Saúde Física

Ar condicionado, companheiro ou vilão para os idosos

Ar condicionado, companheiro ou vilão para os idosos.

O ar-condicionado é um aparelho ajustável e completamente controlável.

Caso você não seja o responsável, cobre quem é, apresentando dados que comprovem a reclamação.

Podemos amenizar o calor sem prejuízos!

As pessoas costumam viajar na época mais quente do Brasil, pois, normalmente, lá onde estão descansando – hotéis ou casas de campo-, a piscina ou mar são opção para refrescar o corpo e aliviar a sensação de calor extremo.

No entanto, muitas pessoas não têm essa alternativa disponível e a saída é ficar exposto ao ar-condicionado ou ventilador.



Isso é possível se ficarmos atentos à manutenção, à frequência e à intensidade de uso deles para evitar problemas respiratórios.

O ar-condicionado do trabalho – ambientes corporativos – é mais utilizado do que o aparelho de casa, mas ambos necessitam de limpeza e, de tempo em tempo, troca de filtros para não acumular germes e bactérias.

Outra dica é não posicionar o vento diretamente para a pessoa e manter a temperatura agradável: entre 20º C e 22º C.

O ideal é apenas aliviar a temperatura, deixando o intervalo térmico -diferença entre a temperatura lá fora e a dentro do ambiente fechado – o menor possível.

ar-condicionado e os idosos

Vantagens e desvantagens do ar condicionado para idosos

Em épocas de muito calor o ar condicionado é muito utilizado, porém existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados, principalmente com idosos e bebês – os netinhos.

O uso adequado do equipamento é fundamental para garantir conforto e saúde na época mais quente do ano.

O principal problema enfrentado pelos idosos é desidratação, pois o organismo reage diferente ao calor e à baixa umidade do ar.

Além disso, devido a perda de sensibilidade, a terceira idade não consome muita água.

Alguns dos principais sintomas de desidratação são:

  • Confusão mental;
  • Olhos profundos;
  • Febre;
  • Tontura e quedas frequentes;
  • Fraqueza muscular.

As variações constantes de temperatura afetam diretamente os mais velhos e o controle da urina fica prejudicado.

Mesmo bebendo pouca água devido à falta de sede, os idosos costumam ir com mais frequência ao banheiro durante está época do ano.

Para evitar problemas durante os dias de calor e poder permanecer de forma tranquila frente ao ar condicionado é necessário tomar certos cuidados, entre eles:

  • Evitar usar roupas pesadas durante o verão;
  • Tome bastante líquido, mesmo sem sentir sede. O mínimo recomendado é de dois a dois litros e meio de água por dia;
  • Esteja sempre com os exames de rotina em dia, principalmente os idosos que possuem quadro de hipertensão ou diabetes.

Ar condicionado, ventilador ou climatizador?

ar-condicionado para os idosos

Existem vários equipamentos que podem ajudar a superar os dias mais quentes do ano, tais como ar condicionado, ventilador e climatizador, é importante lembrar que cada um possui suas vantagens e desvantagens.

Antes de escolher a melhor opção é necessário conhecer as características de cada um, para saber qual é o mais apropriado para idosos e bebês.

O ar condicionado pode ser uma ótima opção, pois permite que a temperatura seja regulada quando necessário.

Quando o equipamento é usado para esfriar, ele retira o ar quente do local e o devolve refrigerado.

É importante evitar que o aparelho seja exposto à luz direta do sol, e o ambiente deve ser mantido fechado enquanto o aparelho permanecer ligado.

Algumas das vantagens e desvantagens que o ar condicionado proporciona são:

  • Pode ser adequado a qualquer condição térmica;
  • Costuma ser mais prático e eficaz;
  • Exige instalação mais trabalhosa e consome mais energia;
  • Não umedece o ar.

O ventilador, também, pode ser uma ótima opção quando o assunto é calor, pois consegue diminuir a temperatura ambiente perto de três graus.

O ventilador portátil é ideal para uso individual, já os de parede costumam refrescar com mais eficiência o local.

O ventilador de teto consegue refrescar um espaço de até 20 metros quadrados, podendo escolher entre a função circular ou ventilação.

O climatizador consegue controlar a temperatura do ambiente por meio da circulação do ar e da evaporação da água.

Este equipamento aumenta a umidade do ar e ajuda no controle de problemas respiratórios.

As principais vantagens e desvantagens são:

  • Ajuda a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados;
  • Indicados para pessoas com problemas respiratórios;
  • Ideal para ambientes menores;
  • Melhor custo benefício;
  • Não resfria o ambiente, apenas o ventila;
  • Deve ser evitado em cidades com clima quente e úmido.

ar-condicionado para os idosos

Problemas de usar parelhos para reduzir a temperatura

  • Ao sofrer um choque térmico, de um ambiente quente para outro refrigerado, nosso corpo pode ter as defesas paralisadas.
  • O ar seco e frio pode reduzir o funcionamento dos cílios dos pulmões e aumentar a quantidade de secreção.
  • A temperatura ideal para o corpo ficar é entre 20°C e 22°C – normalmente os ambientes climatizados estão com temperaturas menores-, em uma umidade entre 50% e 60% – o aparelho de ar reduz a umidade.
  • Falta de manutenção: filtro sujo pode causar doenças e aumentar o gasto com energia elétrica.

Saiba mais sobre o ar-condicionado em detalhes:

Você já percebeu que os ambientes hospitalares são todos refrigerados?

UTIs, maternidades, quartos, enfermarias, recepção, etc, são sempre climatizados, e há bons motivos para isso: além do conforto e bem-estar, o ar-condicionado também ajuda a manter o ar mais puro, livre de bactérias, fungos e poluição.

Muita gente não sabe, mas as bactérias se proliferam e se espalham com mais facilidade no calor, por isso as unidades de saúde procuram manter a temperatura ambiente baixa.

Então, imagine crianças e o pessoal da terceira idade que, de forma geral, são considerados mais frágeis.

Em vez de “espalhar” gripes e resfriados, como alguns acreditam, o aparelho ajuda justamente a afastar microrganismos nocivos à saúde.

E, se funciona em um hospital, imagine na sua casa.

Então será mesmo que ar condicionado para bebê faz mal?

Descubra agora tudo o que você deve saber sobre ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos e afaste de vez alguns mitos!

Ar-condicionado para bebê faz mal mesmo? 

Imagem relacionada

Esse é um verdadeiro mito que ronda o universo dos ar-condicionados e que acaba atrapalhando o bem estar de muita criança.

Antigamente acreditava-se que as crianças, principalmente as recém-nascidas, tinham a temperatura corporal mais baixa do que a do adulto.

O resultado eram crianças que acabavam de vir ao mundo entulhadas de roupas, toquinhas, meias e luvas enquanto o sol brilhava forte lá fora.

Hoje os pediatras afirmam que mesmo bebês que acabaram de vir ao mundo, quando saudáveis, têm a mesma temperatura corporal de um adulto – portanto, o calor que você sente, ele sente também.

O ambiente climatizado colabora para a saúde das crianças ajudando a manter o corpo em uma temperatura agradável, exigindo menos do organismo e evitando a perda de líquidos.

Ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos

Imagem relacionada

Nas altas temperaturas do verão os cuidados devem ser redobrados com crianças de todas as idades e idosos para evitar a desidratação.

E, acredite, o ar-condicionado pode ter um papel fundamental para manter a saúde por evitar a exposição a temperaturas extremas.

De acordo com os médicos, como a temperatura corporal deve estar sempre em torno dos 36ºC, as células trabalham mais para regularizá-la sempre que há muito calor ou muito frio.

Por isso, quando está muito calor a recomendação é aumentar a ingestão de líquidos gelados para ajudar a resfriar o corpo, tomar banho com água em temperatura ambiente e procurar ficar em ambientes climatizados com ar condicionado entre 21ºC e 25ºC.

Ao sair de um ambiente com temperatura controlada, os especialistas recomendam a hidratação para evitar choque térmico nos locais abertos.

Ventilador é melhor do que ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos?

Essa é uma dúvida recorrente, mas os especialistas afirmam que não.

Desde que bem higienizado, o ar-condicionado é muito mais saudável para pessoas de todas as idades do que o ventilador.

Um dos motivos é óbvio: quando o ventilador agita o ar ele também está propagando a poeira no ambiente, espalhando poluição e microrganismos.

No verão, é fundamental oferecer o máximo possível de conforto para idosos e crianças. Mesmo durante a noite, quando a temperatura já não está tão alta, o calor pode prejudicar a noite de sono, deixando-os irritadiços, cansados e até fazendo com que a imunidade baixe por causa do estresse gerado pela noite mal dormida.

A qualidade do sono noturno é essencial para o equilíbrio do organismo e a reposição da energia gasta durante o dia.

Para amenizar o calor, o ar-condicionado para o bebê é a melhor opção.

No entanto, é preciso que o filtro esteja sempre limpo, o vento gelado não esteja direcionado para cima do bebê ou do idoso para não ressecar as vias aéreas que causam coriza, tosse etc, e que o quarto não fique gelado.

A temperatura ideal deve ser aquela em que quem está dormindo não chegue a suar mas também não precise ficar totalmente coberto com frio.

Dicas para o ar-condicionado em ambientes com crianças e idosos

Você já deve ter percebido que a qualidade do ar é fundamental, por isso a dica aqui é manter os filtros do ar condicionado sempre limpos e não deixar de realizar a manutenção preventiva periódica.

Assim, pelo menos uma vez por ano chame um técnico especializado para fazer uma limpeza mais profunda no aparelho.

Por outro lado, você aumenta ainda mais a segurança do ar para seus filhotes e vovôs usando ar-condicionado que purifique o ar.

Isso é ideal porque, você pode até não acreditar, mas dentro de casa é possível encontrar ainda mais poluentes do que no ambiente externo.

Isso acontece porque, além da poluição que entra com o ar de fora, há ainda exposição a compostos químicos tóxicos e até metais pesados que são encontrados em vários produtos usados no dia a dia.

Na rua, a sujeira se dispersa graças ao vento, em casa, ela se concentra em diversos locais por mais que a residência esteja limpa.

Por isso, há diversos modelos de ar condicionados que chegam a eliminar até 99% das bactérias e impurezas do ar, inclusive com selo classe A de energia, atestando que o aparelho é bastante econômico.

Esses aparelhos têm um sistema de purificação do ar que, além de remover fungos e bactérias, removem o excesso de umidade do ar e ainda evita o acúmulo de umidade dentro do próprio aparelho, o que evita o aparecimento de microrganismos em seu interior.

Há modelos que utilizam múltiplos níveis de filtragem, removendo até partículas microscópicas que podem ser prejudiciais à saúde.

fonte: Redação do Portal AVôVó e Dufrio

Compre seu ar condicionado no Magazine AVôVó?

Oportunidade para você !

Veja abaixo alguns dos produtos que você encontra no Magazine AVôVó / Magazine Luiza.

Se quiser outros, é só navegar pelos departamentos que você vai encontrar o que precisa.

E, o melhor, com preços reduzidos, segurança total no pagamento e  recebimento de produtos.

Tudo sem dor de cabeça e com segurança, afinal de contas o Portal AVôVó e Magazine Luiza agora juntos para beneficiar você!

Veja alguns itens que você pode adquirir agora. Aproveite!

Clique na foto para comprar, ver os dados, características do produto e preço.

 

Ar-condicionado Split Philco 9.000 BTUs Frio - PAC9000TFM9 96652443

 

Ar Condicionado Split Elgin Eco Power 9000 BTUs Quente/Frio 220V HWQE09B2NA

Ar Condicionado Split Hw On/Off Consul 9000 Btus Frio 220v Monofasico CBN09CBBNA

Ar Condicionado Split Springer Midea 9000 Btus Frio 220V

Muitos produtos esperam por você.

Um Magazine inteiro para você.

Várias ofertas e oportunidades.

 

Veja também no Portal AVôVó:

Umidificador de ar. Como usá-lo corretamente

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *