Finanças

Administrar as finanças na terceira idade.

Administrar as finanças na terceira idade.

Pode parecer exagero, mas muitos idosos têm problemas para conseguir administrar as suas finanças, o que acaba fazendo com que muitos percam o controle sobre os seus ganhos e vivam de forma desorganizada, sempre faltando algum valor para realizar um pagamento, com dificuldades para arcar os seus compromissos.

E você pode estar pensando que, a essa altura do campeonato, se a pessoa ainda não aprendeu a controlar o seu dinheiro, não aprende mais.

Mas você está muito enganado.

É possível realizar uma reeducação financeira na terceira idade e nós estamos aqui para mostrar para vocês como isso será possível.



Para se ter uma ideia uma grande parte dos idosos tem problemas para administrar as suas próprias finanças e esse número só cresce ao longo dos anos, o que fez com que chamasse a nossa atenção, a ponto de elaborarmos um texto que tem como objetivo fazer com que os idosos tenham uma reeducação financeira na terceira idade.

Resultado de imagem para finanças na terceira idade

Se você possui algum idoso na sua residência ou se você é um idoso que não consegue se controlar financeiramente, nós queremos falar com você.

Venha ver como uma reeducação financeira na terceira idade é possível.

Veja as etapas necessárias para a reeducação financeira na terceira idade acontecer e ponha já em prática!

Reeducação financeira na terceira idade é possível?

Identifique suas dívidas

Ao longo dos anos, se não temos responsabilidade com o nosso dinheiro, é possível que, ao chegar na terceira idade, a pessoa esteja totalmente endividada, o que é totalmente comum, visto o alto número de idosos com problemas financeiros.

Mas o grande problema dessas pessoas é que elas não conseguem identificar onde as dívidas estão, o que acaba dificultando a sua reeducação financeira na terceira idade.

E ter essa informação listada, nos mínimos detalhes, é essencial para que você consiga priorizar e pagar primeiramente as dívidas que possuírem os juros mais altos.

Entenda o gasto que você tem todo mês

Resultado de imagem para finanças na terceira idade

Essa parte é importante na sua reeducação financeira na terceira idade pois é muito comum  que as pessoas acabem dando maior atenção aos seus gastos maiores e acabam esquecendo dos gastos menores, que são os mais importantes e, uma vez que você não o controla, acaba perdendo todo o seu salário para eles.

E, numa forma de ter um controle e conhecer todos os seus gastos ao longo do mês, tenha uma planilha ou anote num papel, de forma detalhada, todos os seus gastos.

Independente do local onde você for colocar os seus dados, o mais importante é que você mantenha registrado todos os seus gastos.

E, de forma a melhorar o seu controle sobre os gastos que possui, fazendo com que a sua reeducação financeira na terceira idade possa acontecer, funcionar, você também pode solicitar a nota fiscal de tudo o que consumir para ajudar no controle dos seus gastos.

Elabore uma quantia para o seu mês

Resultado de imagem para finanças na terceira idade

É essencial que você conheça e saiba como funciona a sua vida financeira mês a mês.

E você pode fazer isso utilizando um caderno, uma planilha ou até mesmo os aplicativos de celular.

É importante que você consiga ter a informação dos seus ganhos mensais, já contando com décimo-terceiro, entre outros bônus que você possa vir a ter.

Logo após ter todos esses dados levantados, você irá colocá-los da forma como gostaria de reservar para os seus objetivos, assim como será o seu gasto mensal com alimentação, saúde, moradia, lazer, cuidados pessoais.

E importante que você observe e se atente para os pequenos gastos que acabam passando despercebidos.

Quando você estiver com todos os seus gastos, você conseguirá definir as suas prioridades.

Ao defini-las, você estará tendo a sua reeducação financeira na terceira idade.

Reveja seus hábitos e comportamentos

Depois que definir as suas prioridades, chegou o momento de colocá-las em prática.

E para começar, a mudança de hábitos de consumo é importantíssimo para você conseguir fazer a sua reeducação financeira na terceira idade funcionar de forma natural, sem enfrentar grandes problemas.

Analisar o seu consumo no mês irá te ajudar a ter uma visão dos gastos que você deve eliminar, os gastos que precisam ser equilibrados e os que você não pode modificar, que devem ser mantidos.

Esse panorama completo dos seus gastos mensais te auxiliará a ser mais cauteloso com o seu dinheiro, valorizando cada centavo.

Renegocie as suas dívidas

Resultado de imagem para finanças na terceira idade

Caso você se enquadre nessa situação saiba que o quanto antes você conseguir quitar as suas dívidas, melhor será para você.

E uma dica importante é que, se você quitar as suas dívidas de forma à vista, poderá obter excelentes descontos.

Veja entre as suas dívidas, aquelas que são mais prioritárias, ligue para quem você esteja devendo e solicite uma renegociação do valor.

Mas para fazer isso, você precisará seguir os passos anteriores relatados.

Dessa forma, você conseguirá ter a sua reeducação financeira na terceira idade.

Fonte: instituto coaching financeiro

Como lidar com o dinheiro na terceira idade. Clique aqui para saber mais

AnteriorPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *