Lazer & Entretenimento

A coragem de ser imperfeito: A autoaceitação! – Livro indicado

Livro indicado: A coragem de ser imperfeito

Pessoal, todas as pessoas precisam se sentir aceitas pelo ciclo social. Jamais vamos excluir essa necessidade, mas a felicidade consiste em se aceitar primeiro.

Olá pessoal, tudo bem? A nossa dica de livro semanal está voltada ao autoconhecimento. Sabemos que existem muitos conceitos que a sociedade impõe como necessários, mas nem sempre somos capazes de alcança-los pelo mesmo motivo que um peixe não consegue subir em uma árvore. Isso não é papo para ficar arranjando desculpa por situações de insucesso.

Apenas estamos pontuando que você deve encontrar o seu caminho, pensando nos pontos positivos que são o forte.

Por isso, o livro escolhido é: A coragem de ser imperfeito. Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, por Brené Brown (Autor). O material é bastante claro, mostrando que ninguém é perfeito. Mesmo aquelas pessoas que são o seu maior exemplo, a única diferença é a aceitação e a confiança de assumir as próprias limitações. Vejam abaixo um trecho da introdução do livro e tirem suas conclusões!

Livro indicado: a coragem de ser imperfeito

Trecho da introdução:

“Passei a vida inteira tentando contornar e vencer a vulnerabilidade. Tenho aversão a incertezas e a exposições emocionais. Na época do colégio, quando a maioria de nós passa a lutar com a vulnerabilidade, comecei a desenvolver e afiar o meu arsenal de defesa contra essa emoção incômoda. Por muito tempo tentei de tudo – desde ser a “garota perfeitinha” até me tornar a poeta exótica, a ativista indignada, a profissional ambiciosa, a baladeira descontrolada.

À primeira vista, esses papéis podem parecer estágios de desenvolvimento razoáveis, senão previsíveis, mas eles eram mais do que isso para mim. Todas essas etapas constituíam diferentes armaduras que me impediam de me tornar excessivamente comprometida e vulnerável. Cada tática era construída sobre a mesma premissa: manter todo mundo a uma distância segura e sempre ter uma saída estratégica.

Apesar do meu medo da vulnerabilidade, sei que herdei um coração amoroso e um caráter solidário. Então, perto de completar 30 anos, deixei um cargo de gerência na gigante das telecomunicações AT&T, arranjei um emprego de garçonete e voltei à faculdade para me formar como assistente social.

Assim como muitas pessoas que se interessam pelo serviço social, eu gostava da ideia de “consertar” gente e sistemas. Foi só quando já havia terminado o bacharelado e cursava o mestrado que percebi que o serviço social não tinha a ver com “consertar”. Em vez disso, trata-se de contextualizar e apoiar. Sua missão é mergulhar no desconforto da ambiguidade e da incerteza e criar um espaço de solidariedade para que as pessoas encontrem o próprio caminho”.

Ficha técnica:

Livro indicado: a coragem de ser imperfeito

  • Capa comum:208 páginas
  • Editora:Sextante; Edição: 1 (21 de setembro de 2016)
  • Idioma:Português
  • Dimensões do produto: 23 x 15,6 x 1,2 cm

Veja também no Portal AVôVó:

20 livros que você jamais vai esquecer que leu !

 

AnteriorPróximo
O Avôvó é um portal colaborativo criado especialmente e inteiramente dedicado a um público cada vez mais conectado: a terceira idade. Aqui, não só o idoso se sente em casa. Nosso objetivo é também levar conteúdo relevante para familiares, amigos e profissionais que cuidam dessas gerações que chegam à melhor idade redefinindo conceitos e com cada vez mais interatividade e independência, mostrando que idade é só um número.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *