, sonolência, dores abdominais, salivação, fotossensibilidade, salivações, inchaço na língua, secura na garganta, dor de estômago ao urinar, contração da pupila, depressão do pulso e queda de temperatura (arrefecimento da pele).

Recomenda-se que o consumo do chá de arruda seja feito apenas mediante autorização médica, já que se trata de uma planta classificada como tóxica.

A ingestão de 120 g de folhas da planta de uma só vez pode causar problemas como dor gástrica violenta e complicações sistêmicas, que incluem a morte.

Experimentos realizados com animais mostraram que a ingestão de 400 g de arruda por quilo corporal por parte dos animais foi alta, causando hemorragias nas glândulas adrenais, no fígado e nos rins.

O consumo considerado seguro para pessoas saudáveis que não se encontrem grávidas é de 30 mg de arruda diariamente.

Usos “mágicos” da arruda

Imagem relacionada

Muitas pessoas acreditam também que a arruda possui propriedades esotéricas, podendo ser usada para outros fins além dos já descritos acima.

Ela é considerada um verdadeiro “termômetro” da energia do local em que estiver, já que seu desenvolvimento é prejudicado por ambientes pesados, com presença de pessoas não realizadas ou frustradas.

Por outro lado, se estiver em um ambiente harmonioso e agradável, a arruda irá florescer com muita vitalidade.

Estes são alguns dos usos “mágicos” da arruda:

Oferece proteção

Esta é a virtude mais conhecida da arruda, que vem sendo usada como proteção por várias civilizações diferentes há milhares de anos.

Acredita-se que ela protege contra qualquer tipo de má vibração, incluindo situações e pessoas ruins que possam tentar causar algum mal.

Afasta a negatividade

Imagem relacionada

Se você estiver lidando com muitas situações e pessoas negativas, com a impressão de que tudo está dando errado, a arruda certamente pode ajudar.

Ela promove o equilíbrio, absorvendo a negatividade e impedindo que ela afete o seu cotidiano e o das pessoas que convivem com você.

Combate a inveja e o olho gordo

A arruda afasta a inveja e o olho-gordo de outras pessoas, impedindo que sejamos afetados por este tipo de sentimento ruim e prejudicial para nossas vidas. Dessa forma, nossas merecidas conquistas ficam sempre protegidas do mau-olhado.

Emite vibrações positivas

Esta poderosa erva transforma as energias negativas que ela absorve em vibrações positivas, ajudando a criar um ambiente sereno e agradável. A arruda ainda transmite calma e ajuda a aflorar o poder da vontade, contribuindo para uma vida pacífica e próspera.

 

fontes: melhor com saúde e mundo boa forma

Veja também no Portal AVôVó:

Dente-de-leão faz coisas incríveis para nossa saúde

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *