Dicas de Alimentação

Água de berinjela: aprenda como fazer e veja todos os benefícios para a saúde!

água de berinjela faz bem aos idosos

Todo mundo já sabe que muitos alimentos vindos da natureza servem também para beneficiar a nossa beleza e saúde além da alimentação, e a água de berinjela é uma das receitas mais populares. Se você nunca ouviu falar ou não sabe porque ela também é conhecida como “água milagrosa”.

A água de berinjela ficou famosa porque muitas pessoas começaram a tomá-la em jejum para emagrecer, e vamos contar nesse artigo a seguir se você pode mesmo perder peso tomando água de berinjela ou não. Outro uso que descobriram é para a saúde de quem tem colesterol alto, e também vamos falar se é verdade ou mito.

Além disso, a água de berinjela é uma receita bem simples e rápida de fazer, e também é muito barata, fazendo com que o custo benefício seja muito bom e valha a pena aprender.

Benefícios da Água de berinjela

água de berinjela faz bem aos idosos

Veja alguns benefícios da água de berinjela que são pouco conhecidos:

  • É rica em vitamina E, o que potencializa e melhora a circulação sanguínea;
  • Tem antioxidantes como a antocianina, que ajuda a prevenir doenças do coração;
  • Ajuda a combater o diabetes, pois é rica em fibras, que desaceleram a digestão, fazendo com que a glicose seja absorvida mais lentamente pelo organismo;
  • Tem altos níveis de potássio e muito sódio, o que ajuda no funcionamento do sistema cardiovascular e do sistema nervoso;
  • É diurética, ajudando a reduzir a retenção de líquidos;
  • Tem ação anti-inflamatória, que ajuda na redução da celulite e outras inflamações da pele;
  • Ajuda a regular o trânsito intestinal;
  • Ajuda a baixar os níveis de açúcar do corpo, desintoxicando-o;
  • Tem poucas calorias (100 Kcal / 25g).

Como fazer água de berinjela

água de berinjela faz bem aos idosos

Como falamos, fazer água de berinjela é rápido, simples e barato, e tudo que você precisa é de 1 litro de água e uma berinjela média ou grande.

Siga o passo a passo:

  • Lave a berinjela com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, para eliminar todas as impurezas tóxicas, e em seguida, enxague bem em água corrente, para que não fique com o gosto do bicarbonato e do vinagre.
  • Corte a berinjela em rodelas com mais ou menos 1 centímetro e meio de espessura, mantendo a casca, que também é rica em nutrientes e flavonóides, que são antioxidantes capazes de diminuir a ação dos radicais livres
  • Coloque todas as rodelas de berinjela em uma garrafa ou jarra, e depois, despeje a água por cima.
  • Deixe descansar por algumas horas antes de beber (o ideal é fazer no início da noite e só começar a beber pela manhã, em jejum).

Se quiser saborizar e otimizar os benefícios da água de berinjela, esprema um limão médio sobre as rodelas de berinjela antes de colocar a água. Mexa um pouco com uma colher, e depois coloque a água.

Água de berinjela ajuda a emagrecer?

água de berinjela faz bem aos idosos

Sim, a água de berinjela ajuda a emagrecer, porque além de ter alguns benefícios que ajudam a regular o organismo (como ser diurética e regular o intestino, por exemplo), tem outras características que fazem com que ela seja uma aliada na perda de peso.

Por conter muitas fibras, a água de berinjela dificulta a absorção do carboidrato e melhora a digestão, além de causar uma sensação de saciedade, que retarda a vontade de comer de novo, mas o maior motivo de a água de berinjela ajudar a emagrecer é uma substância chamada saponina, que é liberada apenas quando a berinjela é colocada na água.

A saponina funciona como um detergente natural quando entra em contato com a gordura, impedindo que o organismo absorva totalmente o que foi ingerido.

Para perder peso, você deve tomar 1 litro de água de berinjela por dia, de preferência antes das refeições, porque assim ela atuará não somente como um inibidor de apetite , mas também ajudará a digerir as gorduras,  e a eliminá-las ao chegar ao estômago, o que permitirá uma melhor digestão e a purificação  do organismo, como falamos anteriormente.

Ajuda a baixar o colesterol? 

Sim. Como falamos, a água de berinjela é rica em fibras e em antioxidantes, o que ajuda a baixar o colesterol e eliminar o excesso de gordura e a purificar o organismo.

Para baixar o colesterol você pode fazer a água de berinjela que ensinamos, e também usar a receita de água de berinjela com limão.

fonte: vibra saúde

Veja também no Portal AVôVó:

Legumes e verduras: o que são e os seus benefícios

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *