Estética & Beleza

Acessórios femininos, como usar e fazer a melhor adequação?

Acessórios colares terceira idade

O Portal AVôVó, sempre pesquisa e vai atrás daquilo que porventura possa interessar as vovós no que tange a moda e beleza. Nesta matéria, encontraremos os acessórios, mais especificamente – os colares. Todas nós sabemos a importância de um acessório para a mulher. Algumas dicas são indicadas abaixo de como usá-los e ditas por especialistas em moda e na sequência encontraremos mais de 90 fotos do Pinterest de vários tipos de colares para que você possa fazer uma análise que quais tipos mais se adequam à você. Boa inspiração.

Vejamos o que apontam as especialistas em moda:

O que contrasta demais é que fica feio, diz especialista

Quem já não ficou na dúvida antes de se arrumar para uma festa, uma balada ou simplesmente para sair no dia a dia? Será que combinar a peça X com a peça Y vai ficar bom? O que posso ou não usar para combinar os acessórios e ficar sempre no estilo? Segundo a personal stylist Vanessa Versiani, óculos, brincos e colares dão um charme a mais na mulher. Ela também deu algumas dicas para pessoas que gostam de usar brincos de argola e apostou no uso de óculos escuros, mas lembrou: “eles devem ser de boa qualidade”.

Posso misturar acessórios prata com dourado?

Conforme seu tom de pele, pode. Pessoas que têm tom de pele quente ficam melhor de dourado e com peças de tons quentes. As de tom de pele frio ficam melhor com prata e peças de tons frios. Mas há pessoas que têm pele neutra e podem misturar o prata e o dourado juntos. Deve-se verificar seu tom e sub-tom de pele e a harmonia do look como um todo antes de escolher.

Argola grande: quando posso usar? 

Pessoas com pescoços longos podem usar brincos grandes. As de pescoço curto, ao usar brincos grandes (argolas ou não) encurtam ainda mais o pescoço, por isso não é recomendado.

Tem mulher que adora brinco comprido. É válido usar sempre ou só em ocasiões especiais?

Em alguns ambientes de trabalho não fica bem usar brincos grandes, mas, fora isso, pode usar sim. A pessoa deve escolher brincos grandes que fiquem bem para usar durante o dia. Brincos com menos brilho e mais design. E peças que não fiquem enroscando nos cabelos, se for usá-los soltos. E, claro, observar se os tons do brinco harmonizam com sua coloração pessoal (pele, olhos e cabelos), especialmente com a pele.

Em relação aos colares/correntinhas, posso sempre estar com um? Depende da roupa?

Sim, pode. A roupa e a situação vão determinar o tipo de colar ou correntinha que fica melhor, mas respeitando isso, pode sempre ter um colar ou correntinha no pescoço, ou um lencinho, à la Jack Leclair (da novela Ti Ti Ti). Isso, aliás, é válido também para iluminar o rosto, escolhendo-se os tons certos. Principalmente se usar uma blusa com uma cor que não lhe seja favorável (como um uniforme de trabalho, por exemplo). Ajuda a amenizar o problema da cor da blusa.

Pode usar tomara que caia com colar?

Pode. Mas deve-se observar o tamanho do colar e harmonizá-lo com a situação usada. Nunca use colares que caiam entre os seios, pois fica vulgar.

E óculos escuros: todo mundo pode e deve ter um? Além de um acessório que protege os olhos, dá um look especial, não é!?

Óculos escuros são ótimos e todo mundo deve ter, mas compre peças de boa qualidade sempre, ou eles perdem a função de proteger os olhos, podendo até mesmo prejudicar a visão. Ao escolher os óculos sempre é bom pensar no formato do rosto, em seu estilo pessoal e com que combinará a peça. Óculos de surfista, com lentes espelhadas não combinam com terno e gravata. Também com os óculos é importante escolher peças cuja cor e tom da armação harmonize e valorize o seu tom de pele. Tudo que está próximo ao rosto deve valorizar o tom de pele da pessoa.

Os braceletes estão na moda. Toda mulher pode usar? E aquelas que são mais “gordinhas”, fica bom também?

Braceletes são até mais interessantes que pulseiras para as mais gordinhas, pois a peça fica bem justa no braço, ao contrário das pulseiras, e complementa o look sem criar volumes indesejados. Toda mulher pode usar. Basta escolher as peças que melhor combinem com seu perfil e, como com os colares, preferir braceletes com tons que valorizem sua pele. E valorizar é deixar a pele viva, bonita. Geralmente é diferente de contrastar. Geralmente o que contrasta demais é o que fica feio.

E tem mais dicas?

Sem pensar, cite pelo menos três peças básicas de qualquer armário. Calça jeans, camisa branca e vestido preto, certamente, apareçam na sua resposta. E os acessórios básicos, você consegue listar com rapidez? O poder de um brinco ou de um colar, para levantar uma produção, é imbatível e bastante conhecido.

A questão é: não dá para pensar nisso justo quando o armário não está ajudando. Você precisa se preparar e ter em mãos os acessórios que acabam com o sufoco e transformam as tais peças básicas num look de arrasar.

E nem precisa achar que isso é privilégio de quem tem acesso às criações de joalherias sofisticadas. Atualmente, o mercado de bijus oferece opções incríveis e que fazem bonito até nos eventos mais chiques, você só precisa saber escolher. A organizadora da Mostra Acessórios, Debora Gelman, dá as dicas e ensina como ir do trabalho para uma festa ou combinar as peças perfeitas para o seu estilo sem cometer nenhuma gafe.

Acessórios básicos

Um par de brincos de pérola grande ou de brilhantes são eternos e nunca saem de moda. O mesmo vale para a correntinha com um brilhante só. Um anel de prata com um belo design , com ou sem pedra, pode ser sua marca registrada.

As peças para cada estilo

Mulheres arrojadas adoram peças muito originais, feitas em matérias inusitados e geralmente grandes. As românticas preferem peças mais barrocas, com cristais, peças delicadas, brincos longos e leves. As que fazem um estilo mais girlie gostam de peças lúdicas, em feltro ou tecido. As clássicas não exageram no tamanho mas gostam de pedras , pérolas em design simples e de fácil compreensão.

Sem distinção para o dia e a noite

A maioria dos acessórios pode ser usada o tempo todo, a questão é onde se vai. Ninguém deve usar uma bolsa de strass a não ser numa festa muito chique, acompanhada de vestido e sapato social. Hoje a moda é muito informal e, basicamente, as pessoas saem direto do trabalho para eventos sociais (por isso, a atenção deve ser em adequar o conjunto todo à situação).

Do básico ao fashion em instantes

A função dos acessórios é transformar a produção, portanto a mesma roupa vai mudar de cara se o acessório noturno for mais brilhante, chamativo e sofisticado. Embora as carteiras estejam em moda, elas levantam o visual e transformam a roupa de trabalho em trajes de festa de sair. O mesmo pode acontecer com saltos altos que levantam mais a produção do que rasteiras e sapatilhas (ou mesmo botas).

Biju que vale por uma jóia

A biju de boa qualidade tem um bom design, materiais com bom banho e trabalho com cristais ou pedras verdadeiras. Peças de montagem coladas (o encaixe valoriza as peças), com banho de cor meio indefinida e strass em vez de cristal passam mais uma ideia de acabamento ruim. em vez de levantar, elas arrasam a sua produção. As réplicas de jóias também são uma cilada, já que, na maioria das vezes,a imitação é mal feita e, nem de longe, fica parecida com uma joia. “Hoje temos peças folheadas com excelente design que usam pedras verdadeiras e são muito chiques”, diz Debora Gelman.

Pérola da vez

Elas são clássicas e, recentemente, estão agradando também as mulheres jovens e mais modernas. Na sua caixinha de acessórios, não pode faltar um colar longo, com várias voltas,e um brinco simples, com pérolas no seu tom favorito.

Dica básica para ir além do óbvio

É possível combinar materiais na mesma produção sem cair no exagero. O segredo é categorizar: roupa em tecido rústico, por exemplo, pede acessórios de materiais naturais como madeira, pedras brutas e cordas. Por serem todos naturais, eles conversam entre si.

Pretinho que brilha

Sabe aquele vestido que salva você em todas as ocasiões? Combine com um colar de cristais enormes e uma carteira neutra. A produção fica perfeita para qualquer evento, desde um jantar romântico até um casamento mais sofisticado.

Erros que nunca são detalhe

Bem escolhidos, os acessórios transformam uma produção simples num visual chique e caprichado. Mas o contrário também acontece. “Se não prestar atenção nas escolhas, há o risco de cometer erros graves que estragam a aparência, por melhores que sejam suas roupas e suas jóias”, afirma Debora Gelman. “Não é impossível, mas precisa ter muito estilo para poder usar anel, colar, brinco e pulseira ao mesmo tempo e não parecer fantasiada”. A seguir, ela lista as escorregadas mais comuns na rotina de quem está experimentando o poder dos detalhes.

1. Brincos grandes e colar

Esqueça, de uma vez por todas, esta ideia, nem que eles sejam feitos do mesmo material, a combinação não existe. Mesmo que você compre o conjunto, use as peças separadamente e valorize cada uma delas. Colar só cai bem com brincos pequenos.

2. Seios grandes e colar

Mais um pecado pelo exagero. Se você tem um busto bonito e gosta de decotes, aproveite para deixar a área do corpo livre e chame a atenção para ela. Em vez de colares, invista em brincos chamativos.

3. Braços gordos e pulseiras grandes

Braços roliços ficam melhor com pulseiras fininhas e soltinhas, nada agarrado. As argolas largas, estilos anos 1980, também deixam o visual pesado e devem ser evitadas se você tem braços mais fortes.

4. Cinto, o inimigo

Aquela calça jeans surrada fica ótima com um cinto estiloso. Mas, antes de ir afivelando o acessório, é preciso avaliar se ele combina com o seu tipo de corpo. “Seios fartos só permitem cintos caídos no quadril, nunca justos na cintura”, ensina a especialista. “As baixinhas também devem evitar cortar a silhueta, se o cinto for imprescindível, ele deverá ser no tom da peça que está por baixo dele”.

Veja as fotos de colares que separamos para sua inspiração:

foto 1

foto 2

foto 3

foto 4

foto 5

foto 6

foto 7

foto 8

foto 9

foto 10

foto 11

foto 12

foto 13

foto 14

foto 15

foto 16

foto 17

foto 18

foto 19

foto 20

foto 21

foto 22

foto 23

foto 24

foto 25

foto 26

foto 27

foto 28

foto 29

foto 30

foto 31

foto 32

foto 33

foto 34

foto 35

foto 36

foto 37

foto 38

foto 39

foto 40

foto 41

foto 42

foto 43

foto 44

foto 45

foto 46

foto 47

foto 48

foto 49

foto 50

foto 51

foto 52

foto 53

foto 54

foto 55

foto 56

foto 57

foto 58

foto 59

foto 60

foto 61

foto 62

foto 63

foto 64

foto 65

foto 66

foto 67

foto 68

foto 69

foto 70

foto 71

foto 72

foto 73

foto 74

foto 75

foto 76

 

foto 77

foto 78

foto 79

foto 80

foto 81

foto 82

foto 83

foto 84

foto 85

foto 86

foto 87

foto 88

foto 89

foto 90

foto 91

foto 92

foto 93

fontes pesquisadas: nosso mundo e minha vida

Esperamos que tenha gostado da seleção e em breve estaremos disponibilizando outros tipos de acessórios.

Veja também no Portal AVôVó:

Cabelos estilosos na terceira idade: madeixa curta e branca!

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *