Dicas de Saúde

Anemia, nunca mais! Leia as dicas.

anemia

O Avôvó não cansa de alertar aos vovôs e vovós sobre a importância de estar com as vitaminas em dia. Pois, como sabemos, não são poucos os problemas relacionados a falta de substancias essenciais ao funcionamento do organismo. Uma alimentação saudável, respeitando condições mais singulares e seguindo orientações médicas são o necessário. A suplementação também é uma opção viável. No mais, falaremos de anemia – a conhecida falta de ferro no sangue.

A anemia é uma condição de saúde potencialmente grave. É caracterizada por uma ausência de células vermelhas do sangue ou hemoglobina insuficiente no sangue de uma pessoa. Os sintomas da anemia incluem uma aparência pálida, letargia e fraqueza física. Um médico pode diagnosticar a anemia através de um teste de sangue.

A causa mais frequente de anemia é a deficiência de ferro. Pode ser causada por hemorragia, a falta de ferro na dieta e má absorção de ferro. Ervas que contém ferro ou facilitam a sua absorção podem ajudar a restaurar o fornecimento de sangue de hemoglobina e inverter a condição, agindo como um tratamento natural para a anemia. Antes de usar ervas para tratar a anemia, não se esqueça de consultar um profissional de saúde qualificado. Mesmo o remédio natural para anemia mais simples pode ter efeitos colaterais.

anemia

Conheça algumas receitas caseiras que poderão te ajudar a aliviar ou, até mesmo, eliminar a anemia por fata de vitaminas essenciais.

Doca amarela

Doca amarela é uma erva que, quando ingerida, pode rapidamente elevar os níveis de ferro no sangue. As raízes da erva contêm reservas de ferro da planta. A dosagem recomendada para a doca amarela na receita natural para tratar a anemia é de 1.000 mg a cada manhã ou meia colher de chá de doca amarela duas vezes por dia.

Dente de leão

O dente de leão tem um alto teor de ferro e melhora a absorção do ferro a partir de outras fontes. Uma pessoa que tem anemia por causa de problemas de absorção do ferro se beneficia com os efeitos de tomar o dente de leão. O teor de ferro das folhas do dente de leão é mais concentrado do que no espinafre. A dosagem recomendada do dente de leão é uma colher de chá de dente de leão de fresco com água fresca duas vezes por dia.

Genciana

Genciana é uma erva que facilita a digestão e a absorção de nutrientes através da parede dos intestinos. Para alguém que tem anemia devido a problemas de absorção, genciana é particularmente útil. A dosagem recomendada de genciana é uma colher de chá em pó da raiz genciana seco embebido em três copos de água por 10 a 15 minutos. Armazene o líquido em um recipiente hermético na geladeira com 1 colher de sopa do sumo de limão adicionado para preservar os constituintes ativos. Tome 1 colher de sopa meia hora antes de comer uma refeição, aumentando a eficiência na absorção de nutrientes.

Melaço

Melaço é a sobra doce da formação de açúcar refinado. Como tal, ele é cheio de nutrientes importantes como ferro, manganês e outros. Estes nutrientes ajudam a restaurar a composição de nutrientes natural do corpo para ajudar a aumentar a oferta de glóbulos vermelhos.

Clorofila

A clorofila é quase uma correspondência exata das células vermelhas do sangue ou hemoglobina no corpo humano. Com uma composição única, a clorofila pode servir como uma substituta para as células vermelhas do sangue até que o corpo seja capaz de repor o número de glóbulos vermelhos saudável. Prepare um suco de clorofila com couve, agrião ou espinafre batidos no liquidificador com laranja ou um (ou mais) dos ingredientes acima.

Beterraba

Beterraba pode muito bem ser o melhor remédio natural para a anemia. Ela purifica o corpo, ao mesmo tempo fornecendo oxigênio e aumentando a contagem de sangue no corpo, tornando-se um tratamento ideal para a condição da anemia. Acrescente uma beterraba inteira aos seus almoços para obter os nutrientes necessários para sua dieta.

médico

Enquanto o tratamento exato para a anemia é tipicamente definido pelo real causa da condição, os tratamentos naturais para anemia aqui descritos contêm nutrientes importantes que aumentam a contagem de células vermelhas do sangue em qualquer caso. Não é possível afirmar que essas opções irão resolver o seu problema com anemia, mas são as melhores alternativas naturais. Cada caso deve seguir uma orientação médica e buscar encontrar os verdadeiros motivos que levam a sua deficiência vitamínica. Aproveite para repensar os hábitos alimentares e modificar seu estilo, deixando o sedentarismo e abraçando uma condição mais saudável.

Veja também no Portal AVôVó:

Alimentos e vitaminas ideais para os idosos

AnteriorPróximo
Claudio Mello
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *